NATURALIZAÇÃO OU ATRIBUIÇÃO??
Ola, será que alguem pode me ajudar nestas informações?
Meu marido é filho de portugues, e temos dois filhos menores ainda, qual o caminho certo para obter cidadania portuguesa para ele, meus filhos e para mim? É possível? Seria naturalização ou atribuição?
Obrigado
Meu marido é filho de portugues, e temos dois filhos menores ainda, qual o caminho certo para obter cidadania portuguesa para ele, meus filhos e para mim? É possível? Seria naturalização ou atribuição?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Atribuição sem dúvida. Comecem com a do seu marido e logo os filhos também por atribuição.
A sua, caso tenha casado depois de 1981, será possível se vivem em Portugal por 3 anos mínimo.
Na Guia de Ajuda da comunidade você encontra todas as dicas para o processo de atribuição que tendo a certidão de nascimento do português e sendo o mesmo o declarante do seu marido deverá ser bem simples.
Em caso de dúvidas poste aqui.
Boa sorte!
Obrigado pela resposta rápida!
Deixa eu te informar mais alguma coisa, pois estamos iniciando este processo, e completamente "perdidos"
O meu sogro é vivo e temos a certidão de nascimento dele de Portugal, precisamos de uma nova?
Moramos no Brasil, SP, e casamos em 92, neste caso, não poderei ter a naturalização ( ou no meu caso seria a atribuição também)?
Qual o primeiro passo..?
Viu, tô mesmo desorientada.
Obrigada
como ja dito pela Denise, seus filhos so terao direito a cidadania, morando fora de Portugal, se fizer os processo por atribuicao, o primeiro passo eh obter a certidao de nascimento do portugues, seu marido pode enviar o processo pelo correio, direto pra CRC em Lisboa. Antes de te passar os documentos necessarios, confirma quem foi o declarante do nascimento do seu marido. E voce so tera direito a cidadania ( morando fora de Portugal ) se tiver casado antes de 3 de outubro de 1981, se casou depois dessa data, so conseguira morando em PT por 3 anos.
postamos juntas....
Se ja tem a certidao esta facil, nao precisa de uma nova, os documentos necessarios:
1. certidao de nascimento d einteiro teor do seu marido, legalizada no itamaraty e consulado.
2. copia do rg do seu marido, legalizada no consulado
3. formulario 1c de atribuicao, assinado presencialmente no consulado, o link para o formulario esta no guia de ajuda.
com os documentos em maos, devidamente legalizados, eh so enviar para a CRC, tem que fazer o pagamento do processo, atraves de vale postal nos correios, no valor de 175 euros.
Poderei pedir então ao mesmo tempo a atribuição do meu marido e dos meus filhos, (filho e neto de portugues), ou seria melhos pedir primeiro de meu marido e depois dos filhos?
E se Certidão de Nascimento do meu marido(brasileiro) o pai (portugues) não tiver sido o "declarante"? Não é suficiente a identificação de quem é o pai?
E, no meu caso então, somente poderei ter a cidadania se morar em Portugal por 3 anos?
Estou confusa...
NÃO. PRIMEIRO A DO SEU MARIDO E DEPOIS AS DOS FILHOS.
E se Certidão de Nascimento do meu marido(brasileiro) o pai (portugues) não tiver sido o "declarante"? Não é suficiente a identificação de quem é o pai?
QUEM É O DECLARANTE?
E, no meu caso então, somente poderei ter a cidadania se morar em Portugal por 3 anos?
3 ANOS ESTANDO CASADA COM NACIONAL PORTUGUES.
Li aqui na comunidade, que algumas pessoas tiveram que transcrever a Certidão de Casamento em Portugal, antes de iniciai o processo de atribuição, no meu caso, seria a do meu sogro portugues com a minha sogra brasileira, e, depois disto a minha certidão de casamento também (após meu marido ter adquirido a cidadania) antes de obter a atribuição dos meus filhos.
É isto mesmo??
Desculpem as várias duvidas, e que estamos tentando diminuir as eventuais solicitações de documentos, e já dar entrada com tudo o que for necessário.
continuando a dúvida...
Os 3 anos para a minha cidadania começariam a contar a partir de quando o meu marido obter a dele, ou já vale o período efetivamente casados ( olha que já são 17 juntinhos...)
Você tem que viver 3 anos em Portugal casada com o português para poder solicitar a sua cidadania.
Se o seu sogro foi o declarante do seu marido e o seu marido declarante dos seus filhos não serão necessárias as transcrições de casamento, caso envie os processos diretamente por correio a Portugal.
Caso optem por fazer através do Consulado terão que fazer as transcrições, segundo exigência do mesmo.
Em primeiro lugar tem que ver quem declarou o nascimento do seu marido.
Essa informação ainda não tenho, vou verificar, e depois volto a postar. Obrigado, já esta me ajudando muito.
Fui verificar a certidão de nascimento dos meus filhos, e, o declarante em um deles é o meu marido, e no outro sou eu.
Neste caso, após meu marido obter a cidadania, meu filho no qual eu fui a declarante em seu nascimento, vai ter problemas para aquisição de sua cidadania?
Nesse caso vocês terão que fazer a transcrição do casamento depois que seu marido tenha a cidadania. Pode ser feita pelo consulado ou diretamente em Portugal pelo interessado ou através de procuração para algum amigo ou familiar que lá resida.
Não se preocupe, pois não é um processo complicado.
eu tambem passei por essa situacao, um filho eu era a declarante o outro nao, entao tem que fazer a trascricao do casamento para que o filho que voce declarou, obtenha a cidadania. Isso nao eh problema, apenas um processo a mais, lembrando que para filhos menores, o processo nao tem custo.
sim, voce pode enviar direto pra CRC, para os seus filhos terem direito, os processos tem que ser por atribuicao, de geracao em geracao, primeiro o filho/a do portugues tem que se tornar portugues/a, depois voce e depois seus filhos.