Help me please!
Ola pessoal.....
alguem pode m esclarecer alguma duvidas???
estou iniciando o processo de nacionalidade por atribuicao.
1. meu avo e portugues, entao estou iniciando a atribuicao ao meu pai;
2. verifiquei q via CRC Lisboa e menos burocratico;
3. ja tenho a certidao de nascimento (inteiro teor) do meu pai, estou encaminhando para legalizar no Itamaraty;
4. qual o meu proximo passo???
5. quais documentos eu ainda preciso??
Obrigada,
alguem pode m esclarecer alguma duvidas???
estou iniciando o processo de nacionalidade por atribuicao.
1. meu avo e portugues, entao estou iniciando a atribuicao ao meu pai;
2. verifiquei q via CRC Lisboa e menos burocratico;
3. ja tenho a certidao de nascimento (inteiro teor) do meu pai, estou encaminhando para legalizar no Itamaraty;
4. qual o meu proximo passo???
5. quais documentos eu ainda preciso??
Obrigada,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caso resolva mudar fique atenta que os documentos e o formulário sao diferentes.
O formulário C1 sempre tem que ser legalizado no Consulado caso tenha sido assinado em um cartório e tido a firma reconhecida por autenticidade. E estamos falando do consulado em São Paulo que cobre também Mato Grosso do Sul.
Se não está em Sao Paulo, por favor informe-se no consulado português da sua região como proceder.
Se quiser poste aqui de onde é e as demais dúvidas para que os amigos a ajudem.
Sorte!
essa de nao legalizar o formulario 1C no Consulado eh novidade, ninguem aqui correu esse risco, a regra eh assinar presencialmente no cartorio e legalizar no Consulado, ou assinar no proprio Consulado.
Nao sei se foi sorte ou nao, soh sei que na CRC tudo pode acontecer !
Também me surpreendo, pois não havia lido nesta comunidade que não legalizar no consulado ou não assinar presencialmente no mesmo fosse possível.
Eu não me arriscaria, pois imagine a mão-de-obra de mandar tudo e voltar por um detalhe que pode ser facilmente resolvido? Ao mandar legalizar a certidão envia-se o C1 e paz mental!
Enfim, vivendo e aprendendo.
Agradeco pela atencao!
Wellington,
o declarante do nascimento do meu pai foi o meu avo! entao acho que fica mais facil ...
agora vou providenciar o formulario 1C, e legalizar ele e os demais documentos no Consulado! quanto a proximidade de onde resido nao havera problemas, estou relativamente proxima do Consulado aqui em SP.
Grata pelos esclarecimentos,
abs
Entao mesmo com autenticidade do cartorio, tenho que legalizar no Consulado?!
outra duvida que me surgiu, foi o fato do meu pai ser casado!
verifiquei que via Consulado SP, a certidao de casamento tem que ser enviada junto com todos os documentos, pois eles ja iniciam o processo de registro de nascimento, transcricao do casamento, BI e passaporte!
mas via CRC Lisboa, ainda na primeira fase tenho que tirar a certidao de casamento do meu pai e averbar em portugal?
Obrigada,
abs.
se voce vai enviar seu pedido pelo correio, esqueca tudo o que o Consulado pede, eles pedem mais documentos e mais processos, se fizer pelo consulado tera que fazer todas as transcricoes de casamento, entao nao adianta ficar se baseando por eles. Se seu avo eh o declarante do seu pai, manda direto pra CRC, eh mais rapido e barato tambem.
Em SP todas as legalizacoes sao feitas pelo correio, nada eh feito pessoalmente, entao seu pai deve sim assinar o formulario 1C no cartorio e mandar legalizar no consulado junto com a certidao de nascimento de inteiro teor e a copia autenticada do RG, e nao esqueca que a certidao de nascimento deve ser legalizada no Itamaraty antes de ser enviada ao Consulado, o endereco do Itamaraty de SP esta no guia de ajuda. Voce ja tem a certidao do seu avo portugues ?
O pagamento de 175 euros voce deve fazer no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo, faca o pagamento qdo for enviar a documentacao para a CRC, envie por Sedex Mundi que chega em 3 dias e eh seguro.
Exatamente como disse a Cibele, diversos companheiros daqui da comunidade tem feito com muito sucesso.
Tanto o escritorio do Itamaraty em SP como o Consulado Português só recebem documentos para legalização via correio. No Itamaraty não tem que pagar nada. No Consulado sim. Então entra nos respectivos sites (veja a guia de ajuda) e ai encontrará como enviar e a forma de pagamento no Consulado. O serviço de ambos é rápido, mais ou menos 1 semana cada um.
vou enviar direto pra CRC!!
quanto as legalizacoes, entrei no site e consegui os enderecos e valores ....
ja a certidao de nascimento do meu avo, eu nao tenho! sera que consigo solicitar pra CRC?? eles fazem a busca?! demora mto??
obrigada,
consegui encontrar as informacoes das legalizacoes no site!
obrigada pela informacao.
Você pode solicitar uma certidão do seu avô no Portal do Cidadão, mas precisa dos dados completos: nome, filiação, data e lugar completo de nascimento.
Se você dispõe de todos esses dados, tambem pode preencher o formulario C1 (para atribuição) e não mandar a certidão e na CRC eles providenciam uma.
mas nao consigo solicitar no portal pq nao tenho todos esses dados!
so tenho o nome, data de nascimento e o local.
Obrigada.
voce ja tentou buscar informacoes do seu avo no Consulado ? Da uma ligada e pede pra verificar, quem sabe ele tem registro por la. Qual documento voce tem dele ? E se nao conseguir nada no Consulado, pede ajuda pra Rosangela no topico de busca de certidoes, qto mais informacoes melhor.
vou tentar dar uma pesquisada no Consulado!! qlq coisa grito a Rosangela.... rs
Obrigada pela ajuda!
seguindo as orientacoes, consegui enviar os documentos para a CRC .....
vcs sabem se tem como monitorar o pedido na CRC??!
agradeco desde ja,
Abcs.
Se vc estiver fazendo por atribuição, espere uns 15 a 20dias depois da chegada dos docs na CRC e tenta ligar no 0021 351 213817647, que é do setor de atribuição e pede o numero do processo, fornecendo o nome da pessoa que esta requerendo a atribuição.
Obrigada pela informacao.
Abcs
Esta Comuna esta xiki. Tem ate topico em Ingles. Alguem arrisca pira lingua? Huahauahauahau
Encaminhei um email para a conservatoria solicitando o numero do processo.
Hoje recebi uma ligacao de uma portuguesa, dizendo que o requerente iria ser posto em contato com o correspondente.
O que isso significa?! que eles irao passar o numero ??!
Grata,