Retificação de certidão com gênero errado
Carolina Carneiro
Member
Bom dia, caros colegas do fórum,
quando finalmente consegui achar o assento de baptismo do meu bisavô português, percebi que ele está com o gênero errado. Todos os outros dados estão corretos: a data de nascimento, o nome dos pais, avós, a origem de todos eles, o local e tudo mais. Agora vem a dúvida: sendo ele nascido em Cedofeita, Porto, a quem posso me dirigir para realizar a retificação desse documento? Precisarei de advogado? Vocês sabem quais documentos serão necessários para a retificação, qual o custo e o tempo necessários?
Muito obrigada pela ajuda.
Um ótimo dia a todos.
quando finalmente consegui achar o assento de baptismo do meu bisavô português, percebi que ele está com o gênero errado. Todos os outros dados estão corretos: a data de nascimento, o nome dos pais, avós, a origem de todos eles, o local e tudo mais. Agora vem a dúvida: sendo ele nascido em Cedofeita, Porto, a quem posso me dirigir para realizar a retificação desse documento? Precisarei de advogado? Vocês sabem quais documentos serão necessários para a retificação, qual o custo e o tempo necessários?
Muito obrigada pela ajuda.
Um ótimo dia a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
https://ibb.co/i3anby
Registro do casamento de Mario de Lima Santos no Brasil:
https://ibb.co/bzwqUJ
mãe, D. Ermelinda, resta uma fotografia tirada em Vizela. Veio para o Brasil (Pelotas) ainda menino, enriquecendo ao cabo de alguns anos. Homem elegante e educado, passou uma parte da existência sôbre os mares do mundo. Do Extremo Oriente, trouxe preciosas porcelanas, ainda em poder dos descendentes, havendo levado, pelo menos uma vez, a espôsa e a filha (Esther), a conhecer sua família em Portugal. Já no fim da idade madura perdeu a maior parte da fortuna conquistada, falecendo afinal (depois de 1912), a bordo, quando regressava da Europa para passar o Natal com seu segundo filho e espôsa. Existe dele um grande retrato a óleo, salvo engano, de Mestre Cervásio.
Deixou os seguintes filhos, que tomaram o apelido LIMA SANTOS ou SANTOS (58): Alvaro, Francisco de Paula, Mario, Heitor, Heraclito, Antonio, José, Esther e Ida.
Aliás, o Mario foi, com quase 100% de certeza, o único filho levado para nascer em Portugal. Todos os outros nasceram em Pelotas. O Mario só ficou em Portugal até os 2 ou 3 meses de vida e depois foi trazido de volta para o Brasil, onde viveu a vida inteira.