Por favor, me ajudem!

Olá, Boa tarde
Sou casada com cidadão português, com dupla nacionalidade (brasileiro/português) (casamos agora no mês de julho) e meu marido vai morar em Portugal ano que vem (vai em fevereiro de 2019). Eu vou apenas em Abril/2019. Ele conseguiu a nacionalidade portuguesa por meio de seus avós.

Tenho algumas dúvidas e preciso mto da ajuda de vcs:

1) Antes de tudo, sei que precisamos transcrever nossa certidão de casamento para que ela seja válida em Portugal. Porém, venho tentando marcar insistentemente pelo Consulado do RJ e não consigo encontrar uma vaga. Além disso, a atendente me informou que o prazo está para acima de 6 meses. Como vou em Abril, não tenho esse tempo para esperar.

Portanto, gostaria de saber se posso enviar pelos correios diretamente à alguma conservatória em Portugal, e COMO faço para realizar esse processo. Ou mesmo, meu marido já em Portugal em fevereiro, se ele pode dar entrada nesse processo em alguma conservatória que transcreva certidão de casamento entre estrangeiro/português, isso seria viável?


2) Como sou casada com ele, e ele vai viajar 2 meses antes para estabelecer residência em Portugal, eu devo viajar com qual visto? De turista? Ou solicito um visto de residência? OBS: Não vou a Portugal com contrato de trabalho e nem com matrícula em universidade. Portanto, tenho dúvidas em relação a qual visto devo sair do país.

3) Chegando em Portugal, devo me dirigir ao SEF para me LEGALIZAR. A minha duvida é: Eu peço reagrupamento familiar ou peço o cartão de residência para Cidadão de Estado terceiro familiar de nacional da UE/EEE/Suíça?

Eu tenho todas essas dúvidas quanto ao que devo fazer em Portugal no SEF. Se é para pedir autorização de residência e reagrupamento familiar ou se peço o cartão de residência apenas por ser casada com cidadão português.

Espero que possam me ajudar.
Obrigada

Comentários

  • @Gabriela sugiro esperar um pouco mais para fazer a transcrição de casamento em Portugal pelo fato de ser ainda mto recente.Chegando em Portugal vc da entrada no visto de residência como esposa de português no SEF e vc vai viajar com o visto de turista que é válido por 3 meses.Durante esse tempo vc pede o visto de residência.A transcrição de casamento vc faz direto em Ponta Delgada.Aqui no fórum tem os tópicos específicos para fazer a transcrição de casamento.
  • Obrigada @Vlad Pen
    Meu marido indo em fevereiro consegue fazer essa transcrição direto de ponta delgada? Pois vou apenas em Abril e como turista.

    - Se meu visto de turista expirar enquanto eu aguardo o agendamento no SEF para requerer o cartão de residência,
    Devo renovar meu visto de turista ou eles me dão algum número para que eu possa morar la e esperar todo o processo acontecer?

    Obrigada
  • @GabrielaNovo, Ponta Delgada fica nos Açores..um pouco distante do continente... creio melhor enviar pelo Correio que fica pronta em no máximo 30 dias.Se o visto de turista expirar , vc pede renovação por mais 3 meses.
  • @Vlad Pen Entendi, realmente então é melhor fazer pelo Correio. Mas ainda não sei como fazer por este meio, vou ter que pesquisar melhor se EMS ou por DHL fica melhor!
    Entendi, posso pedir então a renovação do visto de turista enquanto aguardo o processo do SEF concluir.
    Com o cartão de residência em mãos posso trabalhar e estudar em Portugal normalmente?
  • @Gabriela, com o visto tudo fica mais fácil
  • @Vlad Pen tem razão
    Este visto na qual você se refere seria o cartão de residência certo?
  • @Vlad Pen obrigada pelos esclarecimentos. Fiquei muito confusa pois em cada lugar lia uma coisa. E agora sei que é cartão de residência e não reagrupamento familiar certo?, pois sou esposa de cidadão português . Estava com essa dúvida!
    Sorte que encontrei esse grupo, o consulado do RJ é péssimo para fornecer informações .
  • Sim, este link me ajudou bastante pelo que a Márcia escreveu. Fala exatamente o que eu tenho que fazer lá em Portugal. Agora sabendo que posso ir com visto de turista e me regularizar lá no SEF achei melhor ainda!
    Obrigada
  • @Gabriela Novo

    Já te passei todos os procedimentos pelo inbox que vc me mandou

    Não acho justo e correto vc ocupar dois moderadores com as mesmas perguntas

    Por gentileza,daqui pra frente escolha apenas 1 para te orientar
  • @Maria Nélida perdão! Pode deixar, farei isso. Muito obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.