Começando o meu Processo

Preciso da ajuda de vcs para fazer a minha atribuição.
Primeiro vou fazer da minha mãe q é a filha do português.

Nas certidões tem uma diferença nos nomes, o nome do pai do português está "João Ferreira" e na certidão (brasileira) da minha mãe esta como avô paterno " João Ferreira Barroco", mas esse Barroco era o apelido dele, não devia constar como nome.
E a mãe do português está "Rosa Fontes"(o pai dela era Antonio Correia) e na certidão (brasileira) da minha mãe está como avó paterna "Rosa Cassemiro Correa", mas ela (Rosa) ficou viúva e se casou novamente aqui no Brasil, daí o sobrenome Cassemiro.
Meu avô é do 1o casamento dela.
Sei que é meio confuso, mas espero que entendam a minha dúvida.
Também há uma diferença no Correia (certidão portuguesa) e Correa (certidão brasileira).

Será que preciso retificar os nomes?
O nomes q estão diferentes são apenas dos avós paternos (portugueses)
Grata pela atenção.

Comentários

• A Luiza

oii olha so eu quando fiz meu processo retifiquei tudo, estava mais ou menos parecido com o seu caso, eu se fosse vc faria a retificacao para evitar q seu processo seja indeferido devido a esses problemas.Existem´pessoas aqui na comunidade q tb retificaram, o tempo varia de estado para estado ai no Brasil.mais duvidas pode escrever! bjoo
  • A. Luiza,

eu tambem fiz retificacoes judiciais dos nomes dos pais dos meus bisavos ( ambos portugueses ) e da minha bisavo, haviam erros nas certidoes da minha avo e da minha mae, bem, depois que o processo foi colocado na justica foram 5 ou 6 meses pra sair.

Voce tem algumas alternativas, tudo depende da sua pressa e $:

1. Retificar judicialmente e ter certeza que nao tera problemas la na frente.

2. Mandar o pedido de atribuicao da sua mae e esperar uma resposta da CRC ( como aconteceu com algumas pessoas aqui que tinham problemas nos nomes ), se precisar de retificacao ou de mais documentos tera que ver se o prazo que eles dao eh suficiente para um retorno da sua parte ( normalmente eles pedem 20/30 dias para responder ao oficio ).

3. Tentar mudar os nomes no proprio cartorio, ou pelo menos do pai do seu avo ( ja que Barroco eh um sobrenome inventado ), da mae dele talvez possa ser justificado na CRC com a certidao de nascimento dela com as averbacoes de casamento e divorcio. ( no guia de ajuda tem a lei que exige que o cartorio corrija certidoes sem precisar de autorizacao judicial ).

Quem sabe alguem aqui tem mais alguma alternativa pra te ajudar !
  • A.Luiza,

a Denise aqui da comunidade tambem tem um caso semelhante ao seu, onde o sobrenome foi inventado, inventado porque nao eh justificavel, ja que apareceu do nada e nao aparece em nenhum parentesco. Me parece que ela deu entrada na cidadania da mae dela agora em Maio, ainda eh cedo pra saber o que a CRC vai dizer, mas ela nao fez nada e arriscou.

Quando dei entrada na atribuicao da minha avo, tentei pelo Consulado, e eles me devolveram o processo e pediram as retificacoes de varios nomes e sobrenomes trocados, a maior parte das retificacoes estavam justamente na dos pais dos meus bisavos e da minha bisavo, que em PT era Elizia e no Brasil Eliza, apenas um i ! Desisti do Consulado, mas ainda assim fiz as retificacoes e dei entrada direto em PT, e naquela epoca, na Conservatoria conferiram todos os nomes, e realmente, as retificacoes foram em varias certidoes, de nascimento e casamento da minha avo, das irmas delas e chegou ate nas certidoes da minha mae.

Falei tudo isso pra voce entender o meu caso, por isso coloquei tres alternativas, ou faz a retificacao ou arrisca mandar ou pede para o cartorio mudar ( se for possivel ), se fosse apenas o Correa para Correia diria que passaria, teve casos aqui que passaram apenas com uma letra errada.
  • A. Luiza e Cibele,
    Hoje faz 1 mês que a minha mãe apresentou os documentos em Lisboa. Com a familia da minha mãe aconteceu igualzinho que com a sua, um possível apelido (alcunha) acabou transformando-se em sobrenome.
    Em Lisboa, tanto a primeira pessoa que a atendeu como, já no segundo andar outro senhor, examinaram minuciosamente os documentos portugueses (anexamos uma certidão narrativa original portuguesa do meu avô) e brasileiros e não disseram nada!
    Esperávamos que nesse momento nos barrassem, mas não aconteceu.
    Agora estamos esperando alguma comunicação da CRC.
    No momento que saiba algo posto aqui, ok?
    Com relação a nomes errados nas certidões de nascimento, na minha o nome da minha avó materna está com os sobrenomes errados. Pedi a modificação no cartório, mas apesar de que minha mãe casou-se nesse mesmo cartório e facilmente se verifica o erro, eles tem que pedir autorização a um juiz. Estou há uns 4 meses atrás disso.
    Ah! arriscamos entrar direto em Portugal, pois minha mãe ia de passeio e a perda caso não de certo é de 175 euros contra de 3 a 5 mil reais das retificações caso de certo.
  • Cibele
    Obrigada pelas dicas. Vou conversar com minha mãe pra decidirmos q caminho tomar.
    Li sobre a lei q fala sobre retificações, mas pelo q entendi trata de erros de grafias, não é o meu caso onde é preciso retirar um nome q está a mais.

