Alguém pode me ajudar?

Olá pessoa, bom dia!
Então eu estou tentando a algum tempo conseguir a cidadania do meu avô mas eu estou bem perdido.
Gostaria de saber o que eu devo fazer para facilitar as coisas...
Eu pedi o Assento de Nascimento do meu pai, mas só aparece que meu avô era de Aveiro. Mas por conversas e pesquisas suspeito que ele seja do Distrito de Aveiro, Freguesia de Aveiro e Concelho de Ovar, mas não tenho certeza.

Ficarei grato pela ajuda.
Muito obrigado, abraços.

Comentários

  • Elio,

            não ficou claro, é a cidadania para o seu pai ou avô. Quem é o português, bisavô ou avô? Você tem a data correta do nascimento? Seu pai é? Brasileiro?

            Quanto ao local de nascimento vamos fazer uma analogia com o Brasil: Estado / Cidade / Bairro - Distrito / Concelho / Freguesia.

            Aveiro pode ser distrito ou concelho. Ovar pode ser concelho ou freguesia.

            Dá uma olhada aqui: http://www.anafre.pt/anafre/distritos/aveiro 

           

  • Olá Guilherme, obrigado pela ajuda e me desculpe pela falta de informação...

    A cidadania é para o meu pai e posteriormente para mim. O português é o meu avô.

    A data de nascimento é 06/08/1903.

    Meu pai é Brasileiro sim!

    Então eu estou em dúvidas entre duas localidades(mesmo sem ter certeza se é uma das duas):

    DistritoConcelhoFreguesia
    Aveiro01Aveiro05Esgueira05
    ou

    DistritoConcelhoFreguesia
    Aveiro01Ovar15Ovar05
    Obrigado, abraços.
  • Elio,

            como o nascimento do seu avô tem mais de 100 anos, vc poderia tentar um contato com o Arquivo Distrital de Aveiro - http://adavr.dgarq.gov.pt/contactos/ , ou tentar solicitar pelo portal do cidadão (veja a dica no 'Guia de Ajuda' - 28/02/2009).

  • Tudo irá começar pela busca da certidão de nascimento portuguesa do seu avo. De posse da certidão voce vai nacionalizar o seu Pai e depois voce e seus filhos.esse é o caminho. Preliminarmente voce tem que saber a onde seu avo nasceu em Portugal, essa será a sua busca imediata. O primeiro passo é esse. O guilherme já deu algumas dicas onde encontrar a suposta certidão, não desista, insista e persista, estamos aqui para lhe ajudar. Boa sorte
  • Olá, tudo bem?
    Desculpem a demora, é que eu estava esperando para receber alguns emails que tinha enviado.
    Então eu mandei emails para quase todas as Freguesias e Concelhos de Aveiro da Região que abrange a Costa, e todos eles me deram a seguinte resposta:

    "Relativamente ao seu pedido, informa-se que deverá entrar em contacto com o Arquivo Distrital de Aveiro, cujo e-mail é mail@adava.dgarq.gov.pt"

    Daí eu mandei vários emails para esse endereço que me forneceram mas acaba que não envia e dá falha, alguém pode me informar se mudou?
    Eu tenho pesquisado a Região e separei alguns lugares:

    Distrito: Aveiro.
    Concelho: Ovar.
    Freguesia: Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Arada e Ovar.

    Se alguém dessas regiões puder me ajudar ficarei grato, obrigado a todos.
  • Elio,

             é adavr no lugar de adava

  • Elio,
    qual é o nome completo do teu avô?

  • Guilherme Moreira dos Santos,
    muito obrigado por responder e me ajudar, agora sim consegui mandar email para eles, só aguardar o retorno.
    Abraço.
  • Jorge Fangueiro Fangueiro,
    o nome dele era Alexandrino dos Santos.
    É só o nome ou alguma outra informaçao?
    Valeu, abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.