Dúvida - Preciso solicitar nova certidão se já tenho ela em mãos, mas possui mais de 100 anos?
Mariana Brandão
Member
Olá, tudo bem? Já li bastante o fórum, mas sigo com uma dúvida.
Estou ajudando a avó o meu marido a tirar a cidadania portuguesa dela. Estamos reunindo os seguintes documentos:
1 - Solicitamos a certidão de nascimento dela, nascida em 1941, em inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada
2 - RG atualizado com menos de 6 meses em cópia autenticada e apostilado
3 - Cópia autenticada da certidão de casamento dela, pois possui mudança de nome
4 - Temos a certidão de nascimento do pai dela, nascido em 1900, em que consta um número no canto esquerdo, 902 (seria esse o assento?). Além disso encontramos os dados online no concelho de Santo Thirso, achamos o livro, a página e todos os dados corretos, só não encontramos o mesmo número que consta na certidão. Isso é um problema? Estamos confusos sobre o que é o número do assento e como enviar esse documento.
5 - Formulário preenchido em cópia colorida com firma reconhecida por autenticidade
Além disso, como precisamos enviar a certidão de nascimento do pai dela? Não é preciso enviar a certidão de casamento dele, já que ele é o declarante na certidão dela e ele já faleceu. Correto? Enviamos a cópia digitalizada do livro que encontramos ou precisamos solicitar para o concelho de Santo Thirso uma nova? Como enviamos essa certidão do pai português dela, nascido em 1911?
Obrigada.
Estou ajudando a avó o meu marido a tirar a cidadania portuguesa dela. Estamos reunindo os seguintes documentos:
1 - Solicitamos a certidão de nascimento dela, nascida em 1941, em inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada
2 - RG atualizado com menos de 6 meses em cópia autenticada e apostilado
3 - Cópia autenticada da certidão de casamento dela, pois possui mudança de nome
4 - Temos a certidão de nascimento do pai dela, nascido em 1900, em que consta um número no canto esquerdo, 902 (seria esse o assento?). Além disso encontramos os dados online no concelho de Santo Thirso, achamos o livro, a página e todos os dados corretos, só não encontramos o mesmo número que consta na certidão. Isso é um problema? Estamos confusos sobre o que é o número do assento e como enviar esse documento.
5 - Formulário preenchido em cópia colorida com firma reconhecida por autenticidade
Além disso, como precisamos enviar a certidão de nascimento do pai dela? Não é preciso enviar a certidão de casamento dele, já que ele é o declarante na certidão dela e ele já faleceu. Correto? Enviamos a cópia digitalizada do livro que encontramos ou precisamos solicitar para o concelho de Santo Thirso uma nova? Como enviamos essa certidão do pai português dela, nascido em 1911?
Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quero dar entrada no processo via ACP, então vou precisar enviar enviar todos os documentos que listei acima + essa certidão narrativa de nascimento certificada? Não posso enviar cópia digitalizada nem nada?
Como entro em contato com o Arquivo Distrital de Porto? Via e-mail? Esse documento tem taxa e demora para ser enviado?
Desculpem as várias perguntas mas preciso saber os próximos passos corretos e mais simples para fazer tudo certinho.
Muito obrigada pela ajuda!
Vou solicitar por lá então! Como é feito o pagamento? Da pra transferir esse valor via Transferwise?
Depois envio a original que receber para a ACP e eles não devolvem os documentos, certo?
Por último, após receber, devo preencher o formulário 1C com os dados do assento ou deixar em branco?
Mais uma vez muito obrigada pela ajuda!
Não, eles não devolvem os documentos.
Sim, você deixará a maioria do Quadro 2 em branco, marcando apenas duas informações ali: se ou o pai ou a mãe é que era nascido em Portugal e se deseja alterar ou não o seu nome.