ATRIBUIÇÃO DE FILHO DO SEGUNDO CASAMENTO ANTES DE HOMOLOGAR DIVÓRCIO DO PRIMEIRO CASAMENTO.

Lu Stella Lu Stella Member
editado July 2018 em Processos de Atribuição
Sou filha de portuguesa e ja estou enviando meus documentos para que seja feita a minha atribuição.
Fui casada, alterei meu nome, me divorciei e voltei a usar meu nome de solteira, e não modifiquei mais.
Após, tive meu filho em 2011 com meu atual marido, porém so oficializamos nossa união (casamento) em 2015.
Após ser concluida minha atribuição gostaria de dar entrada na atribuição do meu filho antes de fazer a transcrição/homologação do divorcio do primeiro casamento.
Gostaria de saber se seria possivel, pois qnd eu for dar entrada na atribuição do meu filho documentos exigidos serão:

- certidao minha portuguesa ( meu nome constara o de solteira )
- certidao dele de nascimento (meu nome consta igual ao da certidão portuguesa, de solteira)
- identidade minha ( meu nome consta como de solteira )

Penso que na vdd oq mais vai contar nessa etapa sera verificar se a pessoa que está solicitando a atribuição (no caso meu filho) tem vinculo com o portugues de quem ele estara "puxando" a nacionalidade ( no caso eu como mãe dele). Logo, na certidão dele estará meu nome atual, que mantive o de solteira, e na certidão portuguesa tambem.
Gostaria de fazer o processo de atribuição dele primeiro pois sei que o processo de trasncrever/ homologar o meu divorcio ira demorar bastante.

Gostaria de uma opinião de vcs que ja estão a mais tempo lidando com essas situações. Obrigada!

Comentários

  • @LuStella para atribuir seu filho do segundo casamento terá q transcrever o primeiro casamento , homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e transcrever o segundo casamento.
  • @Vlad
    Ja estou ciente desse trâmite, porém como imaginei que a conferência principal de documentos para atribuir meu filho, fosse voltada para a verificação do nome do portugues de quem ele irá "puxar" a nacionalidade (no caso eu) e como meu nome na certidão de nascimento do meu filho esta exatamento igual ao meu assento portugues imagino que seja possivel atribui-lo antes da transcrição/ homologação do primeiro casamento.
  • editado July 2018
    @Lustella não pode.Toda cidadã portuguesa nascida em Portugal ou atribuida, é obrigatória a transcrição de casamento. Não vai conseguir atribuir a nacionalidade do seu filho se não fizer.
  • @Lu Stella

    Pra atribuir seu filho vc terá que transcrever o seu segundo casamento onde estará averbado o seu primeiro casamento e o divórcio
    Além do mais,NÃO tente fazer isso.Já tentaram e não deu certo
    Isso se chama burlar a lei,ou em um portugues mais claro,agir de má- fé
    Lembrando que o nosso Fórum e visto por todas as Conservatórias
    Vc já foi orientada corretamente pelo @Vlad
    Faça da maneira correta para não vir a ter problemas
  • Obrigada, eu farei a transcrição e a homologação, so achei que pudesse ser feito antes disso a atribuição dele. Era so essa duvida mesmo.
    Mais uma vez obrigada.
  • @Lu Stella
    Infelizmente não é possivel
    Até entendo o seu lado pra fazer logo a atribuição do seu filho,mas vc vai correr risco de ser indeferido (isso no mínimo)
  • @Maria Nélida entendi e agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.