Orientações
Depois de passado um bom tempo, voltei.., fui o mês passado pra portugal/ espanha, foi uma viagem curta apenas pra ter noção do que realmente quero...
E agora mais do que nunca decidida a ir em busca da minha cidadania.
Bem ja tenho o docto/certidao do meu averbada em mãos...
Dúvidas:
Preciso da do meu pai(falecido) e a minha entao? (meu pai é o filho do portugues)
de inteiro teor as duas...
Percebi que ta saindo rapido ,pelo que vi uma das ultimas pessoas que postaram: +/- 4 meses, so nao sei se ela por naturalização ou atribuição, mas fiquei mais animada .
Bem vou pedir as duas certidoes ainda esta semana ,e depois ..ja tem algo mais que eu possa fazer? pra adiantar?
Olha tava meia afastada daqui e tou meio desorientada (rs)...
Aguardo orientações....
E parabens a comunidade, percebi que cresceu muiiiito ....!
Abraços....Lu
E agora mais do que nunca decidida a ir em busca da minha cidadania.
Bem ja tenho o docto/certidao do meu averbada em mãos...
Dúvidas:
Preciso da do meu pai(falecido) e a minha entao? (meu pai é o filho do portugues)
de inteiro teor as duas...
Percebi que ta saindo rapido ,pelo que vi uma das ultimas pessoas que postaram: +/- 4 meses, so nao sei se ela por naturalização ou atribuição, mas fiquei mais animada .
Bem vou pedir as duas certidoes ainda esta semana ,e depois ..ja tem algo mais que eu possa fazer? pra adiantar?
Olha tava meia afastada daqui e tou meio desorientada (rs)...
Aguardo orientações....
E parabens a comunidade, percebi que cresceu muiiiito ....!
Abraços....Lu
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
segue a relacao de documentos para naturalizacao:
DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDADE
- Certidão de nascimento de Inteiro teor do Nacional Português.
- Certidão de nascimento de Inteiro teor do filho(a) do português(a).
- Sua Certidão de nascimento de Inteiro teor.
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR , legalizadas no Itamaraty e no Consulado Português no Brasil.
- Copia autenticada do seu RG, legalizada no Consulado.
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento( historico escolar, com as notas de português). Nao precisa de selo consular.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal. Não precisa de selo consular.
- Requerimento preenchido e assinado presencialmente no Consulado.
Fazer o pagamento de 175 euros no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo, colocar o comprovante do vale no envelope e enviar para a CRC por sedex mundi que chega em 3 dias uteis.
e ouvi dizer que tem um documento pra preencher tambem ,que documento é esse?
bem hj ja dei entrada nas certidoes de inteiro teor....
*um pequeno detalhe, o nome do meu pai na certidao de nascimento ta sylvio com "Y", mas o nome dele era com a letra"i"...tem algum problema?
ainda nao peguei a minha de inteiro teor em maos, mas tenho absoluta certeza que esta com a letra "i".
Bem por enquanto é so isso ..irei postando ,assim que forem chegando os doctos, se tiver dúvidas..
abraço...Lu
Eu sou casada ,mas ate hj ainda uso o meu RG com o nome de solteira , na certidao de casamento mudei meu nome , ou seja acrescentei o sobrenome do meu marido, so que nunca mudei meus doctos, apenas o meu passaporte eh com o nome de casada.
Bem precisarei fazer um novo RG com o nome de casada?
se puder me exclarecer essa duvida ,agradeço...
tanto faz o documento com o nome de solteira ou de casada, mas se quiser, pode usar o passaporte como documento de identificacao. Saiba que a sua naturalizacao vai sair com o nome de solteira, seu nome, em Portugal, so vai mudar para o de casada, depois que fizer a transcricao do casamento.
Li em algum lado que para solicitar BI e Passaporte em Portugal tiveram que apresentar 2 documentos de identificação. Pergunto: se a Luciana não tem 2 documentos com o mesmo nome não haveria problema?
