cidadania portuguesa

Boa noite,

Sou neta de portugues por parte de mae. Meu avo era portugues.
Meu avo veio para o Brasil,casou com minha avo e teve minha mae que ainda é viva.
Como faço para entrar com o pedido de cidadania portuguesa.
Tenho a certidao de casamento do meu avo, sei local de nascimento e filiaçao.

Desde já agradeco atencao

Sonja Lemos

Comentários

• Sonja

Voce pode entrar com pedido por atribuição (antes é necessário tirar a cidadania da sua mãe). Ou fazer por aquisição (pulando a sua mãe), neste caso vc terá dificuldades em tirar a cidadania dos seus filhos caso já tenha filhos. Aqui na comunidade aconselhamos fazer por atribuição já que é mais rápido, não precisará de muitos documentos e ainda poderá transmitir a cidadania para seus filhos sem nenhum problema.
    Para fazer por atribuição verifique se o seu avô foi o declarante do nascimento da sua mãe. Se foi o seu avô o declarante do nascimento dela vc deverá enviar a certidão de nascimento da sua mãe de inteiro teor legalizada no Itamaraty e consulado, junto com a xerox do RG ou passaporte dela legalizada no consulado e também o requerimento modelo 1C com firma reconhecida presencialmente e preenchido com os dados da sua mãe e os dados do seu avô junto com o comprovante do "dinheiro certo" no valor de 175 Euros que é feito pelo correio destinado a CRC.
    Depois que sair a cidadania da sua mãe vc deverá repetir o processo, dessa vez com o seus dados e documentos.
    Caso sua mãe não foi a declarante do seu nascimento vc deverá antes averbar o casamento dela em PT diretamente ou através do consulado.
    No início parece algo complicado, mas conforme vc vai fazendo, vc descobre que é facinho.
    Então o primeiro passo é verificar quem foi o declarante do nascimento da sua mãe. Depois que vc responder iremos ao segundo passo.
  • Sonja

o Serginho já te adiantou bastante coisa!

Tudo começa com a certidão de nascimento de seu avô. Para localizá-la em Portugal vc precisa desses dados de seu avô:

- nome completo:
    - data de nascimento:
    - nome dos pais:
    - freguesia:
    - concelho:

Se seu avô nasceu há mais de 100 anos, a certidão vai estar arquivada no Arquivo Distrital que cobre a freguesia.
  • cidadania portuguesa

Bom Dia Serginho e Lara,

Primeiro quero agradecer a resposta e atençao de vcs. É muito bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar e compartilhar informaçoes.
    Sobre os dados do meu avo, sei que ele nasceu na freguesia de Almagreira, conselho de Pombal, centro administrativo de Leiria. Fiz a solictaçao de cartidao de nascimento ao Arquivo distrital de Leiria, pois a certidao dele é de 1900.
    Ainda nao obtive resposta sobre o pedido. Nao sei se tenho que fazer em outro local.

Na certidao de nascimento da minha mae, consta que o pai é Joao Rodrigues, natural de Portugal.
    E na minha certidao de nascimento, consta o nome dos meus avos paternos e materno, portanto consta que Joao Rodrigues era meu avo.

O que mais é necessario fazer?

Mais uma vez obrigada

Sonja
  • oi Sonja

quando foi que vc fez o contato com o arquivo de Leiria? tente ligar lá pra ver como vão as pesquisas.

Se foi seu avô o declarante do nascimento de sua mãe, não será necessário transcrever o casamento de seus avós.

Foi seu pai quem declarou seu nascimento? Essa informação está na sua certidão de nascimento. Se foi seu pai e não sua mãe, então vc precisará transcrever o casamento de seus pais antes de dar entrada no seu pedido.

Vc terá que fazer dois processos de atribuição, primeiro o da sua mãe e depois o seu.
  • cidadania portuguesa

Olá Lara,

Vou ligar para Leiria sim, obrigada pela dica.

O meu avo foi o declarante na certidao de nascimento da minha mae.
    E na minha foi o meu pai. Como faço para transcrever o casamento dos meus pais?

Obrigada
  • Sonja,

o casamento dos seus pais so pode ser transcrito no Consulado ou pessoalmente em Portugal, podendo tambem ser feito em Portugal atraves de um procurador.

Mas a transcricao so podera ser feita, depois que a sua mae adquirir a cidadania.
  • Ok Cibele, vou aguardar entao. Acho que é melhor um passo de cada vez né ??

Obrigada
  • informaçoes

Bom Dia,

Já fiz a solicitaçao da certidao de nascimento do meu avo ao arquivo distrital de Leiria, pelo portal deles e por e-mail e ate agora nao recebi retorno. Amanha vou ligar lá para saber noticias.
    Em outubro vou para a Espanha, e se for necessario vou ate Portugual para buscar o documento.
    Se eu for mesmo, alem de pegar a certidao de nascimento do meu avo, tem mais alguma coisa que eu posso já fazer la em Portugual ???

desde já obrigada.
  • Sonja,

se a certidao estiver em Leiria, eh provavel que chegue antes de voce viajar, e ai nao precisa ir ate la so pra isso, de qualquer forma, se voce vai a POrtugal, ja pode dar entrada na atribuicao da sua mae, ja leve os documentos necessarios:

1. Certidao de nascimento da sua mae, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    2. Copia autenticada do RG, legalizada no Consulado.
    3. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente pela sua mae no Consulado.
    4. Certidao de nascimento do portugues original ou apenas os dados dessa certidao anotados no formulario 1C.

So isso, em Lisboa procure o CNAI, tem o endereco no guia de ajuda.
  • Ok Cibele, obrigadíssimo !!!
    Abçs
  • duvida

Olá, recebi hoje a certidao do meu avo. Veio do Arquivo distrital de Leiria.
    Está como cerditao de nascimento paroquial.
    Minha pergunta, é essa mesma a certidao que precisamos ????
  • Sonja

É essa mesmo, pois antigamente não tinha registro de nascimento, so de batismo, vc pode anexar essa certidão ao formulario que vai enviar juntos com os docs.
  • Olá Sandra, muito obrigada pela resposta.
  • Sonja

Mesmo esquema meu. As meninas te orientaram bem, não tenho a acrescentar.

Sugiro que só passe no consulado para legalizar documentos e envie direto pra CRC.

Saudações,

Alexandre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.