Filho de pai português nato declarante e mãe brasileira, ambos falecidos. Quais certidões?
piques
Member
Antes de mais nada, peço desculpas se, este espaço não é o correto para eu tirar as minhas dúvidas em relação ao pedido de cidadania por processo de ATRIBUIÇÃO. Sou filho de pai português NATO e mãe brasileira, ambos falecidos. Meu pai era casado em Portugal na época (1946) quando veio ao Brasil e conheceu a minha mãe e resolveram morar juntos. Tenho os seguintes dados do meu pai e com estes dados consigo adiantar algum processo de pedido de certidões? Nome do meu pai: JOÃO DA SILVA PIQUES, nascido em 27-05-1915, na FREGUESIA de LIVRAMENTO, Concelho de PONTA DELGADA. Pais: MANUEL DA SILVA PIQUES e MARIA DE NAZARÉ. Esposa: MARIA NATAL BOTELHO DE MUNIZ. Tenho os documentos: PASSAPORTE emitido pelo Concelho de PONTA DELGADA, Registro de EMIGRANTE e DESEMBARQUE em Santos, no ano de 1946. Meu pai faleceu em 1958, no Rio de Janeiro. Tenho Certidão de ÓBITO e acredito que deve estar atualizado em PORTUGAL pela família dele na época do falecimento.Não tenho informações sobre a família dele em Portugal, até mesmo porquê as condições em que meu pai abandonou a família dele pra ficar com a minha mãe não agradou muito a família dele em Portugal. Enfim! Preciso tirar alguma Certidão e qual Certidão pra eu poder solicitar o meu direito à cidadania portuguesa? Preciso TRANSCREVER algum documento? Agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar ou, pelo menos me orientar como me proceder nos primeiros passos. Obrigado. JOÃO FERNANDES PIQUES
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Cópia da certidão portuguesa de nascimento do seu pai ou Nr do registro português
Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada(sua)
Cópia do R.G ( com menos de 10 anos) apostilado
Formulário 1C com assinatura por reconhecida por autenticidade
Vale postal de 175 euros.
Se seu pai foi o declarante do seu nascimento não precisará transcrever o casamento dele se o processo for feito pela conservatória ACP.
Por enquanto,somente Lisboa e Tondela aceitam pagamento por cartão de crédito
A melhor conservatória para atribuição é o ACP
Em média,2- 3 meses
Certidão de nascimento por cópia reprográfica (xerox do livro)
Veja se esse mesmo cartório faz o apostilamento e caso não faça,o reconhecimento do escrivão será feita junto com o apostilamento
Sim,exatamente isso
Pode apostilar em qualquer estado
" Prezado Sr. João,
Boa tarde.
Informo que para transmissão da nacionalidade para seus filhos, a sua transcrição de casamento não é necessária.
Entretanto, o senhor só conseguirá solicitar o passaporte e o cartão cidadão no Brasil se o seu estado civil estiver atualizado em Portugal. Sendo assim, a transcrição de casamento é necessária para que possa emitir o passaporte e o cartão cidadão no Brasil.
De todo modo, caso queira, podemos retirar da proposta. Apenas o deixamos ciente de que não será possível solicitar os documentos no consulado.
Atenciosamente,
[APAGADO]
O que pode me dizer disso?