Nomes de avós paternos portugueses está diferente na certidão de nascimento/documentação.

Olá grupo!

Venho aqui solicitar todas e possíveis ajuda dos moderadores e colaboradores.

Estou no início da caminhada pela busca da cidadania portuguesa, que farei sozinha sem ajuda de assessoria. Portanto, são diversas dúvidas.

Sou filha de português casado no Brasil com minha mãe brasileira. Não tenho a certidão de nascimento dele. Minha mãe só tem certidão de óbito e a carteira de identidade para estrangeiro permanente. Com base nesse documento consegui no
www.familysearch.org localizar a ficha consular de qualificação, onde tem os dados de local (Vila Nova de Paiva), data de nascimento (20/08/1937) , a filiação dele (meus avós paternos - que consta diferente na minha certidão de nascimento - que não sei se erro na digitação da certidão ou se no livro de assento também está errada), e o número do passaporte expedido pelas autoridades da junta da Emigração. Foi realmente um achado.

1 - Seguindo as orientações deste maravilhoso forum, no dia 06/07 passado, enviei um e-mail para crcpncom.vnova-paiva@dgrn.mj.pt (conservatória de Vila Nova de Paiva) solicitando uma cópia da certidão portuguesa - na verdade deveria ter pedido o número do assento.
Pergunta:
--> Devo enviar outro e-mail dizendo que é o número do assento ou melhor aguardar?
--> Devo enviar e-mail para outras conservatórias?

2 - Meu pai português foi o declarante da minha certidão, mas como os nomes dos meus avós paternos divergem; quando for solicitar a certidão de inteiro teor preciso fazer a retificação?

Avô correto = Manuel da Costa (com U) ---na certidão Manoel da Costa (com O);
Avó correto = Clara d'Amaral Reis ----na certidão Clara d'Amaral (faltou o Reis)

3 - A cópia reprográfica apostilada é no mesmo cartório que peço a minha certidão?

4 - É verdade que o meu RG tem que ter a emissão no máximo de 10 anos? Precisa ser cópia apostilada?

Tentei achar pelo http://www.arquivonacional.gov.br algum documento da entrada dele aqui no Brasil, que foi em 08/06/1956, mas não consigo visualizar nada.

Desde já muitíssimo obrigada a todos.
.








Entre ou Registre-se para fazer um comentário.