Certidão de nascimento de meus bisavós e certidão de casamento religioso

Boa tarde a todos!

Tenho lido muito o Fórum para orientação do processo de cidadania do meu pai, neto de portugueses. Ele tem o passaporte do avó e a carteira de identidade para estrangeiro dos dois, sendo que da avó não tem data de nascimento. Estamos nos baseando na data da lápide dela.
Aproveitei todos os sites e arquivos de pesquisa que encontrei por aqui para localizar a certidão de nascimento dos dois, mas não consegui. Como eles nasceram em 1890 e 1896, respectivamente, busquei no arquivo digital do Arquivo Distrital de Coimbra, sem sucesso.
Paralelamente, descobrimos a Igreja onde eles casaram aqui no Brasil e meu pai tirou a certidão de casamento religiosa deles, já autenticada. Tenho um vizinho que vai para Leiria amanhã e disse que irá a Conservatória de Leiria para resolver questões dele e se ofereceu em ajudar já que vai estar lá.
Abaixo estão minhas dúvidas:
- Não sendo familiar ele pode buscar o assento de meus bisavós em Leiria e lá conseguir? Caso contrário, poderiam me sugerir um site mais detalhado onde consigo encontrar o nascimento deles?
- Com a certidão que tenho de casamento religioso ele pode aproveitar para fazer a transcriação do casamento dos meus bisavós, cujos filhos, brasileiros, já faleceram? Como a mãe do meu pai é falecida, é preciso registrar nascimento e falecimento da mãe dele?
- O formulário de transcrição tem que ser assinado e reconhecido no Consulado Geral de Portugal no Rio?
- Quando se acha o registro nos livros de batismo/nascimento de arquivos, esse documento já tem o valor para dar entrada na atribuição para meu pai?

BISAVÔ: Antonio Rodrigues
Nascimento: 23/03/1890
Freguesia e Conselho: Miranda do Corvo
Distrito: Coimbra
Filiação: Cezário Rodrigues e Bernarda de Jesus

BISAVÓ: Laura de Jesus
Nascimento: 13/03/1896
Freguesia: Lamas
Distrito: Coimbra
Filiação: Francisco Ferreira e Maria da Graça de Jesus

Desde já, agradeço a atenção de todos.
Claudia

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.