Meu filho tem PPT Português, tenho como conseguir através dele ?
Fabio Fusco
Member
Olá a Todos e a Todas....... Sei que a pergunta pode parecer meio....... estranha, mas gostaria de saber se a situação que relato abaixo tem algum fundamento.
Meu Filho, que mora somente com sua Mãe na cidade de São Paulo, já possui o passaporte Português, pois seus Avós Maternos são ambos Portugueses da Ilha da Madeira. Pois bem, eu também sou neto de Avó Portuguesa, porém o processo é extremamente lento e quase "impossível" de eu obter a cidadania em tempo menor que alguns anos...... Como a Mãe de meu Filho pretende se mudar para Portugal, gostaria de saber se eu também teria a cidadania por seu intermédio, para eventualmente também me mudar para Portugal.
Desculpem se está meio confuso, mas tentei ser o mais claro possível e gostaria de ajuda na obtenção das respostas.
Antecipadamente agradeço a todos (as).
Cordialmente,
Fábio Fusco
Meu Filho, que mora somente com sua Mãe na cidade de São Paulo, já possui o passaporte Português, pois seus Avós Maternos são ambos Portugueses da Ilha da Madeira. Pois bem, eu também sou neto de Avó Portuguesa, porém o processo é extremamente lento e quase "impossível" de eu obter a cidadania em tempo menor que alguns anos...... Como a Mãe de meu Filho pretende se mudar para Portugal, gostaria de saber se eu também teria a cidadania por seu intermédio, para eventualmente também me mudar para Portugal.
Desculpem se está meio confuso, mas tentei ser o mais claro possível e gostaria de ajuda na obtenção das respostas.
Antecipadamente agradeço a todos (as).
Cordialmente,
Fábio Fusco
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ou como cônjuge/companheiro (casamento precisa ser transcrito; união estável precisa ser reconhecida por um tribunal português, para esse último precisa contratar advogado em Portugal) há mais de cinco anos de cidadão português originário, na constância do casamento/união. (embora não pareça ser o seu caso, pelo seu relato)
Qualquer coisa é só pedir ajuda aqui no forum que alguém te dá uma luz!
"Para além dos documentos já informados acima, o requerente deverá comprovar pelo menos um dos vínculos com o território português:
1. Residência legal em território Português;
2. Deslocação regular a Portugal;
3. Propriedade em seu nome há mais de 3 anos ou contrato de aluguel celebrado há mais de 3 anos, relativo a imóveis localizados em Portugal;
4. Residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
5. Participação regular ao longo dos últimos 5 anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades."
Não me enquadro em NENHUMA dessas exigências, por isso questionei se teria direito através de meu filho (não sou e nem nunca fui casado com a sua Mãe, com quem tenho hoje, apenas uma relação de amizade e participo ativamente na educação de nosso filho).
Estou tentando por todos os meios online disponíveis, conseguir a certidão de nascimento de minha Avó, mas esbarrei em outro problema....... Ela nasceu há mais de 100 anos atrás, o que impossibilita minha solicitação através do site português.
Tá difícil.............
Abraços.
Pois é Vlad Pen, vc sabe me dizer a quantas anda a aprovação dessa lei ??? E obrigado pela gentileza......... Abç
E também estou deduzindo que seu pai/sua mãe descendente direto da sua avó portuguesa já não seja mais vivo, porque se for é só fazer o processo para ele/ela e depois para você. (Além de ser um trâmite bem rápido, comparativamente ao de netos)
Enviei msg privada.
Você também pode procurar se há alguma informação sobre passaporte dela, tem um banco de dados com muitas informações sobre portugueses que vieram pro Brasil: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1