transcriçao de casamento em Lisboa
BOA NOITE A TODOS
Pessoal tenho a seguinte duvida :
Eu consegui minha naturalizaçao este ano ,agora preciso tirar ,meu Bi E passaporte.
Pelo que tenho lido em alguns topicos fazer em Potugal ,é mais rapido ,entao esta seria minha opçao,mas vou fazer a transcriçao por procuraçao,pois tenho uma amigo em Lisboa que pode fazer isso para mim .
A minha duvida é o seguinte eu tenho que fazer esta procuraçao publica ,no cartorio ,ou indo ao consulado posso fazer pessoalmente .Eu moro em sao paulo ,e gostaria que voces me informasse ,se a procuraçao é feita em cartorio ou diretamente NO CONSULADO ,ou faço eu mesmo uma declaraçao e autentico minha assinatura em cartorio.
Pessoal tenho a seguinte duvida :
Eu consegui minha naturalizaçao este ano ,agora preciso tirar ,meu Bi E passaporte.
Pelo que tenho lido em alguns topicos fazer em Potugal ,é mais rapido ,entao esta seria minha opçao,mas vou fazer a transcriçao por procuraçao,pois tenho uma amigo em Lisboa que pode fazer isso para mim .
A minha duvida é o seguinte eu tenho que fazer esta procuraçao publica ,no cartorio ,ou indo ao consulado posso fazer pessoalmente .Eu moro em sao paulo ,e gostaria que voces me informasse ,se a procuraçao é feita em cartorio ou diretamente NO CONSULADO ,ou faço eu mesmo uma declaraçao e autentico minha assinatura em cartorio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
a procuracao tem que ser publica, feita no cartorio e legalizada no consulado. Em Sao Paulo, os processos de transcricao tem saido ate que rapidos, meu tio entrou com o pedido de transcricao + BI atraves do Consulado, e em 2 meses e meio ja estava concluido e foi chamado pra assinar o BI.
O BI e passaporte tbem eh rapido atraves do Consulado, se enviar a certidao de nascimento original, sai em duas semanas, nao vale a pena ir a PT so pra fazer isso.
Eu fui ontem no cartorio e me perguntaram se tinha mesmo que ser a publica ,nao poderia ser uma procuraçao normal feita em cartorio.
a questao de ir para Pt fazer ,é que eu tenho uma pessoa lá que pode fazer esta transcriçao para mim,e pelo que entendi demora uma semana nao é ?
e no final do ano pretento fazer uma viagem pela europa ,entao com a transcriçao feita ,somente passo por LISBOA e faço meu Bi e passaporte .
Sendo assim consigo fazer tudo este ano.
Outra coisa Cibele ,a um tempo atraves Havia conversado com voce sobre ,a atribuiçao para esposa e filhos ,partindo de uma pessoa que se naturalizou ,me parece que voce estava fazendo para seus filhos e marido ,deu certo ?
algumas conservatorias exigem que seja publica, mas ..... faca uma normal em cartorio e manda legalizar.
Em Portugal sai mais rapido mesmo, ja estamos no fim de Setembro, se voce precisa disso pra Dezembro, entao faca em Portugal mesmo, como pelo Consulado leva em media 2 meses, podendo ser um pouquinho mais, pode acontecer de nao dar tempo ate a epoca da sua viagem.
A documentacao voce pode fazer em Lisboa ou no Consulado mesmo, se sair rapido a transcricao, e voce estiver com sua certidao de nascimento original ja com o casamento averbado, acredite, o BI e passaporte sai em duas semanas pelo Consulado de SP, mas voce decide o que achar melhor.
Quanto aos meus filhos, eu ja tirei a cidadania pra eles, mas eu nao sou naturalizada, fiz por atribuicao, entao eh mais simples, nao preciso provar vinculos, no seu caso, vai ter que provar vinculos efetivos com Portugal pra conseguir a cidadania dos seus filhos, nao tem jeito, somente os filhos que vierem a nascer terao direito a cidadania por atribuicao. Mas me parece que o seu pai ou mae eh vivo nao ? ( quem eh filho do portugues? ).
E agora ,será que vou ter problema em passar para meus filhos ?
ai eh que esta, seus filhos ja nascidos so tem direito se morar em Portugal por tres anos, mas por que vc se naturalizou ? Seria muito mais facil ter feito tudo por atribuicao, e assim, seus filhos teriam direito assegurado e seria de graca o processo deles. Eu acho que da pra reverter esses quadro, ja escutei algo sobre isso, seu pai teria que se tornar portugues, reverteria sua naturalizacao para atribuicao ( um advogado talvez seja a solucao ), e seus filhos teriam direito por atribuicao. Parece maluquice, mas voce nao eh o unico.
naturalizacao de menor, tem que ter provas de vinculos efetivos, quais vinculos eles tem com Portugal ?
Vou procurar um contato de uma pessoa na mesma situacao que a sua, que teve a naturalizacao dos filhos negada, isso porque ele morou um ano em PT com os filhos, voltou ao Brasil e so entao pediu a naturalizacao, nao eh ser pessimista, eh ser realista, mas ainda acho que tem chances se seu pai se tornar portugues.
Se o avo era portugues entao o Pai dele pode pedir a propria Atribuicao, entao acho que nao tem realacao (em PT) de um processo e outro, pois os processos sao pessoais tendo como palavra chave o nome do requerente.... o que voces acham ??
e através do pai só comprovando vínculos efetivos com portugal.
pois é... o certo teria sido o Re ter feito através de atribuição, agora é tentar reverter.