Nescessidade de autenticação em consulado e envio de docs

Olá a todos!
Tenho pesquisado pelo fórum para não refazer perguntas já respondidas, mas acabei encontrando informações diferentes, poderiam me ajudar?
Meu avô é português nascido em Portugal, meu pai tirou sua nacionalidade facilmente, enviou os documentos para o Arquivo Central do Porto e em pouco tempo já recebeu a nacionalidade.
Agora, no meu caso, o consulado me complicou. Disse que apenas se seus pais forem nascidos em território português que eu poderia enviar para esse Arquivo Central em vez do CRC, além disso, que a declaração de nascimento que preenchi precisaria ser autenticada no próprio consulado, não em cartório, porém não consigo agendar horário algum para isso.
Resumindo, tenho certidão de inteiro teor e RG apostilados, foto 3x4, xerox simples da certidão de meu pai português nascido aqui no Brasil e o formulário preenchido sem autenticação.
1 – Essa declaração precisa mesmo ser autenticada somente no consulado? Ou posso autenticar em cartório normalmente? Precisa ser apostilada? Acabei encontrando informações distintas no fórum...
2 - Em caso negativo na 1, algum documento precisa ser autenticado em consulado? Ou nem preciso ir até lá?
3- Li que RG não precisava ser apostilado. Tem problema enviar apostilado?
4 – Não posso mesmo enviar para o Arquivo Central do Porto? Preciso necessariamente fazer pelo consulado e demorar mais tempo, como me foi dito lá? Pra onde me recomendariam enviar?

Agradeço a todos pelo suporte, peço desculpas se fiz perguntas já respondias anteriormente.

Comentários

  • smonsmon Member
    Oi @Victornatal

    Voce pode entrar sim pelo Arquivo Central - ACP mesmo seu pai nao sendo nascido em Portugal. Acredito que essa era uma condicao antiga, mas que nao vale mais. Esqueca o que o consulado te disse :)
    1 - Declaracao (seria o formulário 1C?) deve ter a tua assinatura reconhecida por autenticidade no cartório da sua cidade e apostilada. O consulado nao precisa fazer nada ali.
    2 - Consulado nao tem nada a ver com o processo entrado diretamente em Portugal
    3 - RG em cópia autenticada e apostilado
    4 - Como eu disse, podes (nesse momento, é a mais rápida) enviar para o Arquivo Central do Porto. Nao precisas fazer nada pelo consulado. Foto 3x4 nao necessita. Tua certidao de nascimento deverá ser por cópia reprográfica. Deverás anexar uma cópia simples do assento portugues do teu pai. Todos os documentos (fora o assento) deverao ser apostilados.
  • @smon

    Só uma observação.O formulário 1 C não precisa ser apostilado,somente ter a firma reconhecida por autenticidade em cartório
  • Agradeço muito a vocês!
    Minha dúvida sobre poder enviar ao Arquivo Central do Porto surgiu, principalmente, por esse post no site:
    https://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/
    No caso diz que "Se um de seus pais é nascido em território português, você tem a opção de requerer a atribuição por correio ao Arquivo Central do Porto." No meu caso, meu pai é nascido no Brasil mas com nacionalidade portuguesa, não nascido em território português.Então esse texto não vale mais?

    Assim como no caso do consulado, surgem as dúvidas ao abrir o site deles, avisam que pode sim ser enviado diretamente a Portugal em vez de ser por intermédio deles, mas é preciso autenticar os formulários no próprio consulado.

    Porém, segundo o que pesquisei aqui com vocês, somente enviar essa documentação que já tenho, sem passar no consulado para nada, já é suficiente, correto?

    Agradeço novamente o suporte.
  • smonsmon Member
    @Victornatal essa informacao da ACP é antiga. Pode mandar lá sem problemas.
    Nao precisa passar pelo consulado.
  • @Victornatal..essa informação que só quando o pai nasceu em território português é que o processo pode ser feito em ACP do Porto está desatualizada e não vale mais.Qualquer pessoa pode dar entrada em ACP.
  • Entendi, muito obrigado! Ajudaram demais.

    Aproveitando esse post, poderiam só confirmar se não deixei nada passar?

    Tenho certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro apostilada e meu RG apostilado, formulário 1 C com firma reconhecida por autenticidade e xerox simples da certidão de nascimento portuguesa do meu pai.
    Agora somente preciso pagar o vale postal e já posso enviar para o ACP?

    Agradeço novamente.
  • Sim, está tudo certo. Pode enviar para lá.
  • Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.