DÚVIDAS

Pessoal, boa noite.

Meu pai é filho de portugueses, tanto meu avô quanto a minha avó nasceram em Portugal porém casaram somente aqui no Brasil.

Estou indo em agosto para Portugal e penso em levar pessoalmente os documentos para dar entrada no processo dele e do meu por atribuição, creio que seja mais prático do que pular meu pai e tirar direto pelos meus avós (ambos vivos).

Além da certidão de inteiro teor minha e do meu pai, por cópia repográfica apostilada.
Certidão de casamento e nascimento dos meus avós (preciso apostilar? Preciso transcrever o casamento deles? Meu avô quem declarou o nascimento do meu pai)
Preciso transcrever o casamento dos meus pais para dar entrada na minha após? Meu pai que declarou meu nascimento.

Além disso e do formulário a ser preenchido na frente do funcionário do consulado, há algo mais que eu precise para dar entrada?
Preciso apostilar quais documentos alem desses e certificado escolar?


Agradeço desde já a ajuda de todos!

Comentários

  • editado July 2018
    @ElaineGuerra vc precisa transcrever o casamento dos avós antes do inicio do processo do seu pai pq ambos eram portugueses.
    Para atribuição do seu pai.
    Copia do assento de nascimento do português.
    Certidao de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    Cópia do R.G apostilado (com até 10 anos)
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade.
    Vale postal de €175 euros.

    Para transcrever o casamento dos avós :

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Vlad, eu consigo transcrever o casamento dos meus avós direto de Portugal? O único documento que eu não tenho é a certidão de nascimento da minha avó. Tenho a de casamento deles e a certidao de nascimento do meu avô.
    Como tirar esses documentos em Portugal?
    Todas as conservatórias exigem transcrição de casamento? Li algo que alguma em específico não pedia!

    Obrigada pela sua ajuda!!
  • Elaine GuerraElaine Guerra Member
    editado July 2018
  • editado July 2018
    @ElaineGuerra vc precisa sim fazer a transcrição de casamento e vai precisar da certidãp de nascimento de ambos os avós+ a certidao de casamento.Se não tem a certidão da avó , abra uma discussão e passe o dados dela para ver se alguém localiza pra vc.Para fazer direto em Portugal vc terá q levar os documentos na conservatoria e fazer o agendamento para dar entrada no processo.
  • @VladPen elas precisam ser de inteiro teor ou apostiladas ou apenas uma cópia simples?

    Desculpe a ignorância, fui pega de surpresa com a oportunidade de ir pra Portugal!
  • editado July 2018
    @Elaine as certidoes portuguesas copias originais e a certidão brasileira de inteiro teor apostiladas.
  • @VladPen, acabei de ver no passaporte novo dos meus avós que já está como casados e tem um recibo grampeado da transcrição de casamento.
    Essa etapa já foi concluída entao ou preciso fazer mais alguma coisa com relação a isso?

    Mais uma vez, desculpe a insistencia no assunto é que até agora me sinto perdida! Rs
  • editado July 2018
    @ElaineGuerra se o casamento dos avós ja foi transcrito , um trabalho a menos.Basta juntar os documentos e dar entrada na atribuição do seu pai.Tem q ser um processo de cada vez.
  • @VladPen, Então nao preciso tirar de inteiro teor?
  • @Elaine a certidão reprográfica já é de inteiro teor.

    Para atribuição do seu pai.
    Copia do assento de nascimento do português.
    Certidao de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    Cópia do R.G apostilado (com até 10 anos)
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade.
    Vale postal de €175 euros.
  • Obrigada! @VladPen!
    Perguntei em outro tópico se precisarei levar duas certidoes de inteiro teor do meu pai pra depois dar entrada na minha ou se posso usar os mesmos documentos?
  • @VladPen, deduzo que quando a dele sair já nao precisarej de documentos do Brasil pois ele terá assento português, correto?
    Então poderei usar apenas a minha certidão de inteiro teor conforme ele está fazendo agora, certo?

    Meu pai é casado com minha mae que é brasileira, ele que declarou meu nascimento, preciso transcrever o casamento do meu pai para dar entrada na minha?
  • @Elaine não precisa transcrever o casamento se o processo for feito na ACP do Porto.
  • Então...@Vlad Pen, aproveitando o gancho do caso da @Elaine Guerra, que se parece com o meu, não vai precisar das certidões de óbito dos Portugueses (se for o caso...)? Ou preciso enviar? Digo isso porque tirei as certidões de óbito deles! Devo enviar? (fico com receio de cobrarem transcrição de óbito....
  • @RafaFCunha somente se for para comprovação de nome. Nascidos antes de 1911 eram registrados apenas com o primeiro nome. Por conta disso, as Conservatórias pedem um documento adicional: a certidão de casamento ou de óbito, em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. ! Obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.