Denise
    Espero q tudo de certo e vc tenha logo a sua nacionalização.
    Parece q esses erros de nomes acontecem com muito mais frequência do q podemos imaginar.
    Obrigada pela atenção, qqer novidade na CRC me conte.
  • Denise
    Alguma novidade na atribuição de sua mãe?

Falei com o cartório e eles me disseram q podem fazer a retificação. Preciso apenas fazer um requerimento e apresentar um documento q prove q o nome do avô de minha mãe está errado.
    Mas o problema é q a certidão portuguesa do pai dela onde consta o nome correto não é aceita aqui no Brasil, para ter validade aqui teria q ter passado pelo consulado brasileiro em Portugal.

No RG do português o nome do pai dele também está errado, e assim como em outros documentos onde tem outros erros. Ou seja se eu tentar consertar acabo estragando mais.

Então ainda estou na busca de algum documento brasileiro q conste o nome certo do avô de minha mãe.
  • A. Luiza,
    Ainda não liguei nem escrevi para a CRC para saber o número do processo ou pedir outras informações, pois pelo que dizem os amigos aqui, estão cheios de trabalho e não respondem telefones nem e-mails. Estou dando um tempo, mas confesso que estou curiosíssima!!!
    Algum dos amigos poderia deixar aqui os números de telefone e/ou os endereços eletrônicos da CRC relacionados com atribuição para que eu tente ligar?
    Quando tenha alguma resposta com certeza postarei aqui.
    Obrigada.
  • A. Luiza,

todas as certidoes que vc precisa retificar estao no mesmo cartorio ? O mais provavel eh que nao, mas voce eh quem vai dizer, porque se for mesmo retificar precisa verificar se todos os cartorios vao aceitar, cada cartorio age de forma diferente, entao, soh toma cuidado pra nao mudar uma e outras nao.
  • E o RG do seu avo nao sera necessario no processo, o unico documento que vai precisar do portugues eh a certidao de nascimento, entao nem se preocupe com isso.
  • Denise
    Fico na torcida para tenha boas notícias em breve.
    Boa sorte

Cibele
    A cert. de nasc. de minha mãe será a 1a q vou retificar está no PR, mas essa tem apenas um sobrenome do avô dela a mais, por isso preciso de um documento brasileiro q mostre o nome correto do avô dela. O nome dela e do pai (português) estão corretos.
    A certidão de casamento de minha mãe, o RG dela, assim como a minha de nascimento são de SP então as retificações serão feitas aqui mesmo.

Mas minha mãe, assim como o avô do Caê, não está muito feliz com essas retificações, mesmo sabendo q o nome dela não será alterado, apenas do avô e do pai (português) dela.
    Obrigada pela atenção de vcs. Sempre muito prestativas!
  • Cibele

Bom, depois de muito conversar em família resolvemos fazer as retificações. Sendo assim agora tenho q esperar essa parte ficar pronta pra poder continuar com o meu processo

Mas fiquei com uma dúvida, vc disse em outro tópico q a certidão depois de legalizada no consulado não perde a validade.
    Então qdo for mandar a certidão da minha mãe pro consulado pra legalizar posso mandar a minha também, mesmo q eu só vá precisar depois q o processo dela ficar pronto. ?
    Obrigada. Bjs
  • A.Luiza,

retificar eh uma boa opcao, eh certeza que tudo dara certo, as minhas retificacoes levaram quase 5 meses pra sair, quem sabe vc conhece algum juiz ou advogado que ajuda a dar um empurraozinho no processo, rsrsrs. Qualquer advogado pode dar entrada em um processo de retificacao, mas nao esquece de anexar TODAS as certidoes onde aparecem os nomes errados, porque pra cada certidao eh expedida uma autorizacao judicial, o "cumpra-se" de retificacao, e o cartorio nao muda nada baseado em outra certidao retificada, somente com a autorizacao.

E vc pode mandar legalizar sim todas as certidoes de nascimento, elas nao perdem a validade depois de legalizadas pelo Consulado, somente a de casamento, me parece, que a validade eh de seis meses.
  • Tentei fazer as retificações no registro de nascimento, dos nomes dos avós de minha mãe, mas não foi possível, depois de esperar por mais de 2 meses foi indeferido o meu pedido.
    Agora terei que procurar um advogado para fazer judicialmente as correções necessárias.
    Não conheço nenhum advogado especializado em retificações, se alguém puder me indicar algum, ficarei muito grata.

Obrigada
  • Que chato que nao aceitaram, o advogado que faz pra mim nao eh especializado em retificacoes, mas como eu falei, qualquer um pode fazer, se quiser, posso te passar o telefone dele. De onde sao as certidoes ? Porque meu advogado eh de Sao Paulo.

Independente de eu te passar o telefone, muito importante o que eu disse acima, nao perca tempo e anexe todas as certidoes a serem retificadas, pra cada uma eh expedido um oficio, os cartorios nao mudam nomes baseados em certidoes ja retificadas judicialmente.
  • Cibele

É chato mesmo. Se eu não soubesse da história da família acharia muito estranho essa inclusão de nomes inventados. Eu achava difícil que o pedido fosse deferido, mas tentei.

Essa certidão de nascimento de minha mãe que eu pedi a retificaçao, através do cartório, é do Paraná, mas as outras como casamento dela (terei que fazer a transcrição), e nascimento minha e de meus irmãos são todas de SP.

Se vc puder me passar o telefone, meu email é: a.luiza@estadao.com.br

Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.