Neto de portugueses, avó falecida. Onde comecar?
Oi pessoal, preciso da ajuda de vocês. Não sei nem por onde começar a tirar a minha CIDADANIA PORTUGUESA.
Fico muito grato se me ajudarem.
Fico muito grato se me ajudarem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
tudo começa com a certidão de nascimento de sua avó portuguesa. Vc ou seus familiares tem uma certidão antiga dela? ou outros documentos?
vc precisa desses dados:
- nome completo:
- data de nascimento:
- nome dos pais:
- freguesia:
- concelho:
Depois disso, o melhor caminho seria seu pai ou mãe (o filho de sua avó) se tornar português e depois transmitir a nacionalidade pra vc, por ATRIBUIÇÃO.
vá colocando suas dúvidas nesse tópico. boa sorte!
eu tenho esses documentos.
Mas nao tem q dar baixa em portugal do falecimento dele e tal?
como fazer isso?
Obrigado
quem eh o portugues na familia ? Seus avos ou apenas sua avo ? E quem eh o declarante do nascimento do filho/a do portugues/a ?
Importante saber o declarante, se nao foi o portugues o declrante do filho/a, voce vai ter que fazer a transcricao de casamento e obito ( obito fica facultativo, so acho que se vai fazer um ja faz o outro, pq a transcricao de obito eh gratis ), se o portugues for o declarante do filho, ai vc pode entrar ja com o pedido de nacionalidade.
Então não precisa dar baixa em Portugal no óbita da minha vó?
como fazer isso?
Então o primeiro passo será seu pai ou mãe obter a nacionalidade por ATRIBUIÇÃO e em seguida seu pai ou mãe passará a nacionalidade pra vc, tb por atribuição.
Vc tb precisa informar quem declarou o seu nascimento, olhe na sua certidão de nascimento, foi seu pai ou sua mãe?
Responda as perguntas iniciais pra gente poder te dar a orientação correta!
amanhã já informo certinho!
Muito obrigado =]
E indo atrás disso descobri que a minha mãe é Cidadã Portuguesa também. Em uma visita a Portugal em 1985 ela tirou a Cidadania.
Quando descobri isso, logo pensei que vai ser mais fácil eu conseguir a Cidadania e vendo o Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional de Portugal da minha mãe, vi que existe uma validade (10/02/1991).
E AGORA? A identidade não vale mais, ela ainda continua sendo Cidadã Portuguesa?
Obrigado
Você precisa saber se o casamento da sua mãe já está transcrito em Portugal. É possível que sim, pois a sua irmã já tem a cidadania e deve ter visto isso antes de começar o próprio processo.
Confirme esse ponto com ela ou com a sua mãe.
Estando transcrito o casamento você só precisará de:
1- Sua certidão de nascimento em inteiro teor autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado de Portugal da sua região.
2- Cópia autenticada do seu RG ou do seu passaporte legalizada no Consulado de Portugal
3- Preencher o formulário 1 C (veja modelo na Guia de Ajuda) com os dados da certidão de nascimento da sua mãe. Esse formulário deve ser assinado no Consulado de Portugal.
Uma vez reunidos o acima descrito você poderá enviar os documentos (endereço no formulário 1C) por SEDEX Mundi comprando no mesmo correio um vale que se chama dinheiro fácil com um valor de 175 euros. Anota o número do vale no formulário 1C, anexa uma via do mesmo aos documentos e guarda uma via pra você.
Se tiver mais dúvidas, pergunte.
Boa Sorte!
Acho que você não entendeu direito hehe
Eu não tenho irmã!
a minha mãe que nasceu em Portugal e veio bebê e chegando aqui (não sei como) a nacionalidade dela virou Brasileira. Depois numa viagem em Portugal em 1985 ela tirou a nacionalidade Portuguesa.
Na Identidade Portuguesa dela vendeu em 1991. Será que mudou alguma coisa na nacionalidade dela após esse vencimento ou será que posso tirar a Cidadania por atribuição para mim?
Muito Obrigado. =D
O bilhete de identidade ela tem, só que está vencido (venc 1991).
Desculpe a confusão.
Como já disseram a sua mãe é portuguesa!
Você precisa da certidão de nascimento dela, pois deve preencher o formulário 1C com os dados que ai aparecem. Se ela não tiver uma, peça no Portal do Cidadão. Veja link na Guia de Ajuda.
Excelente que ela tenha declarado o seu nascimento.
A relação de documentos que coloquei anteriormente está ok.
Sorte!
seu caso eh facil, importante encontrar a certidao de nascimento portuguesa da sua mae pra dar entrada no seu processo, procure obter alguma informacao dela no consulado. Tem que saber o concelho e freguesia e numero do assento de nascimento.
minha mãe que nasceu em Portugal e veio bebê e chegando aqui (não sei como) a nacionalidade dela virou Brasileira. Depois numa viagem em Portugal em 1985 ela tirou a nacionalidade Portuguesa.
So esclarecendo, se sua mae nasceu em Portugal e eh filha de portugueses, entao ela eh portuguesa, a nacionalidade dela nao "virou brasileira", ela obteve a nacionalidade brasileira sem perder a nacionalidade portuguesa, quando ela tirou o BI em 1985, ela nao tirou a nacionalidade portuguesa, essa ela ja tinha, apenas tirou a documentacao portuguesa.
Então... a minhã mãe tem a certidão dela aqui!
Então o primeiro passo é vlaidar o BI dela né?! e isso eu faço preenchendo o formulário e enviando ao consulado. Certo?
e para a nacionalidade espero o BI da minhã mãe ficar pronto e ai eu tenho q ir pessoalmente no consulado?
é isso que tenho q fazer?
obrigado
- Certidão de nascimento portuguesa da sua mãe
- Sua certidão de nascimento de inteiro teor, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado.
- Xerox autenticado do seu RG, autenticado no consulado.
- Pagamento do valor equivalente a 175 euros. Nos correios, peça pelo
serviço Dinheiro Certo. Coloque em nome da CRC e anote o número do
vale postal no Mod. 1C.
- Formulário Mod. 1C, assinado na presença do funcionário consular.
http://www.irn.mj.pt/sections/i
Muito Obrigado!!
vou fazer tudo isso o mais rápido possível...
=D