FILHA EM LONDRES
Boa tarde a todos.
S:. F:. U:.
Desde que entrei nessa comunidade só recebi coisas boas, confesso que era cético, mas no decorrer dos processos foi só sucesso e bons fluídos que emanaram de todos participantes dessa comunidade. Todos são abençoados aqui.
Agora mais uma vez já quero antecipar meu pedido de ajuda.
Vejam bem:
Estou no Brasil (Amparo/SP) e tirei a cidadania do MEU PAI primeiro e deu tudo certo, até já recebi o registro dele.
Agora já enviei a minha para o CRC, e com certeza tb vai ser um sucesso.
minha dúvida é depois com minha filha que esta em Londres.
Perguntas:
Como vou fazer para reconhecer firma presencial dela no mod. 1C?
E a cópia autenticada do RG, ou Passaporte dela? como faço?
A Certidão de inteiro teor dela já esta comigo, mas preciso juntar tudo
para mandar para o Itamaraty e depois para o Consulado em SP, dai então
enviar ao CRC...assim como fiz com o do meu Pai e o Meu.
Obrigado
Celso
S:. F:. U:.
Desde que entrei nessa comunidade só recebi coisas boas, confesso que era cético, mas no decorrer dos processos foi só sucesso e bons fluídos que emanaram de todos participantes dessa comunidade. Todos são abençoados aqui.
Agora mais uma vez já quero antecipar meu pedido de ajuda.
Vejam bem:
Estou no Brasil (Amparo/SP) e tirei a cidadania do MEU PAI primeiro e deu tudo certo, até já recebi o registro dele.
Agora já enviei a minha para o CRC, e com certeza tb vai ser um sucesso.
minha dúvida é depois com minha filha que esta em Londres.
Perguntas:
Como vou fazer para reconhecer firma presencial dela no mod. 1C?
E a cópia autenticada do RG, ou Passaporte dela? como faço?
A Certidão de inteiro teor dela já esta comigo, mas preciso juntar tudo
para mandar para o Itamaraty e depois para o Consulado em SP, dai então
enviar ao CRC...assim como fiz com o do meu Pai e o Meu.
Obrigado
Celso
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
pede para sua filha, ja marcar horario no Consulado de Portugal em Londres, as marcacoes sao feitas por e-mail e podem demorar mais de um mes, la ela deve assinar o formulario 1C e fazer copia autenticada do passaporte, acho melhor ela te enviar o formulario e a copia do passaporte, e voce envia para a CRC junto com os outros documentos, so nao esquece que o vale postal tem que ser feito no nome dela, e pra isso, voce vai precisar levar um documento dela de identificacao.
Ela precisa mesmo marcar hora no Consulado Portugues em Londres, que como a Cibele disse eh so feita por email.
Eles demoram ate 6 semanas pra mandar uma resposta marcando o horario.
E deixa sua filha avisada que eles sao bem grosseiros por la, nossa, eu quase mandei uma meia duzia se danar da ultima vez que eu fui!
hehehehe
Obrigado
Já arquivei aqui e assim que a minha já tiver perto, vou fazer como vcs falaram
acho mais fácil ela providenciar tudo lá, enviar para cá e eu mandar como mandei
os outros, ou seja....mandar para o Itamaraty...mandar autenticar no consulado
e depois enviar ao CRC.
Mas se ela ja fizer isso no Consulado de lá, preciso fazer aqui novamente?
Celso
Vc pode fazer a parte do Itamaraty e do Consulado Portugues que for mais perto de vc e depois enviar pra ela e ela vai no Consulado aqui so pra reconhecer a assinatura dela mesmo.
Tem que levar o passaporte brasileiro pq a moca la vai pedir pra ela assinar igual ao passaporte.
Eu acho que eh isso.
Mas para o Itamaraty voce so precisa enviar a certidão de nascimento de inteiro teor dela.
Minha filha tambem mora em Londres e ela so assinou o formulario la no consulado, o restante dos docs fiz por aqui e enviei para a CRC.
1 - Legalize a certidao dela de nascimento no Itamaraty e Consulado
2 - Envie pra ela depois de pronto, pois ela vai ao Consulado daqui e anexar tudo junto
3 - Qdo ela tiver a certidao na mao, juntamente com a sua certidao portuguesa, ela vai ao Consulado no dia marcado e faz o seguinte:
- Reconhece assinatura no requerimento ( com endereco daqui de Londres )
- Eles tiram copia dos doctos de identificacao
- Preenchem um cadastro no computador
- Juntam todos os documentos, colocam o selo branco com a assinatura do Consul
Tudo isso ficara , pra depois ela mandar daqui pra CRC.
Simples e rapido.
==========
Com esse email ela fara a marcacao no Consulado daqui = mail@cglon.dgaccp.pt
Fiz meu pedido de marcacao em 18 set para fazer meu cartao do cidadao e agendaram para 8 de outubro, entao nao e tao demorado assim.
Meu filho foi semana passada pra fazer o reconhecimento do formulario e tudo mais.
Ele mandou email dia 07 set e foi antendio no dia 30 set.
Acho que o Consulado daqui agora esta atendendo mais rapido.
Então Sandra...estou pensando em fazer como vc fez, veja se estou certo, vou fazer assim:
1. Aqui no Brasil autentico a Certidão de Inteiro Teor dela no Itamaraty.
2. Dai mando apenas a Certidão de Nascimento dela para tb autenticar no Consulado. (pode mandar apenas a certidão?)
3. Ela preenche o formulário 1C lá e reconhece firma no CONSULADO PORTUGUES de lá (Londres), sendo assim não preciso mandar novamente para o Consulado Portugues daqui. Certo?