Não seria melhor aproveitar o embalo e mudar o RG?
eles pedem dois documentos de identificacao quando vai tirar o BI em Portugal, eu apresentei meu passaporte brasileiro com o nome de casada e minha carteira de motorista com o nome de solteira, eles entendem as diferencas, e olha que nem a transcricao eu havia feito na epoca, e nao tive que provar nada, so pela filiacao e data de nascimento deduz ser a mesma pessoa !
Ah bom! Então não há problema!!!
Obrigada pelo esclarecimento.
Obrigada pelas informaçoes..
Bem o meu caso eh parecido ,ou igual(rs)
Tenho o RG com o nome de solteira
carteira de motorista nome de solteira
e o passaporte nome de casada
Pelo que entendi isso nao tera problemas....
Entao tem um docto que terei que preencher no consulado, o conteudo eh o que?
abços..LU
Na Guia de Ajuda da comunidade há informação.
Copiei de lá o link abaixo. Espero que lhe sirva.
REQUERIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE NACIONALIDADE
Para netos de portugueses
Postado pela Sandra
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn
Oi obrigada pela ajuda, assim quando eu for preencher ja sei o conteudo e ja levo um rascunho de casa...
Bem hj dei entrada na certidao minha de inteiro teor...sai as duas ..as minha e a do meu pai na quinta-feira, ai acho que ja posso levar no consulado daqui de Santos.
Vou postando aqui as noticias...e espero que dê tudo certo!
pois como te disse e ja sei que vc ja respondeu....o meu passaporte eh de casada....
nao vou levar o RG pois alem de tudo ele eh plastificado..e sei que nao tão aceitando mais ,e ultimamente so uso o de Habilitação
Desculpe por tantas dúvidas...
e obrigada....mais uma vez....
Olá!
Sou neta de portugueses por parte de mãe, minha mãe já é falecida assim, no meu caso o processo é por naturalização. Os documentos estão sendo providenciados, inclusive a certidão de nasc. de meu avô já chegou de Coimbra.
Observando algumas postagens do fórum dessa comunidade li que por naturalização há algumas perdas de vantagens e há a possibilidade de ser negada a cidadania. Gostaria que, se possível, você me explicasse quais são as desvantagens. Apesar que no meu caso não há como ser por atribuiçao.
Aguardo Resposta
Muito Obrigada
Não se esqueça de na hora de assinar o formulário no consulado assinar do mesmo jeito que está no passaporte.
abços..LU
Tive um problema. Fui aos correios e a atendente me informou q era necessário o número de um CPF ou CNPJ pra eu poder enviar o dinheiro a conservatória, fiquei sem entender e voltei pra casa.
Oq é realmente necessário levar pra enviar o dinheiro certo? Como vcs fizeram?
Só chegar lá e comprar ou tem mais alguma coisa?
Obrigado.
Voce precisa do CPF da pessoa que estará enviando o dinheiro para a CRC.
Ah sim...Então não é necessário número de registro da conservatória e sim o CPF da pessoa q for enviar os documentos, é isso?
É pq eu fui nos correios a atendente me disse q precisava de um número da própria conservatória, como se fosse um CNPJ, senão eu não poderia enviar o dinheiro, pois não bastava só o CPF de quem está enviando...fiquei sem entender!
Vo procurar outro correio então.
Agradeço a ajuda.
Obrigada Lara pela explicação. Um abraço
Oi...
Bem hj liguei pro consulado de minha cidade ,e pelo menos informaram que nao precisa marcar pra levar os documentos pra colocar o selo consular, e o preço eh cr$ 30,28 cada documento.
Então , preciso levar no consulado:
minha certidao de inteiro teor
certidao de inteiro teor do meu pai(filho do portugues)
e no caso o passaporte(copia uatenticada) como documento de identificação.
E preencher ( nao sei se posso ja levar preenchido o requerimento)
e assinar la na hora..
