Dúvidas na documentação

Olá amigos, boa tarde!

Estou fazendo o processo de cidadania por atribuição para meu pai, meu avô já é falecido, estou juntando todos os documentos para anexar ao processo e seguir diretamente para alguma Conservatória, talvez a do Porto que leio muito que esta mais rápido o processo.

Sobre os documentos irei descreve-los abaixo com as dúvidas à frente:

*Certidão de Nascimento do Português
Com o estado civil atualizado ( Eu consegui encontrar ligando diretamente para a Conservatória da Madeira em Funchal, porem fiz a solicitação para o envio da Chave no Civil Online e acredito que receberei em breve, preciso de uma cópia diretamente da Conservatória? Algo em inteiro teor ou pode ser essa que receberei?

*Certidão de Nascimento do Requerente
No caso já possuímos a certidão do meu pai (requerente) de inteiro teor por cópia repográfica, só precisamos realizar o apostilamento de Haia e legalizar no consulado Português (Será que conseguiremos agendar atendimento para esta finalidade em São Paulo?)

*Cópia do RG Autenticada em Cartório
(Neste caso precisa de fazer o Apostilamento de Haia também?)

*Formulário Mod. 1 C
(Precisa autenticar no cartório, fazer o apostilamento e reconhecer no consulado mesmo sendo um documento portugês?)

*Vale Postal de 175 Euros

Bom pessoal, desculpe pela quantidade de dúvidas e agradeço muito se alguém puder me auxiliar.

Muito obrigado

Claudio H. de Souza

Comentários

  • editado July 2018
    Vamos lá:

    - Sim, o ACP (Arquivo Central do Porto) é a Conservatoria que vem concluíndo os processos em um curto espaço de tempo.
    - Basta enviar uma cópia simples da certidão que você receber dele do civilonline.
    - Não é necessário legalizar no consulado. Apenas faça o apostilamento da certidão.
    - Sim, vai precisar apostilar a cópia autenticada do RG.
    - Documentos portugueses, que é o caso do formulário, não se apostilam (salvo algumas exceções). Você vai precisar ir apenas num cartório e pedir que reconheçam a assinatura dele por autenticidade. Peçam para que não rasurem as partes em branco.
    - O valor do VP está correto. Porém, adicione uns 5 euros a mais. Cheque os valores na nossa calculadora: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/. Leve anotado estes valores ao fazê-lo nos Correios, pois assim não correrá do risco de algo dar errado. Faça o VP no nome do seu pai (idem quando for postar os documentos).
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    Muito obrigado pelas informações, me ajudou muito, agora vou juntar todos os documentos, finalizar e enviar, espero que dê tudo certo no processo de atribuição do meu pai e assim que sair o dele envio o meu.

    Vou seguir suas orientações,

    Um abraço e tenha uma ótima semana
  • @ClaudioSouza eu fico grato em poder ajudar-te com isso. Tudo dará certo com os seus processos. Se precisar, estamos sempre por aqui.

    Outro abraço pra você e que também tenha uma ótima semana!
  • Bom dia! Poderiam me ajudar?
    1-O Modelo 1C continua utilizando o de 2010?
    2-Preciso encaminhar envelopes junto com a documentação?
    3-Fiz a transcrição do casamento do meu pai (pelo Consulado de SP), que ainda não saiu, porém foi ele quem me registrou, posso encaminhar da mesma forma? ou aguardo?
    4-Posso encaminhar meu processo e da minha irmã junto? ou melhor em envelopes separados?
  • @felipepp vamos às resposta:

    1 - Sim, continuam usando esse modelo.

    2 - Se for enviar a documentação de apenas um processo dentro da remessa um envelope bastará.

    3 - Sim. Se ele já é portugês, foi quem te declarou e isso se deu com menos de um ano você pode fazer o seu processo de atribuição.

    4 - Pode encaminhar o seu processo e o dela na mesma remessa, em seus respectivos envelopes e com a documentação necessária para cada.
  • @Pedro obrigado!
  • ClaudioSouzaClaudioSouza Member
    editado July 2018
    Boa noite amigo, obrigado pela ajuda Vlad
  • @Claudio ja respondi sua pergunta no outro tópico . Favor nao duplicar perguntas em tópicos diferentes.
  • @Vlad, boa noite, enviei sem querer, já irei apagar. Foi mau, abraços e obrigado pela ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.