Cidadania portuguesa, como fazer por conta?

Bom dia,

Em 2015 comecei a pesquisa sobre como obter a cidadania portuguesa e abri um tópico neste link https://geneall.net/en/forum/168841/cidadania-portuguesa-documentos/ e foi de grande ajuda, pois como se pode ver, consegui alguns documentos por ele. A minha dúvida é a seguinte: Estes documentos que consegui que estão disponíveis online no arquivo da conservatória podem ser impressos e usados pra solicitar a cidadania? ou preciso entrar em contato com eles e pedir o documento original?
Além disso, após eu obter todos os documentos que preciso pra dar início ao processo de atribuição da minha vó e em seguida a transcrição de casamento dela, eu preciso autenticar todos em cartório? Se sim eu mando os documentos pra onde? Pro consulado português? Pra portugal direto? Existe algum requerimento que eu precise preencher? Precisava dessas orientações pra dar início ao processo por conta própria, pois contratando alguém sai muito caro

Obrigada

Comentários

  • @milenabarbacha você terá de pedir uma cópia certificada juntamente ao Arquivo Distrital.

    O melhor lugar para se realizar um processo de atribuição vem sendo o Arquivo Central do Porto, que é a mais ágil nesse quesito. Já para transcrição de casamento o pessoal recomenda Ponta Delgada, nos Açores.

    O único documento que você terá de autenticar será o formulário de requerimento. Este terá de ser reconhecido firma por autenticidade.
  • Estou em busca de um assento de casamento na conservatória de Estarreja. Enviei e-mail pra eles, mas eles pediram pra entrar em contato com o arquivo distrital de Aveiro. Assim fiz, e o arquivo disse que era pra entrar em contato com a conservatória. Alguem já tentou contato com esta conservatória pra solicitar documentos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.