Onde encontrar certidão da ilha da madeira, 1900?

Boa noite gente
Comecei a s pesquisas para tirar a cidadania da minha avó, viva, para depois passar pro meu pai e depois pra mim, no caso o meu bisavo é de portugal, porem nao consigo achar de maneira nenhuma informação do nascimento dele, mas tenho algumas informações.
O nome dele é: João Correia
data de nascimento: 18/02/1900
distrito: ilha da madeira
concelho: santa cruz
freguesia: gaula
Ja entrei em sites desses distritais mas lá fico muito perdido e nao acho nada, aí vi umas publicaçoes aqui dizendo de um site (civil online) onde eles dão a certidao, mas essa certidão é original ou da pra legalizar ela apenas imprimindo? pq pra fazer todo o processo eu preciso de uma original, não?
outra duvida, pra mim conseguir a nacionalidade da minha avó, eu preciso transcrever o casamento e o óbito do meu bisavô? ou só o obito? e onde posso conseguir esse óbito que eles pedem emitido em menos de 90 dias? gostaria de fazer o procedimento pela acp que é mais rapido. Desculpem pelo textao, e muito obrigado.

Comentários

  • esqueci de colocar o nome dos pais deles
    Pai: francisco correia (portugues)
    Mãe: juliana de sousa ou souza
  • Olá @Israel Teles

    https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=268113

    Registro n° 28 de 09/04/1899 nascido a 07/03/1899 na freguesia de Gaula / Santa Cruz https://tombo.pt/f/scr04 http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50422&FileID=715333

    Caso precise de uma copia certificada solicite pelo email

    certidoes.abm.sretc@madeira.gov.pt

    Verifique a possibilidade da cópia e o certificado serem digital, recebe pelo email.

    Vale lembrar que:..

    ...se ambos são portugueses com casamento no exterior precisa transcrever o ato

    ...somente quando o pai for o português e no registro for declarante do nascimento do(a) filho(a) não precisar transcrever o casamento, se fizer o processo pela ACP

    No registro de nascimento deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi regularmente estabelecida durante a menoridade.
  • @Kleber Silva
    muitíssimo obrigado por me ajudar, estava perdido, mas fiquei com mais uma dúvida, em alguns documentos dele que eu tenho, o nascimento dele é dia 18/02/1900, diferente dessa data que você me deu, o que eu faço em relação a isso?
    A minha bisavó era brasileira, casaram aqui, só preciso ver a declaração da minha avó e ver se meu biso declarou ela.
    Se não for abusar demais, quando eu for ter essa cópia, o estado civil dele vai estar desatualizado, como atualizo uma certidão de nascimento? Só transcrever o óbito?
    Quero muito fazer tudo isso rapidamente pelo menos a parte da minha avó.
  • editado July 2018
    @Israel o fato do ano de nascimento estar diferente de alguns documentos no Brasil era comum pq mtos dos parentes não sabiam a data exata do nascimento. Se foi seu bisavô o declarante do nascimento da sua avó , vc não precisa fazer a transcrição de casamento e nem o óbito se o processo for feito pela conservatória ACP.
  • @Vlad Pen
    Obrigado por responder.
    No caso, eles pedem uma certidão de nascimento atualizada, como faço isso?
  • @Israel envie email para esse endereço

    certidoes.abm.sretc@madeira.gov.pt
  • Israel Teles

    No seu caso não há necessidade de atualizar o registro de nascimento do português, salvo seja desejo da família.

    Em Portugal é de obrigação do português manter atualizado as transcrições nos registros civis por isso o "...eles pedem uma certidão de nascimento atualizada..." mas para os processos de cidadania existe alguns balcões que não são tão exigentes a essa respeito como a ACP se não me engano V.N. de Gaia também.
  • @Kleber ah simmm, entendido, mandei email, vamos ver em quanto tempo respondem, e assim, quando eu for fazer a atribuição da minha vo, eu mando a cópia original por correio ou uma cópia autenticada, pq não sei se eles vão me mandar uma cópia só por e-mail ou sei lá...
    Estou muito no começo de tudo, e quero fazer o mais rápido pra minha avó pelo menos..
  • Israel Teles

    A que receber pelo email é só imprimir o registro com o certificado digital e anexar no processo