Queria saber se é isso mesmo que escrevi acima, ou falta algo?
desculpe por tantas dúvidas ,mas da um medo de errar(rs)
Agradeço novamente pela atenção..
bjus
Lu
sao so esses documentos para serem legalizados, e o formulario pode levar preenchido, deixa pra assinar na hora, na frente do funcionario do consulado. E depois, nao esquece de juntar o restante da documentacao, a ser enviada a Portugal.
Nesse formulário que vou levar preenchido pro consulado, preencho com o nome de solteira ou de casada?
Os meus antecendetes criminais : peço com o nome de solteira ou de casada?( isso vou pegar amanha ,sai na hora.
Como descrevi anteriormente:
De casada o único documento que tenho eh o passaporte ,até porque eles pedem certidao de casamento pra quem eh casada, e por isso saiu com nome de casada, o restante todos sao em nome de solteira.
obrigada e desculpem por tantas dúvidas ,mas nao sei se ha casos como o meu ,dessa bagunça de documento de casada e solteira..(rs)
faca tudo com o nome que voce usa atualmente, se eh o nome de casada, entao preencha o formulario e peca o antecedentes criminais assim.
Eu so uso o nome de solteira, o unico documento que tenho com o nome de casada eh o passaporte como expliquei ,entao nao ha problemas se eu fizer TUDO com o nome de solteira e assim mesmo levar pro colocar o selo o docto de casada?(o passaporte)
Obrigada!!!
Hj fui ao cartorio pegar as certidoes de inteiro teor, a do meu pai veio tudo certinho, mas a minha nao veio averbado o meu casamento ,tem algum problema? ou preciso averbar?
Agora caso nao haja a necessidade ,dessa averbação ..penso eu que seria melhor eu tirar a copia do documento de habilitação( que la eh com nome de solteira)e nao do passaporte que eh de casada...ai olha minha cabeça ta uma baita confusao, ate por minha culpa(rs)....
Desculpem...por tantas dúvidas ,mas quero fazer tudo certinho na medida do possivel..
beijoes...Lu
aguardo ansiosamente essas dúvidas serem sanadas!!!!
seu caso eh como o meu, na epoca que fiz minha atribuicao, somente meu passaporte estava com o nome de casada, todo o resto era o nome de solteira, mas meu nome atual e que eu uso eh o de casada, mesmo com documentos antigos ( que na verdade agora, ja estao atualizados ). O mesmo pra voce, seu nome e estado civil atual eh de casada, entao preencha o formulario com o nome de casada, minha certidao eu pedi pra averbar o casamento, fica mais facil, mas se nao esta, entao envia a certidao de casamento sem nenhuma legalizacao, so mesmo pra constar a mudanca de nome.
Olha eu nao uso nome de casada pra nada, so tive que fazer o passaporte porque na hora tinha que apresentar a certidao de casamento e o rapaz mudou na hora ,eu mesma tinha prenchido com o nome de solteira ,ate porque o unico documento que tenho eh a certidao de casamento, entao acho estra nho eu fazer tudo em nome de casada ,se tudo eh com o nome de solteira, e somente o passaporte que posso ou nao usar como documento...
Olha ,ainda tou confusa com isso ....mas obrigada
pra efeito de nacionalidade, como ja falei, tanto faz preencher nome de solteira ou casada, entao, fica a seu criterio.
Mas me intrometendo na questao pessoal do nome, legalmente seu nome mudou, e caso venha a ter filhos, ai eh que vai embananar tudo, se quiser continuar a usar documentos com nome de solteira, sera a maior confusao, porque seus filhos vao adotar a mae com o nome de casada, na hora de fazer documentos, autorizacoes, etc., pra eles, ou qualquer outro assunto que precise provar filiacao, voce vai ter que andar com a sua certidao de casamento, pra provar que o A eo B sao a mesma pessoa, mas hoje em dia, quando casa, da pra escolher, se quiser, pode manter o nome de solteira e ai nao muda nada.