Enviar documentação de naturalização para Portugal
G4RCIA
Member
Prezados,
Minha esposa é neta de português já falecido. Decidimos tentar a Atribuição de nacionalidade, ou seja, tirando toda documentação da mãe dela primeiramente até chegar na nossa filha (Minha sogra> Minha esposa >Nossa filha). O agendamento pelo consulado aqui do Rio de Janeiro esta inviável difícil de marcar a entrega dos documentos. Estaremos enviando direto para Portugal.
Hoje nós já temos:
Sogra
Certidão de Nascimento com apostilamento de HAIA; Menos de seis meses
Declaração de atribuição de naturalização portuguesa preenchido (Documento Rosa - frente e verso)
RG autenticado e apostilado em HAIA (Falta Fazer)
175 Euros no qual falta pagar nos correios.
===============================================================
Temos a ciência que teremos que também realizar a transcrição de casamento.
Documentação do Avô:
Nome: Manoel dos Santos
Data de Nascimento: 25/03/1931
Pai: Augusto dos Santos
Mae: Eufrazia das Neves
Freguesia: Vila Cã
Conselho: Pombal
Casado com: Ivanete Teixeira dos Santos (Avó da minha esposa)
Assento:503/1931 CRC Pombal
Nossa duvida: Por este caminho esta certo? Teria um caminho menor? Quanto tempo demora enviando direto para Portugal e para qual endereço devemos mandar? Essa documentação esta certa?
Desde já nosso muito obrigado e parabéns pelo fórum.
Minha esposa é neta de português já falecido. Decidimos tentar a Atribuição de nacionalidade, ou seja, tirando toda documentação da mãe dela primeiramente até chegar na nossa filha (Minha sogra> Minha esposa >Nossa filha). O agendamento pelo consulado aqui do Rio de Janeiro esta inviável difícil de marcar a entrega dos documentos. Estaremos enviando direto para Portugal.
Hoje nós já temos:
Sogra
Certidão de Nascimento com apostilamento de HAIA; Menos de seis meses
Declaração de atribuição de naturalização portuguesa preenchido (Documento Rosa - frente e verso)
RG autenticado e apostilado em HAIA (Falta Fazer)
175 Euros no qual falta pagar nos correios.
Temos a ciência que teremos que também realizar a transcrição de casamento.
Documentação do Avô:
Nome: Manoel dos Santos
Data de Nascimento: 25/03/1931
Pai: Augusto dos Santos
Mae: Eufrazia das Neves
Freguesia: Vila Cã
Conselho: Pombal
Casado com: Ivanete Teixeira dos Santos (Avó da minha esposa)
Assento:503/1931 CRC Pombal
Nossa duvida: Por este caminho esta certo? Teria um caminho menor? Quanto tempo demora enviando direto para Portugal e para qual endereço devemos mandar? Essa documentação esta certa?
Desde já nosso muito obrigado e parabéns pelo fórum.
Esta discussão está fechada.
Comentários
No caso da documentação ela está certa em alguns pontos e errada em outros. Eis a lista corrigida:
- Assento de batismo do português supracitado (ou o número de registro indicado no formulário 1C)
- Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada (peça para que reconheçam a assinatura do notário)
- Cópia autenticada e apostilada do RG (com validade inferior a 10 anos)
- Formulário 1C preenchido e assinado, sendo reconhecido por autenticidade (pode ser feito em qualquer cartório)
- Pagamento via Vale Postal ou por cartão de crédito no valor de 175 euros
Quem foi o declarante na certidão da sua sogra? Isso se deu quando ela tinha menos de 1 ano? Se isso ocorreu até esse período e foi o português o declarante então você pode mandar a documentação dela para o ACP. Eles vêm levando de 30 a 60 dias para concluir um processo.
Aí, depois de fazer a atribuição, você fará a transcrição de casamento dela. Ponta Delgada é a sua melhor opção, pois eles vêm levando também uns 30 dias para concluir tudo.
Por fim, se quiser obter obter uma cópia do assento de batismo dele você poderá pedir uma através do Civil Online. Te custará 10 euros. Basta imprimir o arquivo que você baixar de lá. Temos um tutorial que lhe ensina como proceder com isso. Eis o link: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
A certidão esta como declarante a mãe dela que não é português. E agora o que eu faço?
Outra duvida, no documento 1C, eu preencho o nome de solteira ou o de casada, pois estarei apresentando um RG onde ela esta casada e com um novo nome.!
Desde já agradeço de coração.
Grande abraço
se não foi o pai português o declarante,terá que transcrever o casamento dos pais da sua sogra antes de pedir a atribuição