Nacionalidade por avó

Olá, tenho algumas duvidas: Gostaria de pedir a nacionalidade do meu pai, através de sua avó. Ela nasceu aqui em Portugal, e foi para o Brasil com 2 anos.
Tantos os avós de meu pai, quanto seus pais e minha mãe são falecidos. A certidão com o assento da avó eu já tenho..

1 duvida: Tenho que ter todas as certidões de nascimento, casamentos e óbitos em alto teor? Tenho que transcrever tudo?

2 duvida: Todas elas devem ter apostilamento de Haia, levadas ao Itamarati e consulado no Brasil? Mesmo eu trazendo tudo para dar entrada diretamente aqui em Portugal? O apostilamento não substitui o tal selo branco?

3 duvida: A apresentação de laço de afetividade é obrigatória, já que a mãe de meu pai é falecida?

Observação relevante (eu acho): Resido em Portugal mas ainda não tenho visto de residência. Possivelmente farei meu pedido conseguinte ao do meu pai, caso saia antes da minha resposta do SEF.

Obrigada pela atenção.

Comentários

  • editado July 2018
    @Viviianeragel o mais importante antes de qualquer coisa é comprovação de laços efetivos com a comunidade portuguesa.Se vc mora ha mais de 6 anos vc pode pedir a aquisicão de nacionalidade por tempo de residencia.

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:

    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
  • Essa é a questão. Meu pai não veio ainda para Portugal e não participa de grupos no Brasil. Estou aqui apenas há 6 meses. Minha tia que mora aqui há mais de 30 anos. A irmã de meu pai.
  • @viviianerangel por enquanto vc só pode ficar legalmente como turista por 3 meses ou se estiver trabalhando, o visto de trabalho.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.