Documentos necessários para atribuição de nacionalidade

Boa noite a todos.
Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas porque sei que provavelmente minhas dúvidas já foram respondidas em outros posts.
Meu caso é o seguinte: me chamo Talyta Vicente Duarte da Silva nascida no Brasil e hoje estou com 33 anos, e meu pai Alberto Duarte da Silva nascido em Portugal no vale da feira em 08/03/1947 e vindo para o brasil em 11/08/1955.
No Brasil ele casou-se duas vezes sendo a primeira com minha mãe Laura Vicente Duarte da Silva, brasileira e falecida, e a segunda com Rosilene Cappua Rodrigues, brasileira. Em 2007 meu pai faleceu enquanto estava casado com a Sra. Rosilene.
A dúvida é: quais são os exatos documentos que eu preciso para dar entrada no pedido de nacionalidade ? eu tenho apenas cópia simples do óbito do meu pai, cópia simples do RNE do meu pai, e cópia simples do CIE do meu pai, dados do cartório do segundo casamento.

Comentários

  • Talyta, quem foi o declarante na sua certidão e qual era sua idade quando isso se deu? Você contraiu matrimônio?

    Caso tenha sido o seu pai o declarante e isso tenha se dado com menos de 1 ano de idade você pode dar entrada no Arquivo Central do Porto.

    Para o seu caso você vai precisar dos seguintes documentos:

    - Cópia simples do assento de nascimento do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
    - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada e apostilada do teu RG (com validade inferior a 10 anos)
    Também é possível usar cópia do passaporte brasileiro ou da CNH (desde que constem nestes a filiação)
    - Formulário 1C preenchido e assinado com reconhecimento por autenticidade (deve ser impresso na frente e verso da folha e em cores)
    - Pagamento de 175 euros por Vale Postal ou por cartão de crédito
  • Bom dia Antonio

    O declarante foi meu pai e ele me registrou 4 dias após meu nascimento, atualmente eu não sou casada legalmente e eu me declaro solteira.
    Onde eu consigo o assento de nascimento do meu pai? Eu tenho apenas cópia da certidão de óbito, cópia do RNE é CIE do meu pai, e o formulario 1c eu pego no site do consulado?
    Aqueles documentos como transcrição do casamento do meu pai, certidão de nascimento de suas esposas não são necessários?

    Muito obrigado pelo retorno
  • editado July 2018
    Você pode conseguir uma cópia do assento dele através do Civil Online. Te custará 10 euros. Segue um tutorial de como fazê-lo: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    O formulário 1C pode ser baixado aqui: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/ (formulário para maior de idade)

    Não, pois como foi ele quem te declarou e isso se deu com menos de um ano então é dispensável fazer a transcrição.
  • Na cópia da cédula de identidade de estrangeiro que eu tenho a cópia tem um número da carteira em Portugal, é esse número q eu preciso?
  • Esse documento é que nem este do link?
    http://3.bp.blogspot.com/_gtST_5nf9Zg/TJf803IeWxI/AAAAAAAAAxM/otfoQJ6PMfI/s400/cedulapessoal.jpg

    Se sim é só adicionar os dados dele no formulário 1C. Mas, caso queira tornar tudo mais prático, pode pedir a cópia no Civil Online. Você recebe uma chave com o acesso para o documento, baixa ele e imprime.
  • Não.... O que tenho é um documento mais novo é não tem o número do assento... eu vou pedir a certidão online. Muito obrigado por enquanto
  • Eu já solicitei a cópia da certidão do meu pai confirme orientação.
    De posse de todos os documentos como eh faço o pagamento e para onde eu vou enviar a documentação? Tenho conhecidos em Portugal e eles me disseram que em Lisboa o os pedidos de nacionalidade estão demorando demais, tem outro distrito que vocês recomentam que seja mais rápido?
  • Você pode pagar por Vale Postal ou por cartão de crédito. E eles estão corretos quanto a Lisboa estar demorada. O melhor lugar para se fazer isso no momento é no ACP (Arquivo Central do Porto). Eles levam de 1 a 2 meses para concluírem um processo.

    O endereço para enviar a documentação para lá é:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto
  • Legal, muito obrigada!

    Depois de concluir o meu processo precisarei de orientações para pedir para meu unico filho de 11 anos....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.