cidadania portuguesa
Boa noite,
Sou neta de portugues por parte de mae. Meu avo era portugues.
Meu avo veio para o Brasil,casou com minha avo e teve minha mae que ainda é viva.
Como faço para entrar com o pedido de cidadania portuguesa.
Tenho a certidao de casamento do meu avo, sei local de nascimento e filiaçao.
Desde já agradeco atencao
Sonja Lemos
Sou neta de portugues por parte de mae. Meu avo era portugues.
Meu avo veio para o Brasil,casou com minha avo e teve minha mae que ainda é viva.
Como faço para entrar com o pedido de cidadania portuguesa.
Tenho a certidao de casamento do meu avo, sei local de nascimento e filiaçao.
Desde já agradeco atencao
Sonja Lemos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Voce pode entrar com pedido por atribuição (antes é necessário tirar a cidadania da sua mãe). Ou fazer por aquisição (pulando a sua mãe), neste caso vc terá dificuldades em tirar a cidadania dos seus filhos caso já tenha filhos. Aqui na comunidade aconselhamos fazer por atribuição já que é mais rápido, não precisará de muitos documentos e ainda poderá transmitir a cidadania para seus filhos sem nenhum problema.
Para fazer por atribuição verifique se o seu avô foi o declarante do nascimento da sua mãe. Se foi o seu avô o declarante do nascimento dela vc deverá enviar a certidão de nascimento da sua mãe de inteiro teor legalizada no Itamaraty e consulado, junto com a xerox do RG ou passaporte dela legalizada no consulado e também o requerimento modelo 1C com firma reconhecida presencialmente e preenchido com os dados da sua mãe e os dados do seu avô junto com o comprovante do "dinheiro certo" no valor de 175 Euros que é feito pelo correio destinado a CRC.
Depois que sair a cidadania da sua mãe vc deverá repetir o processo, dessa vez com o seus dados e documentos.
Caso sua mãe não foi a declarante do seu nascimento vc deverá antes averbar o casamento dela em PT diretamente ou através do consulado.
No início parece algo complicado, mas conforme vc vai fazendo, vc descobre que é facinho.
Então o primeiro passo é verificar quem foi o declarante do nascimento da sua mãe. Depois que vc responder iremos ao segundo passo.
o Serginho já te adiantou bastante coisa!
Tudo começa com a certidão de nascimento de seu avô. Para localizá-la em Portugal vc precisa desses dados de seu avô:
- nome completo:
- data de nascimento:
- nome dos pais:
- freguesia:
- concelho:
Se seu avô nasceu há mais de 100 anos, a certidão vai estar arquivada no Arquivo Distrital que cobre a freguesia.
Bom Dia Serginho e Lara,
Primeiro quero agradecer a resposta e atençao de vcs. É muito bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar e compartilhar informaçoes.
Sobre os dados do meu avo, sei que ele nasceu na freguesia de Almagreira, conselho de Pombal, centro administrativo de Leiria. Fiz a solictaçao de cartidao de nascimento ao Arquivo distrital de Leiria, pois a certidao dele é de 1900.
Ainda nao obtive resposta sobre o pedido. Nao sei se tenho que fazer em outro local.
Na certidao de nascimento da minha mae, consta que o pai é Joao Rodrigues, natural de Portugal.
E na minha certidao de nascimento, consta o nome dos meus avos paternos e materno, portanto consta que Joao Rodrigues era meu avo.
O que mais é necessario fazer?
Mais uma vez obrigada
Sonja
quando foi que vc fez o contato com o arquivo de Leiria? tente ligar lá pra ver como vão as pesquisas.
Se foi seu avô o declarante do nascimento de sua mãe, não será necessário transcrever o casamento de seus avós.
Foi seu pai quem declarou seu nascimento? Essa informação está na sua certidão de nascimento. Se foi seu pai e não sua mãe, então vc precisará transcrever o casamento de seus pais antes de dar entrada no seu pedido.
Vc terá que fazer dois processos de atribuição, primeiro o da sua mãe e depois o seu.
Olá Lara,
Vou ligar para Leiria sim, obrigada pela dica.
O meu avo foi o declarante na certidao de nascimento da minha mae.
E na minha foi o meu pai. Como faço para transcrever o casamento dos meus pais?
Obrigada
o casamento dos seus pais so pode ser transcrito no Consulado ou pessoalmente em Portugal, podendo tambem ser feito em Portugal atraves de um procurador.
Mas a transcricao so podera ser feita, depois que a sua mae adquirir a cidadania.
Obrigada
Bom Dia,
Já fiz a solicitaçao da certidao de nascimento do meu avo ao arquivo distrital de Leiria, pelo portal deles e por e-mail e ate agora nao recebi retorno. Amanha vou ligar lá para saber noticias.
Em outubro vou para a Espanha, e se for necessario vou ate Portugual para buscar o documento.
Se eu for mesmo, alem de pegar a certidao de nascimento do meu avo, tem mais alguma coisa que eu posso já fazer la em Portugual ???
desde já obrigada.
se a certidao estiver em Leiria, eh provavel que chegue antes de voce viajar, e ai nao precisa ir ate la so pra isso, de qualquer forma, se voce vai a POrtugal, ja pode dar entrada na atribuicao da sua mae, ja leve os documentos necessarios:
1. Certidao de nascimento da sua mae, legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Copia autenticada do RG, legalizada no Consulado.
3. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente pela sua mae no Consulado.
4. Certidao de nascimento do portugues original ou apenas os dados dessa certidao anotados no formulario 1C.
So isso, em Lisboa procure o CNAI, tem o endereco no guia de ajuda.
Abçs
Olá, recebi hoje a certidao do meu avo. Veio do Arquivo distrital de Leiria.
Está como cerditao de nascimento paroquial.
Minha pergunta, é essa mesma a certidao que precisamos ????
É essa mesmo, pois antigamente não tinha registro de nascimento, so de batismo, vc pode anexar essa certidão ao formulario que vai enviar juntos com os docs.
Mesmo esquema meu. As meninas te orientaram bem, não tenho a acrescentar.
Sugiro que só passe no consulado para legalizar documentos e envie direto pra CRC.
Saudações,
Alexandre.