Busca de Batismo - Bisavó portuguesa

Bom-dia a todos!
Estou há anos buscando as origens de meus antepassados portugueses, no caso meus bisavós, que vieram ao Rio de Janeiro ainda no século XIX.
Nos últimos anos, consegui descobrir as origens de meu bisavô, nascido em Braga em 1874. No entanto, ainda me deparo com o grande desafio de descobrir de onde veio minha bisavó, para poder então emitir sua certidão de batismo.
Seu nome era Adelaide Soares de Mello, nascida em Portugal no ano estimado de 1874, filha de João Soares de Mello e de Maria José Soares. Acredito que ela tenha vindo ainda menina com os pais para o Brasil. Casou-se com meu bisavô no Rio de Janeiro em 1904 (possuo a certidão de casamento), passando a assinar como Adelaide Soares de Almeida Fontes. Teve 4 filhos (entre eles minha avó brasileira, nascida em 1916, no Rio de Janeiro) e faleceu em julho de 1952. Infelizmente a certidão de casamento dela informa somente que é natural de Portugal, sem detalhar distrito, concelho ou freguesia.
Acredito, porém sem certezas, que a certidão de nascimento de minha avó brasileira possa conter informações valiosas: já descobri em que livro e cartório se encontra a certidão, e tenho esperanças de que ela possa informar com mais detalhes a origem de minha bisavó. Não tenho certeza disto pois é impossível saber sem de fato ler o documento, que ainda não emiti pelo alto preço da certidão, que venceria antes de serem concluídos os 5 anos de meu pai com filiação à clube português.
Infelizmente não é muito o que possuo sobre ela, mas é difícil obter algo a mais: todos os parentes da linhagem já faleceram, com a exceção de meu pai e minha tia, ambos netos dela. Meu pai nada sabe das origens da avó e minha tia, apesar de tê-la conhecido aos 4 anos (quando Adelaide faleceu) nada sabe também de suas origens. É um grande mistério para todos.
Apesar de já ter pesquisado em diversas fontes, como o Tombo.pt e o site do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, tem sido quase impossível descobrir mais do que já consegui. Por não residir no Rio de Janeiro, mas sim em Brasília, fica ainda mais difícil de procurar por informações no dia a dia.
Agradeço enormemente pela atenção e por qualquer auxílio que me leve a descobrir mais informações sobre minha bisavó.

Comentários

  • Olá Henrique
    Me desculpe se não entendi muito bem, mas você disse que já sabe em que livro e cartório está o registro de nascimento? Você tem esses dados e não sabe qual o concelho e nem freguesia, é isso?
    Você já deu uma olhada no Family Serach? Coloque esse dados que possui, quanto mais informação por aqui melhor!
  • Henrique1604

    No AN http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php
    CÓDIGO DE REFERÊNCIA: BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.0590
    DADOS IMIGRANTE
    NOME Adelaide
    Nº ORDEM 0153 PARENTESCO Filho (a) IDADE (ano) 4
    SEXO Feminino NAÇÃO/NACIONALIDADE Portuguesa
    ESTADO CIVIL Solteiro (a) PROFISSÃO Trabalhador(a) rural
    RELIGIÃO Católica INSTRUÇÃO Nada consta
    DADOS DA VIAGEM
    DATA DE CHEGADA 11/12/1877 PORTO DE ENTRADA Ilha Terceira
    NAVIO Lidador PROCEDÊNCIA Portugal DESTINO Rio de Janeiro
    ACOMPANHANTES
    PRENOME SOBRENOME NºORDEM PARENTESCO IDADE (ano)
    Joao Soares de Mello 0151 Nada consta 30
    Maria Jose 0152 Esposa (o) 31
    OBSERVAÇÕES Procedência: São Bento. Observação: idade riscada na lista.

    Registro nº 13 de 24/04/1873 nascida a 15/04/1873 na freguesia de São Bento conselho de Angra do Heroísmo
    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-SAOBENTO-B-1870-1879/TER-AH-SAOBENTO-B-1870-1879_item1/P63.html

    Casamento dos pais João Soares de Mello e Maria José registro nº 9
    http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-SAOBENTO-C-1870-1879/TER-AH-SAOBENTO-C-1870-1879_item1/P7.html
  • Prezado Ferpirj,
    A certidão de que sei o livro e o cartório é a da filha da portuguesa que procuro. Não possuo nada além dos dados dela que supracitei, infelizmente. Já muito busquei no family search e nada achei dela.
  • Prezado Kleber Silva,
    Analisei os dados que você aqui enviou e de fato eles batem com todos os meus pressupostos! É de fato minha bisavó! Busquei por tanto tempo esses dados, nunca imaginando que estariam nas ilhas de Portugal. Você tem minha eterna gratidão por tamanha ajuda e luz que me dá com esses dados. Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.