Como solicitar nacionalidade para quem já não reside em Portugal

Boa Tarde. Sou de nacionalidade cabo-verdiana e residente em Portugal por um período de sete anos (2005 a 2012), com um visto de estudo. Fiz uma licenciatura e um Mestrado. Desde 2012 que estou a residir e a trabalhar em Cabo Verde. Na altura do meu regresso a Cabo Verde tinha uma autorização de residencia para cinco anos o que veio a caducar em outubro de 2015. Apesar de na altura ter reunido os requisitos para solicitar a nacionalidade portuguesa, não pude fazer o pedido por motivos superiores.
Gostava de saber se neste momento, apesar da minha autorização de residencia já estar caducada, se ainda sou elegível para solicitar a nacionalidade portuguesa.

Comentários

  • Não, será necessário novo período de residencia, uma vez que sua autorização expirou e você retornou ao seu país de origem.
  • @Admilson, Infelizmente vc não tem mais direito.Só pode pedir a nacionalidade por tempo de residencia para quem mora 6 anos ininterruptos.Como vc saiu de Portugal, perdeu o direito.Se vc tem algum descendente que nasceu em Cabo Verde quando ainda era colônia de Portugal vc pode conseguir.
  • editado July 2018
    Vlad Pen, Por favor, você poderia me informar. Eu tenho meu avô que nasceu em Cabo Verde, quando ainda era colonia portuguesa (nasceu em 1894). Pretendo fazer da minha mãe primeiro, pois ela é a filha, ela está viva. Gostaria de sabe o seguinte: Teria que fazer pelo consulado pelo fato de meu avô ser de Cabo Verde? ou qualquer conservatória pegaria esse processo?
  • @Simone para filhos de Caboverdianos o processo é feito exclusivamente na CRC de Lisboa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.