Ajuda para encontrar Registo de Baptismo, 1880

Olá! Meu nome é Rebeca, brasileira, e procuro o registo de baptismo de meu tataravô português. Meu avô, que é neto dele, é vivo e por isso procuro esse registo para pedir a cidadania através dele.

Não sabemos o local de nascimento dele ao certo. Por conversas na família e um livro publicado sobre a história dele (Raízes de Coxim), suspeitamos ser do Distrito de Faro. Já busquei os registos paroquiais de 1880 e 1881 mas ainda sem sucesso. Abaixo seguem os dados que temos:

NOME: José da Cruz Bandeira
NASCIMENTO: 22 de setembro de 1880
PAI: José da Cruz Bandeira
MÃE: Antônia Romana da Cruz Bandeira (solteira - Antônia Romana da Cruz)

PROVÁVEL CHEGADA NO BRASIL: 1898 a 1905
CIDADE DE CHEGADA NO BRASIL: Porto de Corumbá - Coxim
ESPOSA: Maria D’Abadia Ferreira Bandeira (brasileira)
CASAMENTO: 09 de setembro de 1905
ÓBITO: 01 de julho de 1918

Casamento e óbito foram no Brasil. Na certidão de casamento dele diz apenas que ele é português, mas não diz a cidade de origem.

Por favor, quem puder me ajudar a encontrar o registo de baptismo dele estará ajudando a mim e a toda a minha família. Ficaremos muito gratos!!

Comentários

  • editado July 2018
    @Rebeca para atribuição de netos de portugueses é necessário a comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa. Seu avô possue esses laços?

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:

    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.

  • @Vlad Olá! Obrigada pela resposta. No caso seria esta última opção. Estivemos a pesquisar a respeito desta exigência.
  • Olá!!

    Em uma pesquisa no Livro de Registro de Passaportes em Lisboa, encontrei um nome que acredito ser ele:

    https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5782970

    na página 110, número 305 (22 de março de 1902)


    A partir dessa informação, onde mais devo procurar? Este número "305" é algum registro que posso buscar mais sobre a origem dele?

    Agradeço muito quem puder me ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.