Documentação que devo levar para o cartão cidadão

Boa Tarde. Tenho já meu número assentamento de nascimento português mas ainda não recebi a certidão.

fiz o agendamento do cartão cidadão no consulado do rio de janeiro. o que devo levar no dia?
«1

Comentários

  • editado July 2018
    Você vai precisar do seguinte:

    1) Documento oficial e com foto original válido, e uma cópia do mesmo;

    2) Foto 3×4 colorida do requerente, recente;

    3) Envelope de plástico pequeno (de papel também serve, do tipo kraft), já com os dados do requerente no destinatário;

    4) Cópia do comprovante de pagamento (boleto com autenticação do caixa ou comprovante emitido pelo banco via caixa ou via internet).

    5) Cópia simples do passaporte português anterior, se o tiver e se ainda estiver válido;

    6) Requerimento preenchido da página do Consulado e uma cópia do Código de Acesso da Solicitação (código de barras);

    7) Cópia do seu assento de nascimento atualizada (a certidão de nascimento portuguesa)
  • Fiz meu cartão de cidadão dia 8 de junho de 2018 e só apresentei a minha identidade brasileira já que no banco de dados deles já consta seu cadastro. Nem mesmo o número de assento eles pediram. De resto, é tudo feito lá, incluindo a foto e o pagamento, não há mais boleto, você paga na hora.

    Segue orientação do próprio Consulado do Rio (consulta no dia 27/07/2018): http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/cartao-do-cidadao/como-solicitar-o-cartao-de-cidadao/

    "Quais os documentos necessários para solicitar o Cartão de Cidadão?
    Para solicitar a emissão do Cartão de Cidadão é necessário apresentar um documento de identificação original com foto.
    Caso se trate de renovação do Cartão de Cidadão, deverá apresentar o Cartão de Cidadão anterior.
    Sempre que possível, e caso possua, deverão ser apresentados ainda o Bilhete de Identidade anterior, o Cartão de Contribuinte, o Cartão de Segurança Social, o Cartão do Serviço Nacional de Saúde e o Cartão de Eleitor.
    Caso não disponha de nenhum documento de identificação, deverá comparecer ao Consulado no dia do agendamento acompanhado de um familiar ou duas testemunhas ou apresentar os documentos originais de dois familiares.
    A identificação dos familiares ou das testemunhas deverá ser feita com apresentação, pelos próprios, de qualquer um dos seguintes documentos:
    -Bilhete de Identidade
    -Documento de identificação estrangeiro (Carteira de Identidade)
    -Passaporte Português / Estrangeiro
    -Carta de Condução / Carteira de Habilitação (Carteira de Motorista)
    -Documento de inscrição no Consulado-Geral
    -Carteira de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)"
  • Pe0xPe0x Member
    No meu caso bastou um documento de identificação e assento de nascimento brasileiro.
  • @Driichan @Pe0x Hoje fui com a minha mãe e ela somente assinou e fez a foto, não recolheram as digitais da mão! Ela chegou a questionar e falaram que não era necessário! Como foi o de vocês? Obrigado!
  • Pe0xPe0x Member
    editado August 2018
    Também não apanharam as minhas. A máquina me "escaneou", apanhando a altura e foto, fiz a assinatura, e foi basicamente isso. @lgmds
  • @Pe0x eu acho isso muito estranho, algumas pessoas que fizeram no consulado de SP ou BH falaram que coletaram as digitais sim! Como se trata de um documento de identificação e o próprio site do consulado diz que coleta as digitais eu acredito que isso deveria ter sido feito! Você chegou a questionar isso?
  • Pe0xPe0x Member
    editado August 2018
    Também achei um bocado estranho, por isso foi confirmar qual foi o motivo quando fizer o levantamento do cartão amanhã. @lgmds
  • O meu também só exigiram a identidade e não coletaram as digitais. Apenas a assinatura e foto na hora. O pagamento também fiz na hora. Só estou na dúvida com relação à entrega. Falaram que o cartão vai para o Consulado junto com a carta PIN e pra eu ficar mandando e-mails pro contato que me passaram do IRN pra saber do andamento. Só que nunca respondem. Será que vale a pena tentar ir no Consulado direto pra saber se chegou?
  • @Mso2000 acho melhor entrar em contato direto com o consulado.
  • @mso2000 você tem a opção de ligar para a linha de registro na opção cartão cidadão e se informar se já foi entregue no consulado.
  • Obrigado pessoal, boa idéia. Tinha que ligar pra lá mesmo pra saber do processo da minha esposa. Valeu!!
  • Pe0xPe0x Member
    editado August 2018
    Busquei o cartão hoje e perguntei sobre as digitais, disseram que a máquina estava quebrada e que tampouco fazia alguma diferença com um cartão feito aqui, mas provavelmente quando for pedir um em Portugal, sejam coletadas as digitais. O meu venho sem o nº da segurança social (e sem o NIF, claro). A carta PIN não chegou ao consulado como dito no email, porém estou com o cc em mãos, e quando chegar vou ter de levá-la ao consulado para ativar. Só precisei do CC para fazer pedido de passaporte, que custou-me 347 (sem urg. & 30 dias) no vice-consulado de Recife.
  • @Pe0x o seu cartão veio com o nº de saúde na parte de trás?
    Sabe informar como utiliza o sistema de saúde publica em Portugal ou em algum outro pais da união europeia?
    Basta somente apresentar o cartão cidadão ou precisa emitir mais alguma coisa ou pagar por algo? Obrigado!
  • Alguém sabe qual a forma de pagamento no consulado ?
  • @robertooliveira

