NATURALIZAÇÃO OU ATRIBUIÇÃO??

Ola, será que alguem pode me ajudar nestas informações?
Meu marido é filho de portugues, e temos dois filhos menores ainda, qual o caminho certo para obter cidadania portuguesa para ele, meus filhos e para mim? É possível? Seria naturalização ou atribuição?
Obrigado

Comentários

• Simone,
    Atribuição sem dúvida. Comecem com a do seu marido e logo os filhos também por atribuição.
    A sua, caso tenha casado depois de 1981, será possível se vivem em Portugal por 3 anos mínimo.
    Na Guia de Ajuda da comunidade você encontra todas as dicas para o processo de atribuição que tendo a certidão de nascimento do português e sendo o mesmo o declarante do seu marido deverá ser bem simples.
    Em caso de dúvidas poste aqui.
    Boa sorte!
  • Oi Denise,
    Obrigado pela resposta rápida!
    Deixa eu te informar mais alguma coisa, pois estamos iniciando este processo, e completamente "perdidos"
    O meu sogro é vivo e temos a certidão de nascimento dele de Portugal, precisamos de uma nova?
    Moramos no Brasil, SP, e casamos em 92, neste caso, não poderei ter a naturalização ( ou no meu caso seria a atribuição também)?
    Qual o primeiro passo..?
    Viu, tô mesmo desorientada.
    Obrigada
  • Simone,

como ja dito pela Denise, seus filhos so terao direito a cidadania, morando fora de Portugal, se fizer os processo por atribuicao, o primeiro passo eh obter a certidao de nascimento do portugues, seu marido pode enviar o processo pelo correio, direto pra CRC em Lisboa. Antes de te passar os documentos necessarios, confirma quem foi o declarante do nascimento do seu marido. E voce so tera direito a cidadania ( morando fora de Portugal ) se tiver casado antes de 3 de outubro de 1981, se casou depois dessa data, so conseguira morando em PT por 3 anos.
  • Simone,

postamos juntas....

Se ja tem a certidao esta facil, nao precisa de uma nova, os documentos necessarios:

1. certidao de nascimento d einteiro teor do seu marido, legalizada no itamaraty e consulado.
    2. copia do rg do seu marido, legalizada no consulado
    3. formulario 1c de atribuicao, assinado presencialmente no consulado, o link para o formulario esta no guia de ajuda.

com os documentos em maos, devidamente legalizados, eh so enviar para a CRC, tem que fazer o pagamento do processo, atraves de vale postal nos correios, no valor de 175 euros.
  • Cibele

Poderei pedir então ao mesmo tempo a atribuição do meu marido e dos meus filhos, (filho e neto de portugues), ou seria melhos pedir primeiro de meu marido e depois dos filhos?
    E se Certidão de Nascimento do meu marido(brasileiro) o pai (portugues) não tiver sido o "declarante"? Não é suficiente a identificação de quem é o pai?
    E, no meu caso então, somente poderei ter a cidadania se morar em Portugal por 3 anos?
    Estou confusa...
  • Poderei pedir então ao mesmo tempo a atribuição do meu marido e dos meus filhos, (filho e neto de portugues), ou seria melhos pedir primeiro de meu marido e depois dos filhos?
    NÃO. PRIMEIRO A DO SEU MARIDO E DEPOIS AS DOS FILHOS.

E se Certidão de Nascimento do meu marido(brasileiro) o pai (portugues) não tiver sido o "declarante"? Não é suficiente a identificação de quem é o pai?
    QUEM É O DECLARANTE?

E, no meu caso então, somente poderei ter a cidadania se morar em Portugal por 3 anos?
    3 ANOS ESTANDO CASADA COM NACIONAL PORTUGUES.
  • Denise

Li aqui na comunidade, que algumas pessoas tiveram que transcrever a Certidão de Casamento em Portugal, antes de iniciai o processo de atribuição, no meu caso, seria a do meu sogro portugues com a minha sogra brasileira, e, depois disto a minha certidão de casamento também (após meu marido ter adquirido a cidadania) antes de obter a atribuição dos meus filhos.
    É isto mesmo??
    Desculpem as várias duvidas, e que estamos tentando diminuir as eventuais solicitações de documentos, e já dar entrada com tudo o que for necessário.
  • Denise

continuando a dúvida...
    Os 3 anos para a minha cidadania começariam a contar a partir de quando o meu marido obter a dele, ou já vale o período efetivamente casados ( olha que já são 17 juntinhos...)
  • Simone,
    Você tem que viver 3 anos em Portugal casada com o português para poder solicitar a sua cidadania.
    Se o seu sogro foi o declarante do seu marido e o seu marido declarante dos seus filhos não serão necessárias as transcrições de casamento, caso envie os processos diretamente por correio a Portugal.
    Caso optem por fazer através do Consulado terão que fazer as transcrições, segundo exigência do mesmo.
    Em primeiro lugar tem que ver quem declarou o nascimento do seu marido.
  • Denise

Essa informação ainda não tenho, vou verificar, e depois volto a postar. Obrigado, já esta me ajudando muito.
  • Só mais uma informação:
    Fui verificar a certidão de nascimento dos meus filhos, e, o declarante em um deles é o meu marido, e no outro sou eu.
    Neste caso, após meu marido obter a cidadania, meu filho no qual eu fui a declarante em seu nascimento, vai ter problemas para aquisição de sua cidadania?
  • Simone,
    Nesse caso vocês terão que fazer a transcrição do casamento depois que seu marido tenha a cidadania. Pode ser feita pelo consulado ou diretamente em Portugal pelo interessado ou através de procuração para algum amigo ou familiar que lá resida.
    Não se preocupe, pois não é um processo complicado.
  • Simone,

eu tambem passei por essa situacao, um filho eu era a declarante o outro nao, entao tem que fazer a trascricao do casamento para que o filho que voce declarou, obtenha a cidadania. Isso nao eh problema, apenas um processo a mais, lembrando que para filhos menores, o processo nao tem custo.
  • Sou neto de portugues , minha irma já tem a cidadania , pretendo tirar a minha para meus filhos nao perderem , posso fazer direto no CRC via correio ?
  • Rafael,

sim, voce pode enviar direto pra CRC, para os seus filhos terem direito, os processos tem que ser por atribuicao, de geracao em geracao, primeiro o filho/a do portugues tem que se tornar portugues/a, depois voce e depois seus filhos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.