    A do correio é só anexar no processo, não tire copia mesmo porque você já tem o registro do link que postei
  • @Kleber Desculpa incomodar, mas ainda sou muito novo e estou sozinho fazendo o processo, no caso, a certidao do meu biso portugues, pode ser apenas uma simples, né? de fato o que importa é o numero de assento dele pra preencher no formulario 1c e anexar uma copia simples sem precisar legalizar nem nada?
    tenho umas duvidas, se puder me ajudar, agradeço, pois no forum tem tantas paginas que me perco facil pelo celular.
    Já mandei o email pra abm, estou esperando a resposta.
    o Fórum realmente está me ajudando muito, ja me livrei das duvidas sobre vale postal, etc, so que o medo de fazer algo errado é muito grande, mesmo parecendo simples.
    Li aqui que os documentos devem ser enviados em um envelope de plastico, como encontro esses envelopes?
  • @Israel o assento do português tem q ser uma via original certificada ( com marca d'água).Para assentos não informatizados não basta só o número. O envelope para envio de documentos pode ser de papel mesmo.
  • @Vlad mas entao no caso, eu preciso pedir pra enviarem uma certidao do meu biso pelos correios entao? a que eles me enviarem por correio nao vale?
  • @Israel..se a certidão do seu bisavô ja estiver informatizada, vc pode pedir pelo civilonline um cópia , caso contrário vc terá que pedir via correio uma cópia certificada.
  • @Vlad eu vi que o site da abm faz certidoes certificadas online, essa serviria?
    retirei isso do site deles: – Emitimos certidões digitais. O objetivo é desburocratizar o processo de emissão de certidões, permitindo o envio eletrónico do documento certificado. O novo serviço de emissão de certidões digitais não altera os preços já praticados pelo ABM. Os documentos com assinatura digital fazem agora prova plena de acordo com o disposto no n.º 2 do art.º 3.º e nos artigos 5.º, 6.º e 7.º do Decreto-Lei 62/2003, de 3 de abril. Refira-se que a documentação certificada será aceite pelos quadros legais dos países membros da União Europeia, de acordo com o n.º 2 do art.º 4.º da Diretiva 1999/93/CE, de 13 de dezembro.
    Só tem que fazer o vale postal.
    porem tambem da pra pedir por correios, qual acha melhor?
    Eu nao sei se está informatizada, nao entendo muito disso. mas provavel que não, é muito antigo
  • @IsraelTeles se foi informado que emitem as certidões certificadas online, podem servir sim.pode pedir.
  • editado July 2021

    Boa Tarde Pessoal

    Comecei as pesquisas para tirar a cidadania da minha avó, viva, para depois passar pro meu pai e depois pra mim, no caso o meu bisavô é de Portugal, porem não consigo achar de maneira nenhuma informação do nascimento dele, sei que antes de 1911 não existia cartório para registo de pessoa civil, eram registrados na igreja no momento do batismo, tenho algumas informações.

    O nome dele é: Antonio da Silva Inácio

    data de nascimento: 15/03/1900

    distrito: ilha da madeira

    concelho: Ponta do Sol

    freguesia: Ponta do Sol

    Cheguei a procurar no site https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/ porém não encontrei, não sei se fiz a pesquisa correta.

  • É possível que eles tenham errado a data de nascimento? porque todos os documentos que eu encontro relacionado a ele é de 1901, e meu bisavô nasceu em 1900, porém o nome dos pais estão corretos, a freguesia também está correto.

  • @Hiago_Pereira , o assento de batismo não pode estar com a data errada!!

    Em que você se baseia para afirmar que ele nasceu em 1900? E em que outros documentos aparece o ano de 1901?

  • A certidão de casamento dele consta data de nascimento dia 15/03/1900 e o único registro que foi encontrado é de 1901, conforme o Kleber mandou, eu cheguei a pesquisar no acervo, porém o único registro compatível com nome dos pais e local de nascimento é esse de 1901.

  • @Hiago_Pereira , a maioria das pessoas, antigamente, mal sabia ler e escrever.

    É muito comum encontrarmos datas erradas!!

    Todos os dados estão corretos, só pode ser ele!!

  • @Kleber Silva Aguiar Muito obrigado pela ajuda!

  • Boa noite a todos.

    Preciso muito de ajuda.

    Estou iniciando meu processo de cidadania portuguesa, sou neta de portugueses e procuro a certidão de nascimento da minha avó, portuguesa:

    Maria Joaquina de Ornelas

    nascida na Ilha da Madeira em 19/10/1900

    freguesia de Faial

    concelho de Santana

    distrito de Funchal

    Filha de Albino D'Ornelas e Maria Joaquina de Sousa.

    Pesquisei no site do Registro Regional da Madeira mas noão encontrei nada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.