Estado civil do cônjuge brasileiro interfere?

Boa tarde amigos,

Procurei bastante, mas praticamente não encontrei nenhum caso semelhante ao meu.

Meu pai é português, veio para o Brasil, se casou com minha mãe, teve filhos e divorciou.
Me falaram que ele pode tirar o CC e passaporte sem problemas com o estado civil "solteiro", já que não será necessário nenhum documento brasileiro que informe que ele se casou.

Porém, depois eu gostaria de solicitar minha cidadania. Para evitar o trabalho e gasto (principalmente, o gasto com advogados) de transcrever o casamento e divórcio, posso tirar minha cidadania com o estado civil dele como "solteiro" ou ocorreria algum problema por conta da *minha certidão de nascimento* constar com o nome de casada da minha mãe?
Vi que é necessário a certidão de nascimento dela também, que haveria a averbação de casamento e divórcio.
Minha mãe é brasileira. Sou solteiro e sem filhos.

Comentários

  • editado July 2018
    @felipe para sua atribuição vc vai precisar do assento de nascimento português do seu pai e se ele foi o declarante do seu nascimento vc não precisará transcrever o casamento se fizer pela conservatória ACP do Porto.Não vai precisar da certidão de casamento da sua mãe no processo e nem seu pai precisa tirar o CC e passaporte , a menos que seja do interesse dele possuir esses documentos.
  • @Vlad Pen meu pai é de Prado Gatão-Palaçoulo em Miranda D'Ouro e foi meu declarante na certidão.
    Eu estava pensando em fazer pelo Consulado aqui de São Paulo (moro aqui). Posso fazer pelo ACP do Porto?
  • @Felipe pode fazer sim pelo ACP do Porto q é bem mais rápido q pelo consulado.
  • Boa Tarde a todos.
    Gostaria de obter informações sobre como apresentar documentação referente ao estado civil.
    Minha esposa tem a certidão de batismo do Pai e sua certidão de inteiro teor apostilada. Em sua certidão de nascimento consta uma averbação feita pelo Pai reconhecendo a paternidade dos filhos.
    O Pai dela, já falecido, tinha uma união estável com sua Mãe e já havia sido casado com outra pessoa no passado e não chegou a "desquitar".
    Será necessário averbar as certidões de óbito e deste casamento anterior, ou simplesmente enviar a documentação omitindo o casamento, considerando que a primeira esposa nada tem haver com a filha da última união.
    Agradeço pela atenção de todos.
    José Geraldo
  • @JoseGeraldo o pai é o declarante do nascimento da filha?
  • @Jose Geraldo

    Que idade tinha a sua esposa quando foi feita a averbação reconhecendo a paternidade?
  • Boa Tarde Pessoal.
    Sim. O Pai foi o declarante através de averbação judicial.
    Ela tinha 12 anos na época da averbação.
  • @Jose Geraldo

    Se foi por por decisão judicial,terá que homologar essa averbação em Portugal através de advogado
  • Maria Nélida, Boa Noite, Agradeço pela informação.
    A averbação já consta na certidão de nascimento dela, de inteiro teor. Mesmo assim será necessário homologar em Portugal?
  • @Jose Geraldo

    Sim,será necessário.Vou te explicar melhor por inbox
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.