Help me please!

Ola pessoal.....

alguem pode m esclarecer alguma duvidas???

estou iniciando o processo de nacionalidade por atribuicao.

1. meu avo e portugues, entao estou iniciando a atribuicao ao meu pai;
2. verifiquei q via CRC Lisboa e menos burocratico;
3. ja tenho a certidao de nascimento (inteiro teor) do meu pai, estou encaminhando para legalizar no Itamaraty;
4. qual o meu proximo passo???
5. quais documentos eu ainda preciso??

Obrigada,

Comentários

• OU se vc nao tiver filhos e NAO for do interesse do seu pai a cidadania, somente seu interesse, pode fazer por naturalização avô-neto, leva uns 7/8 meses mas dai vc gasta com somente um processo.

Caso resolva mudar fique atenta que os documentos e o formulário sao diferentes.
  • Juliana,
    O formulário C1 sempre tem que ser legalizado no Consulado caso tenha sido assinado em um cartório e tido a firma reconhecida por autenticidade. E estamos falando do consulado em São Paulo que cobre também Mato Grosso do Sul.
    Se não está em Sao Paulo, por favor informe-se no consulado português da sua região como proceder.
    Se quiser poste aqui de onde é e as demais dúvidas para que os amigos a ajudem.
    Sorte!
  • Wellington,

essa de nao legalizar o formulario 1C no Consulado eh novidade, ninguem aqui correu esse risco, a regra eh assinar presencialmente no cartorio e legalizar no Consulado, ou assinar no proprio Consulado.

Nao sei se foi sorte ou nao, soh sei que na CRC tudo pode acontecer !
  • Wellington,
    Também me surpreendo, pois não havia lido nesta comunidade que não legalizar no consulado ou não assinar presencialmente no mesmo fosse possível.
    Eu não me arriscaria, pois imagine a mão-de-obra de mandar tudo e voltar por um detalhe que pode ser facilmente resolvido? Ao mandar legalizar a certidão envia-se o C1 e paz mental!
    Enfim, vivendo e aprendendo.
  • Pessoal,
    Agradeco pela atencao!

Wellington,

o declarante do nascimento do meu pai foi o meu avo! entao acho que fica mais facil ...

agora vou providenciar o formulario 1C, e legalizar ele e os demais documentos no Consulado! quanto a proximidade de onde resido nao havera problemas, estou relativamente proxima do Consulado aqui em SP.

Grata pelos esclarecimentos,
    abs
  • Denise,

Entao mesmo com autenticidade do cartorio, tenho que legalizar no Consulado?!

outra duvida que me surgiu, foi o fato do meu pai ser casado!

verifiquei que via Consulado SP, a certidao de casamento tem que ser enviada junto com todos os documentos, pois eles ja iniciam o processo de registro de nascimento, transcricao do casamento, BI e passaporte!

mas via CRC Lisboa, ainda na primeira fase tenho que tirar a certidao de casamento do meu pai e averbar em portugal?

Obrigada,

abs.
  • [APAGADO]
  • Juliana,

se voce vai enviar seu pedido pelo correio, esqueca tudo o que o Consulado pede, eles pedem mais documentos e mais processos, se fizer pelo consulado tera que fazer todas as transcricoes de casamento, entao nao adianta ficar se baseando por eles. Se seu avo eh o declarante do seu pai, manda direto pra CRC, eh mais rapido e barato tambem.

Em SP todas as legalizacoes sao feitas pelo correio, nada eh feito pessoalmente, entao seu pai deve sim assinar o formulario 1C no cartorio e mandar legalizar no consulado junto com a certidao de nascimento de inteiro teor e a copia autenticada do RG, e nao esqueca que a certidao de nascimento deve ser legalizada no Itamaraty antes de ser enviada ao Consulado, o endereco do Itamaraty de SP esta no guia de ajuda. Voce ja tem a certidao do seu avo portugues ?

O pagamento de 175 euros voce deve fazer no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo, faca o pagamento qdo for enviar a documentacao para a CRC, envie por Sedex Mundi que chega em 3 dias e eh seguro.
  • Juliana,
    Exatamente como disse a Cibele, diversos companheiros daqui da comunidade tem feito com muito sucesso.
    Tanto o escritorio do Itamaraty em SP como o Consulado Português só recebem documentos para legalização via correio. No Itamaraty não tem que pagar nada. No Consulado sim. Então entra nos respectivos sites (veja a guia de ajuda) e ai encontrará como enviar e a forma de pagamento no Consulado. O serviço de ambos é rápido, mais ou menos 1 semana cada um.
  • Ok Cibele,

vou enviar direto pra CRC!!
    quanto as legalizacoes, entrei no site e consegui os enderecos e valores ....

ja a certidao de nascimento do meu avo, eu nao tenho! sera que consigo solicitar pra CRC?? eles fazem a busca?! demora mto??

obrigada,
  • Ok Denise!

consegui encontrar as informacoes das legalizacoes no site!

obrigada pela informacao.
  • Juliana,
    Você pode solicitar uma certidão do seu avô no Portal do Cidadão, mas precisa dos dados completos: nome, filiação, data e lugar completo de nascimento.
    Se você dispõe de todos esses dados, tambem pode preencher o formulario C1 (para atribuição) e não mandar a certidão e na CRC eles providenciam uma.
  • o Portal da demorando uns 25 dias p/ mandar as certidoes....
  • Ok Denise,

mas nao consigo solicitar no portal pq nao tenho todos esses dados!
    so tenho o nome, data de nascimento e o local.

Obrigada.
  • Juliana,

voce ja tentou buscar informacoes do seu avo no Consulado ? Da uma ligada e pede pra verificar, quem sabe ele tem registro por la. Qual documento voce tem dele ? E se nao conseguir nada no Consulado, pede ajuda pra Rosangela no topico de busca de certidoes, qto mais informacoes melhor.
  • ok, Cibele!

vou tentar dar uma pesquisada no Consulado!! qlq coisa grito a Rosangela.... rs

Obrigada pela ajuda!
  • Pessoal....

seguindo as orientacoes, consegui enviar os documentos para a CRC .....

vcs sabem se tem como monitorar o pedido na CRC??!

agradeco desde ja,

Abcs.
  • Juliana

Se vc estiver fazendo por atribuição, espere uns 15 a 20dias depois da chegada dos docs na CRC e tenta ligar no 0021 351 213817647, que é do setor de atribuição e pede o numero do processo, fornecendo o nome da pessoa que esta requerendo a atribuição.
  • Ok, Sandra!

Obrigada pela informacao.

Abcs
  • Internacional

Esta Comuna esta xiki. Tem ate topico em Ingles. Alguem arrisca pira lingua? Huahauahauahau
  • Sandra

Encaminhei um email para a conservatoria solicitando o numero do processo.

Hoje recebi uma ligacao de uma portuguesa, dizendo que o requerente iria ser posto em contato com o correspondente.

O que isso significa?! que eles irao passar o numero ??!

Grata,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.