Documentação que devo levar para o cartão cidadão
Adriano Teixeira
Member
Boa Tarde. Tenho já meu número assentamento de nascimento português mas ainda não recebi a certidão.
fiz o agendamento do cartão cidadão no consulado do rio de janeiro. o que devo levar no dia?
fiz o agendamento do cartão cidadão no consulado do rio de janeiro. o que devo levar no dia?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1) Documento oficial e com foto original válido, e uma cópia do mesmo;
2) Foto 3×4 colorida do requerente, recente;
3) Envelope de plástico pequeno (de papel também serve, do tipo kraft), já com os dados do requerente no destinatário;
4) Cópia do comprovante de pagamento (boleto com autenticação do caixa ou comprovante emitido pelo banco via caixa ou via internet).
5) Cópia simples do passaporte português anterior, se o tiver e se ainda estiver válido;
6) Requerimento preenchido da página do Consulado e uma cópia do Código de Acesso da Solicitação (código de barras);
7) Cópia do seu assento de nascimento atualizada (a certidão de nascimento portuguesa)
Segue orientação do próprio Consulado do Rio (consulta no dia 27/07/2018): http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/cartao-do-cidadao/como-solicitar-o-cartao-de-cidadao/
"Quais os documentos necessários para solicitar o Cartão de Cidadão?
Para solicitar a emissão do Cartão de Cidadão é necessário apresentar um documento de identificação original com foto.
Caso se trate de renovação do Cartão de Cidadão, deverá apresentar o Cartão de Cidadão anterior.
Sempre que possível, e caso possua, deverão ser apresentados ainda o Bilhete de Identidade anterior, o Cartão de Contribuinte, o Cartão de Segurança Social, o Cartão do Serviço Nacional de Saúde e o Cartão de Eleitor.
Caso não disponha de nenhum documento de identificação, deverá comparecer ao Consulado no dia do agendamento acompanhado de um familiar ou duas testemunhas ou apresentar os documentos originais de dois familiares.
A identificação dos familiares ou das testemunhas deverá ser feita com apresentação, pelos próprios, de qualquer um dos seguintes documentos:
-Bilhete de Identidade
-Documento de identificação estrangeiro (Carteira de Identidade)
-Passaporte Português / Estrangeiro
-Carta de Condução / Carteira de Habilitação (Carteira de Motorista)
-Documento de inscrição no Consulado-Geral
-Carteira de Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)"
Sabe informar como utiliza o sistema de saúde publica em Portugal ou em algum outro pais da união europeia?
Basta somente apresentar o cartão cidadão ou precisa emitir mais alguma coisa ou pagar por algo? Obrigado!
No RJ, é com cartão de débito(todas bandeiras)
Basicamente qualquer pessoa tem direito à saúde em Portugal.
Penso que com o cartão de cidadão resolva, mas precisa de ir à procura para lhe escolherem médico de família, acho que se resolve isso em centros de saúde. Vale também frisar que a saúde não é gratuita. Há taxas moderadoras, embora sejam muito baixas.
Recomendo visitar o sítio web do Serviço Nacional de Saúde: https://www.sns.gov.pt/?cpp=1
Meu pai, que era brasileiro, não era casado oficialmente com minha mãe quando eu nasci, mas foi o declarante. Preciso cópia de certidão de casamento?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/172418/#Comment_172418
Ele ligou para a LR, e foi no consulado 1 mês depois que a LR informou que foi enviado de Portugal, mesmo sem nunca ter recebido o e-mail, e pegou o Cartão Cidadão e a Carta Pin.
Isso aí, o Consulado não tem a menor boa vontade de verificar por telefone se o CC já chegou e nunca me responderam os e-mails. Então quando soube a data exata que ele foi enviado (pela linha de registros de Portugal), esperei passar umas 4 semanas e fui lá no Consulado ver se já tinha chegado e, por sorte, estava lá, rs
Essa questão da urgência eu ignorei na hora. Sabia que seria apenas um dinheiro gasto à toa. Até porque se eu estivesse com urgência mesmo de tirar o CC, eu faria diretamente em Portugal, como minha prima fez, que só levou uns 3 dias. Só me arrependo um pouco de não ter tirado o passaporte junto (o cara do Consulado me ofereceu fazer junto com o CC), mas julguei que seria outro gasto desnecessário nesse momento e ele pode também ser tirado no mesmo dia em Portugal (pelo menos foi o que a minha prima também fez) com o CC.