    No RJ, é com cartão de débito(todas bandeiras)
  • editado August 2018
    Obrigado Maria
  • Pe0xPe0x Member
    editado August 2018
    @lgmds sim, nº utente de saúde.
    Basicamente qualquer pessoa tem direito à saúde em Portugal.
    Penso que com o cartão de cidadão resolva, mas precisa de ir à procura para lhe escolherem médico de família, acho que se resolve isso em centros de saúde. Vale também frisar que a saúde não é gratuita. Há taxas moderadoras, embora sejam muito baixas.

    Recomendo visitar o sítio web do Serviço Nacional de Saúde: https://www.sns.gov.pt/?cpp=1
  • @Pe0x muito obrigado!
  • Recebi uma resposta do IRN dizendo que meu cartão ainda está pendente do serviço de Finanças. Esse é o trâmite normal, passar por Finanças?
  • A certidão de nascimento tem alguma validade? a cópia que tenho de minha mãe, que já faleceu, tem 10 anos.

    Meu pai, que era brasileiro, não era casado oficialmente com minha mãe quando eu nasci, mas foi o declarante. Preciso cópia de certidão de casamento?
  • @natalina vc tá em busca de atribuição de nacionalidade?Sugiro abrir uma nova discussão.
  • Alguém que já tenha recebido o CC + carta PIN no Consulado, como fizeram para saber que o cartão chegou? Tentei o e-mail que informaram (várias vezes) e não respondem, na Linha de Registros só informam a data que foi enviado para o Consulado e, por telefone, o Consulado não tem a menor boa vontade de checar se o cartão foi recebido (mandam aguardar o retorno do e-mail). Alguma sugestão? Fico preocupado com o prazo de expiração da carta-PIN que falam.
  • @mso2000 Estou na mesma situação! Hoje completa 42 dias que minha mãe esteve no consulado dando entrada no C.C, mandamos e mail com 30 dias corridos para o e mail que informaram no dia e ainda mandamos tbm para o do consulado do RJ, nenhum dos dois obtivemos resposta! Ligamos duas vezes e dizem o mesmo que tem que aguardar responderem o e mail! Tremendo absurdo! Lembrando que o dela foi solicitado com urgência! Hoje a tarde vamos arriscar ir até la pra vê se chegou!
  • @Igmds , sugestão do @mso2000 no outro tópico:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/172418/#Comment_172418
    Ele ligou para a LR, e foi no consulado 1 mês depois que a LR informou que foi enviado de Portugal, mesmo sem nunca ter recebido o e-mail, e pegou o Cartão Cidadão e a Carta Pin.
  • Hoje à tarde estive no consulado do Rio com minha esposa. Tiraram a foto mas não obtiveram as digitais. Pediram para enviar um e-mail após 35 dias para saber se o Cartão já chegou. Segundo a funcionária, o Cartão só vem com o NIF se a pessoa já possui o NIF. Não há atribuição de NIF automaticamente com a confecção do Cartão Cidadão.
  • Sidnei, quanto foi a taxa para o CC no Rio? Pagamento somente no débito ou cartão de crédito? Necessário só o assento português e identidade? Alguém saberia? Obrigada!
  • @linemn , paguei R$134,03 no débito. Não tenho certeza se aceita crédito, eu acho que só débito. Minha esposa mostrou a identidade e uma cópia do assento de nascimento.
  • Eu agendei COM URGÊNCIA, mas foi tratado e cobrado SEM URGÊNCIA. A funcionária informou que não demoraria além do normal para o recebimento do Cartão.
  • mso2000mso2000 Member
    editado September 2018
    @sidneioliveira @lgmds
    Isso aí, o Consulado não tem a menor boa vontade de verificar por telefone se o CC já chegou e nunca me responderam os e-mails. Então quando soube a data exata que ele foi enviado (pela linha de registros de Portugal), esperei passar umas 4 semanas e fui lá no Consulado ver se já tinha chegado e, por sorte, estava lá, rs

    Essa questão da urgência eu ignorei na hora. Sabia que seria apenas um dinheiro gasto à toa. Até porque se eu estivesse com urgência mesmo de tirar o CC, eu faria diretamente em Portugal, como minha prima fez, que só levou uns 3 dias. Só me arrependo um pouco de não ter tirado o passaporte junto (o cara do Consulado me ofereceu fazer junto com o CC), mas julguei que seria outro gasto desnecessário nesse momento e ele pode também ser tirado no mesmo dia em Portugal (pelo menos foi o que a minha prima também fez) com o CC.
  • Obrigada, @sidneioliveira! Meu irmão foi hoje e disse que foi atendido rápido, o meu está agendado para outubro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.