4. Ela tambem autentica uma cópia do RG dela ou do Passaporte.
5. Ela envia tudo para mim dai anexo os documentos daqui e envio a Portugal (CRC).
Desculpe se sou detalhista, mas da uma insegurança de fazer errado e perder tempo.
Obrigado
Eu acho melhor vc mandar as coisas pra ela e ela enviar daqui! A gente esta mais perto de Portugal do que vcs ai no Brasil, vai chegar mais rapido e custar mais barato.
E tem mais, o Consulado Portugues aqui em Londres nao vai autenticar o passaporte dela ou RG (eles nao fazem isso com documentos estrangeiros) entao, ela precisa fazer isso no Consulado Brasileiro e a CRC aceita pq eu fiz isso e ja tive minha cidadania terminada e favoravel na semana passada.
Essas sao minhas dicas e o que eu acho que seria melhor.
Eu acho melhor ela so marcar o horario dela no consulado portugues tb depois que estiver tudo nas maos dela aqui.
Ja fiz tudo isso que informei la atras pra mim e semana passada dia 7 fui com meu filho e eles pegaram o passaporte BRASILEIRO dele e seu RG e tiraram xerox e AUTENTICARAM como copias do original sim, e depois colocaram o selo branco com assinatura do consul.
Eles fazem isso, justamente porque os documentos sao estrangeiros para poder informar a Lisboa que os documentos estrangeiros sao verdadeiros.
Celso se mesmo assim voce ainda tem duvidas, vamos sana-las para voce fazer o processo todo certinho.
Repeti o texto que escrevi la atras, pois acho que voce nao viu.
Entao ai esta a sequencia do processo. (foi como eu fiz o meu aqui em Londres)
1 - Legalize a certidao dela de nascimento no Itamaraty e Consulado
2 - Envie pra ela depois de pronto, pois ela vai ao Consulado daqui e anexar tudo junto
3 - Qdo ela tiver a certidao na mao, juntamente com a sua certidao portuguesa, ela vai ao Consulado daqui de Londres no dia marcado e faz o seguinte:
- Reconhece assinatura no requerimento ( com endereco daqui de Londres )
- Eles tiram copia dos doctos de identificacao, passaporte brasileiro dela e RG
- Preenchem um cadastro no computador
- Juntam todos os documentos, colocam o selo branco com a assinatura do Consul
- Tambem podem pedir a ela um comprovante de endereco de Londres.
Tudo isso depois ela mandara daqui de Londres pra CRC.
Simples e rapido.
==========
Com esse email ela fara a marcacao no Consulado daqui = mail@cglon.dgaccp.pt
eu so relatei MINHA EXPERIENCIA com consulado Portugues de Londres (que foi horrivel, por sinal) e eles NAO autenticaram a copia do meu passaporte. Da rua, eu tive que ligar na CRC pra saber que outras alternativas eu tinha e a moca da CRC (Fatima) ficou besta em saber que eles nao iam fazer isso.
Ela me disse que aceitava qualquer coisa dizendo que aquela copia era verdadeira, ate mesmo se um advogado assinasse a copia, com um carimbo e numero do registro aqui e foi quando eu perguntei se eles aceitariam se eu mandasse uma copia autenticada pelo Consulado Brasileiro e ela disse que sim e foi entao o que eu fiz. Mandei pra eles assim mesmo e meu processo foi deferido e estou aguardando o numero do processo na semana que vem, se Deus quiser.
Meu dia e horario de atendimento no consulado portugues foi 10 de setembro, entao, nao faz nem um mes ainda que eu tive essa experiencia por la.
Pode ate ser que depois das minhas mil reclamacoes, eles resolveram mudar, pq eu nao fiquei quieta la, nao... reclamei que era um absurdo eles nao reconhecerem uma copia como verdadeira, especialmente se eles fizerem a copia por la mesmo!
Entao, diante dessa minha experiencia, eu te digo que nao estou enganada, nao, mas espero mesmo que eles tenham mudado a politica por la.
Vai entender o Consulado ......
Fico feliz que seu processo esta andando e que voce fez valer seus direitos e RECLAMAR e acho ate que seria legal ter exigido a presenca do Consul ou o Vice na hora pra poder mostar a eles que nos brasileiros vamos ate o fim.
Obrigado pelo seu relato e desculpe qualquer coisa.
Abracos
Sem problemas, so queria ajudar e minha experiencia nao foi das melhores por la. Da proxima vez eu vou usar o escritorio em Manchester, que eh bem mais perto da minha casa e parece que o antendimento eh melhor.
Relatei o que aconteceu comigo ate pra filha do Celso saber o que pode acontecer com ela... pq pelo visto eles sao de lua por la, ne?
Eh, vc me deu uma boa ideia, da proxima vez (que eu espero nao precisar, mas, nunca se sabe), vou pedir pra chamarem o Consul, sim.
Obrigada pela dica tb.
Entao tive problemas com o "sistema computacional" deles e bati o pe ate eles resolverem pra mim e sem custo adicional.
E a burocracia dos orgaos publicos que nos atrapalha.
Obrigado a todos.
Agora entendi o que vc fez Paulo, estou pensando em fazer o mesmo, mas como a Cibele disse, "vai entendenter esse consulado".
Fica parecendo Loteria.
Mas se for ver bem não é diferente daqui do Brasil, nos orgãos públicos cada um fala uma coisa.
Aproveito aqui para perguntar.
Estou no Brasil, posso tirar por aqui o Cartão do Cidadão? E como faria?
Abraços
Celso