Abertura de conta em Portugal

O euro iniciou uma tendencia de alta frente ao real.

Quem obtem cidadania portuguesa mas mora no Brasil pode abrir uma conta de poupança em Portugal ?

Caso positivo, teria que estar pessoalmente em Portugal ou pode ser aberta por procuração ?

Saudações,

Alexandre.

Comentários

• Alexandre

Eu fui a PT ( moro na Europa) abrir uma conta e tive que colocar minha residencia em PT na casa de meus parentes.

Vc precisa do Cartao do Contribuinte ( CPF POrtugues) para abrir conta.

abs

fatima
  • se vc não ganha em euro e não mora ainda na Europa não compensa muito abrir uma poupança em Portugal, só no dinheiro que vc vai gastar em taxas interbancárias pra transferir o dinheiro do Brasil pra Portugal já morrem os juros da poupança. As poupanças normais em geral pagam bem pouquinho juros na Europa.
  • Lembrando que o Brasil eh o pais que paga os melhores juros, ja passei por alguns bancos ( Inglaterra, Israel, EUA ), e nada chega perto do Brasil em rendimentos !
  • Cibele,

No caso de poupança não. A poupança aqui esta caindo de rendimento. Coisas do governo Lula que vai até taxar rendimentos de poupança onde o deposito ultrapasse os 50 mil reais.

A poupança aqui no Brasil no acumulado de Janeiro a agosto deu 4,75%.
    Em Portugal, 5,40%.

O problema é que eu fiz essa poupança pra ir pra Europa e o euro iniciou trajetoria de alta. Muitas analistas apostam em 3 reais até o fim do ano.

O Euro foi em uma semana de 2,60 pra 2,70. 3% EM UMA SEMANA !!!!!!

Preocupante. Apesar de meus planos serem de ir pra Europa em Janeiro de 2010, queria fazer um HEDGE, porque eu acho que o euro vai subir bastante.
  • F.

Acho que vou comprar esses euros e botar debaixo do colchão, rsrsrsrsrsrs.

Se o euro bater em 3 reais, será uma valorização de 11% contra os 2% de poupança que deve dar daqui até Dezembro.
  • Tem razao Alexandre, esqueci de mais essa cobranca do lula mula, comece a dividir a poupanca em familia ..... rsrsrsr. De qualquer forma, ainda nao vejo razao pra ter uma poupanca em PT, as transferencias bancarias sao mesmo caras, esses dias paguei 20 libras numa transferencia de conta da Inglaterra pra Portugal, achei um absurdo.

Acho melhor, comecar a guardar dinheiro debaixo do colchao mesmo. rsrsrs
  • bom Alexandre, vc tb esqueceu um detalhe, além de as taxas interbancárias serem bem salgadinhas, vc só iria pegar os juros mais altos depois de completados pelo menos 1 ano de aplicação. Se vc pretende se mudar e começar a usar o dinheiro fazendo saques, não vai pegar juros nenhum, ou vc pegar só sobre o que sobrar depois de 1 ano. Não compensa...

eu quando me mudei pra Holanda fiz um monte de contas e descobri que o jeito que eu perderia menos dinheiro seria assim: deixei o dinheiro na poupança até a última semana antes de me mudar, daí fui no Banco, saquei toda minha poupança em reais e na mesma hora (no mesmo banco) converti tudo em euros e viajei com o dinheiro. Vc precisa marcar uma hora com o banco, eles te levam pra uma salinha reservada e te dão os euros. Como o total em euros ficou acima de 10 mil reais, eu fiz uma declaração de porte de valores da Receita Federal pra poder sair com o dinheiro em espécie, é importante tb guardar todos os comprovantes das transações bancárias. Essa declaração eles carimbam no aeroporto. Eu fiz tb a minha declaração de saída definitiva. Obviamente nem minha mãe ficou sabendo disso tudo, por motivos de segurança rssss.

Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV)
    http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2006/in6192006.htm
  • Alexandre, só por curiosidade, onde vc viu essa taxa de 5,4% em Portugal?

Eu fui olhar os planos de poupança em um banco popular em Portugal, o Millennium. Essa é a tabela de poupanças deles:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/4433/article.jhtml?articleID=555095
  • Sugestao
    Faca como anos atras..... compre euros e deixe gardado em casa, com no tempo em que se comprava dollar como forma de poupanca e ganho no cambio.
  • se for comprar euros aos poucos, mantenha todos os comprovantes das transações.
  • Pois é, e o euro esta caindo...rsrsrsrsrss

Melhor esse seu esquema Maria Carolina.

Pra quem pensa em viajar com o dinheiro na cueca e depois abrir conta em Portugal, precisa comprovar que tem fonte de renda ? Porque muita gente chega na Europa sem nada e vai procurar alguma coisa.

Caso se opte pela poupança por conta de não querer usar cartão de débito e também não querer pagar as altas taxas de manutenção de conta, vc pode sacar da poupança em caixa eletronico sem problemas ?

Caso o cidadão queira morar em outro país da comunidade, mas manter uma conta de poupança em Portugal, ele pode sacar em qualquer agencia desse banco no país em questão ? Como funciona no Brasil ? Funcionaria igual pra comunidade ?

Saudações,

Alexandre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.