Duvida em relação a declarante do nascimento não ser portugues e ter união estável

Bom dia pessoal,

Minha mãe tem cidadania por atribuição que chegou tem mais ou menos um mês, eu comecei a juntar meus documentos e percebi que quem declarou meu nascimento foi meu pai e meus pais não tem casamento, somente união estável. Como funciona nesse caso pra fazer a tal da "transcrição do casamento" ?

Outra duvida que eu tenho em relação a nomes de casado, estou fazendo pra uma tia (pai portugues e declarante) minha também, e o nome dela na certidão de nascimento está sem o nome de casada (obviamente), mas tem uma averbação dizendo que acrescentou o nome. Eu preciso fazer algo extra nesse caso?

obrigado!

Comentários

  • @Diogo Sendo a sua mãe a portuguesa e seus pais não sendo casados ,terá q homologar essa união estável em Portugal através de sentença judicial ( talvez precise de um advogado)Se sua tia mudou de nome após o casamento, terá q enviar a certidão de casamento de inteiro teor apostilada para confirmar a mudança de nome.
  • Obrigado Vlad,

    precisa da certidao de casamento de inteiro teor mesmo tendo a certidao de nascimento de inteiro teor com averbacao do casamento?

    Sobre a homologacao da uniao estavel, tem algum post com a experiencia de alguem aqui (eu dei uma procurada mas nao achei nada muito útil)?

    Eu acabei descobrindo outro problema também, minha mãe disse que nem união estavel em cartorio eles fizeram, mas meu pai já faleceu e ela tem pensão dele do INSS, ela disse que entrou com um processo lá pra fazer isso, pq tinha direito a união estável.

    Mas realmente é necessário fazer isso? Não entendo a lógica de ser somente atrelado ao declarante, não tem como eu não ter nascido da minha mãe! E obviamente é citado isso na certidão.


  • eu acabei de ver nesse topico

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11110/problema-com-comprovante-de-relacao-dos-meu-pais

    que se não tiver uniao estavel nem casamento na certidao de nascimento nao precisa fazer nada, confere?
  • @Diogo ja que não existe uma união estável, então vc terá que comprovar por meio de documentos adicionais ( sua carteira de saúde que tenha assinatura ou nome da sua mãe, carteira escolar e se possível declaração da maternidade).Vc nasceu após 1981? Vc registrado até 1 ano de idade?Infelizmente as conservatórias exigem isso quando a mãe portuguesa não foi casada.No caso do casamento da sua tia ja estar averbado na certidão de nascimento, não é necessário enviar a certidão de casamento.
  • Valeu Vlad!

    Entao, vai ser complexo isso dos documentos adicionais, eu já tenho 35 anos.. ehehe, nasci em 1982 e fui registrado poucos dias depois do nascimento.
    Vivi com minha mãe grande parte da minha vida, mas não sei que tipo de documentos eu poderia encontrar desse genero. Pode ser qualquer coisa que tenha a assinatura dela em relação a mim? To ferrado pelo jeito, minha mãe não guarda nenhum papel, ainda mais papel de 20 anos de idade.

    Será que vale a pena arriscar mandar sem esses documento adicionais? Qual é a conservatória mais tolerante nesse sentido?
  • editado July 2018
    @DiogoMorgado, a conservatória mais flexível é OVAR.
  • @Diogo Morgado

    Você conseguiu?

    O caso do meu filho é parecido com o seu. Estou com um processo de atribuição, vou começar o do meu filho de 14 e o mesmo foi registrado pelo pai ( nunca fomos casados. )
  • Lara,
    Pelo que deu pra ver, o Diogo não acessa desde julho, dificilmente ele vai ler e responder. De repente você pode tentar mandar uma mensagem inbox pra ele, nas configurações padrão acho que o forum manda um email pra pessoa, então aumenta as chances de ele ver e acessar para responder...
    As vantagens do caso do seu filho é que ele ainda é menor, e você muito provavelmente vai ter documentação recente escolar dele, etc.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.