Dúvida - Preciso solicitar nova certidão se já tenho ela em mãos, mas possui mais de 100 anos?

Olá, tudo bem? Já li bastante o fórum, mas sigo com uma dúvida.

Estou ajudando a avó o meu marido a tirar a cidadania portuguesa dela. Estamos reunindo os seguintes documentos:
1 - Solicitamos a certidão de nascimento dela, nascida em 1941, em inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada
2 - RG atualizado com menos de 6 meses em cópia autenticada e apostilado
3 - Cópia autenticada da certidão de casamento dela, pois possui mudança de nome
4 - Temos a certidão de nascimento do pai dela, nascido em 1900, em que consta um número no canto esquerdo, 902 (seria esse o assento?). Além disso encontramos os dados online no concelho de Santo Thirso, achamos o livro, a página e todos os dados corretos, só não encontramos o mesmo número que consta na certidão. Isso é um problema? Estamos confusos sobre o que é o número do assento e como enviar esse documento.
5 - Formulário preenchido em cópia colorida com firma reconhecida por autenticidade

Além disso, como precisamos enviar a certidão de nascimento do pai dela? Não é preciso enviar a certidão de casamento dele, já que ele é o declarante na certidão dela e ele já faleceu. Correto? Enviamos a cópia digitalizada do livro que encontramos ou precisamos solicitar para o concelho de Santo Thirso uma nova? Como enviamos essa certidão do pai português dela, nascido em 1911?

Obrigada.

Comentários

  • @MarianaBrandão esse número (902) é o numero de registro do assento de batismo (ou nascimento).As conservatórias pedem uma cópia original certificada no caso se assentos não informatizados.Seria bom vc pedir uma nova cópia certificada.O português nasceu em 1900 ou 1911?
  • Olá. Agradeço seu retorno. O Sr. Antônio, pai português dela, nasceu em 1900, acabei escrevendo errado acima. Temos a certidão original dele e a encontramos digitalizada também aqui http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1553072. Além disso temos outras informações como cópias de documentos de chegada no Brasil e passaporte. Como o o assento está informatizado, precisamos pedir um novo?
  • @Mariana Brandão, o assento só estará informatizado se constar no sistema das conservatórias, o que não é seu caso. você deve entrar em contato como Arquivo Distrital do Porto e solicitar uma certidão narrativa de nascimento certificada, nenhuma outra servirá para o seu processo, nem a do link que postou acima e nem a antiga que você possui.
  • @Rbt Wagner agradeço a resposta. Achava que como encontrei online isso seria estar informatizado. Como você sabe que não está informatizado no sistema das conservatórias? Por ser de 1900?

    Quero dar entrada no processo via ACP, então vou precisar enviar enviar todos os documentos que listei acima + essa certidão narrativa de nascimento certificada? Não posso enviar cópia digitalizada nem nada?

    Como entro em contato com o Arquivo Distrital de Porto? Via e-mail? Esse documento tem taxa e demora para ser enviado?

    Desculpem as várias perguntas mas preciso saber os próximos passos corretos e mais simples para fazer tudo certinho.

    Muito obrigada pela ajuda!
  • @Mariana Brandão Por ser anterior a 1911. A certidão deve ser exatamente a que lhe disse, não pode ser cópia. Peça pelo CRAV, http://pesquisa.adporto.pt/oservices. Deve custar em torno de 15 euros e o envio pelos correios uns 6 euros, deve receber pelos correios em cerca de um mês. Os documentos são basicamente os citados.
  • @Rbt Wagner Entendido! Cheguei a ler por aqui que seria só enviar os dados dele que na ACP localizavam, mas isso deve ser só pra quem tem a certidão de nascidos após 1911.

    Vou solicitar por lá então! Como é feito o pagamento? Da pra transferir esse valor via Transferwise?

    Depois envio a original que receber para a ACP e eles não devolvem os documentos, certo?

    Por último, após receber, devo preencher o formulário 1C com os dados do assento ou deixar em branco?

    Mais uma vez muito obrigada pela ajuda!
  • @Mariana Brandão eles tem a opção de pagamento via vale postal (o que facilitou muito, do tempo em que eu precisei solicitar os serviços deles).

    Não, eles não devolvem os documentos.

    Sim, você deixará a maioria do Quadro 2 em branco, marcando apenas duas informações ali: se ou o pai ou a mãe é que era nascido em Portugal e se deseja alterar ou não o seu nome.
  • @Mariana Brandão você pode pagar por cartão de crédito.
  • Pessoal, agradeço as informações. Deu tudo certo faz alguns dias e eles já enviaram a certidão narrativa. Mas fiquei com uma dúvida: consigo acompanhar esse envio? Tem código de rastreamento pra ver onde a encomenda está? Obrigada.
  • @rbt Wagner Você saberia se é possível acompanhar/ rastrear a certidão enviada por eles? Obrigada
  • @Mariana Brandão sim,desde que eles disponibilizem o código de rastreio da CTT, entre em contato com eles e soliciite, se houver eles informarão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.