Documentos necessários para atribuição de nacionalidade
onetosilva1981
Member
Boa noite a todos.
Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas porque sei que provavelmente minhas dúvidas já foram respondidas em outros posts.
Meu caso é o seguinte: me chamo Talyta Vicente Duarte da Silva nascida no Brasil e hoje estou com 33 anos, e meu pai Alberto Duarte da Silva nascido em Portugal no vale da feira em 08/03/1947 e vindo para o brasil em 11/08/1955.
No Brasil ele casou-se duas vezes sendo a primeira com minha mãe Laura Vicente Duarte da Silva, brasileira e falecida, e a segunda com Rosilene Cappua Rodrigues, brasileira. Em 2007 meu pai faleceu enquanto estava casado com a Sra. Rosilene.
A dúvida é: quais são os exatos documentos que eu preciso para dar entrada no pedido de nacionalidade ? eu tenho apenas cópia simples do óbito do meu pai, cópia simples do RNE do meu pai, e cópia simples do CIE do meu pai, dados do cartório do segundo casamento.
Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas porque sei que provavelmente minhas dúvidas já foram respondidas em outros posts.
Meu caso é o seguinte: me chamo Talyta Vicente Duarte da Silva nascida no Brasil e hoje estou com 33 anos, e meu pai Alberto Duarte da Silva nascido em Portugal no vale da feira em 08/03/1947 e vindo para o brasil em 11/08/1955.
No Brasil ele casou-se duas vezes sendo a primeira com minha mãe Laura Vicente Duarte da Silva, brasileira e falecida, e a segunda com Rosilene Cappua Rodrigues, brasileira. Em 2007 meu pai faleceu enquanto estava casado com a Sra. Rosilene.
A dúvida é: quais são os exatos documentos que eu preciso para dar entrada no pedido de nacionalidade ? eu tenho apenas cópia simples do óbito do meu pai, cópia simples do RNE do meu pai, e cópia simples do CIE do meu pai, dados do cartório do segundo casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caso tenha sido o seu pai o declarante e isso tenha se dado com menos de 1 ano de idade você pode dar entrada no Arquivo Central do Porto.
Para o seu caso você vai precisar dos seguintes documentos:
- Cópia simples do assento de nascimento do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do teu RG (com validade inferior a 10 anos)
Também é possível usar cópia do passaporte brasileiro ou da CNH (desde que constem nestes a filiação)
- Formulário 1C preenchido e assinado com reconhecimento por autenticidade (deve ser impresso na frente e verso da folha e em cores)
- Pagamento de 175 euros por Vale Postal ou por cartão de crédito
O declarante foi meu pai e ele me registrou 4 dias após meu nascimento, atualmente eu não sou casada legalmente e eu me declaro solteira.
Onde eu consigo o assento de nascimento do meu pai? Eu tenho apenas cópia da certidão de óbito, cópia do RNE é CIE do meu pai, e o formulario 1c eu pego no site do consulado?
Aqueles documentos como transcrição do casamento do meu pai, certidão de nascimento de suas esposas não são necessários?
Muito obrigado pelo retorno
O formulário 1C pode ser baixado aqui: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/ (formulário para maior de idade)
Não, pois como foi ele quem te declarou e isso se deu com menos de um ano então é dispensável fazer a transcrição.
http://3.bp.blogspot.com/_gtST_5nf9Zg/TJf803IeWxI/AAAAAAAAAxM/otfoQJ6PMfI/s400/cedulapessoal.jpg
Se sim é só adicionar os dados dele no formulário 1C. Mas, caso queira tornar tudo mais prático, pode pedir a cópia no Civil Online. Você recebe uma chave com o acesso para o documento, baixa ele e imprime.
De posse de todos os documentos como eh faço o pagamento e para onde eu vou enviar a documentação? Tenho conhecidos em Portugal e eles me disseram que em Lisboa o os pedidos de nacionalidade estão demorando demais, tem outro distrito que vocês recomentam que seja mais rápido?
O endereço para enviar a documentação para lá é:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Depois de concluir o meu processo precisarei de orientações para pedir para meu unico filho de 11 anos....