duvida - BI e passaporte

esta para sair o registro de meu pai, e eu pretendo mandar direto meus documentos para fazer minha ciodadania sem precisar transcrever o casamento de meu pai atraves do consulado, se por acaso ele quiser tirar bi e passaporte ele tera que transcrever o casamento dele, e eu tambem pretendo depois que sair a minha cidadania passar para meu filho, e eu quero tirar BI e passaporte terei que transcrever meu casamento (nunca fui casado oficialmente) mas tenho um filho e desejo pasar para ele por atribuição

Comentários

• nao sei no consulado de PT no Brasil, mas em PT eu tirei o PI e passaporte normalmente sem transcrever meu casamento. Saiu estado civil omisso.
    Pra vc isso nao fara diferenca. Para seu pai se ele quiser passar pra sua mae( caso ela queira cidadania e tenha casado antes de 1981) dai eh bom ele fazer a transcricao, mas isso nao altera nada para seu processo de cidadania.

No seu caso como seu pai eh o declarante de seu nascimento e vc eh o declarantre do nascimento de seu filho , nao vai precisar da transcricao.

abs

fatima
  • Jorge, se seu pai quiser BI e passaporte, se for pelo consulado eles vão exigir a transcrição do casamento, se fizer em Portugal, não precisa da transcrição pra tirar os docs. E se vc foi o declarante do nascimento de seu filho, vc tb não precisa fazer a transcrição (nem teria o que transcrever né, rsss), já pode iniciar a atribuição de seu filho assim que vc tiver seu número de assento. E como vc não é casado, então docs vão sair com estado civil de solteiro mesmo, vc pode fazer pelo consulado ou em PT.
  • fatima e lara

valeu pelas dicas, obrigado mesmo voces valem ouro

abraços
  • PERAI....minha atribuição esta para sair, sou separado legalmente a uns 3 anos.
    então quer dizer que para eu tirar o BI e Passaporte vou precisar trancrever meu casamento?
  • Celso,

voce pode tirar o BI e passaporte com estado civil trancado.
  • Cibele

O que seria isso?
    E isso implica em alguma coisa na cidadania da minha filha?
    Ou em meu futuro casamento?
    Pois vou me casar.
    Obrigado
  • Celso transcrever o casamento e o divorcio eh obrigatorio. assim como no Brasil. Mas Isso nao impedira que vc tire a da sua cidadania de sua filha , desde que vc tenha sido o declarante na certidao dela.

No caso de seu futuro casamento, complica um pouco. Pois somente depois que vc conseguir a homologacao do divorcio la em PT feito por um URUBU ( advogado) nos tribuinais de PT eh q vc podera regularizar a situacao de sua futura esposa. Mas nao sou a pessoa indicada para falar sobre isso , vamos ver se tem alguem aqui q possa responder melhor.

abs
  • Celso,

se voce eh o declarante da sua filha, nao implica em nada o divorcio, como ja disse a Fatima. Se vai casar novamente e quer regularizar sua situacao em Portugal, tera que primeiro transcrever seu primeiro casamento, depois que ficar pronto, voce tem que entrar com a homologacao do divorcio, e pra isso eh necessario um advogado, soh a homologacao pode te custar 800 euros em media ( a Fatima pode confirmar o valor ), e soh depois que sair a homologacao, voce podera fazer a transcricao do seu segundo ( e futuro ) casamento e assim tera seu estado civil atualizado em PT. Sua esposa tera direiro de morar com voce em qualquer pais da UE e se vier a morar em PT, apos 3 anos de residencia, ela tera direito a naturalizacao.

Mas o BI e passaporte voce pode tirar assim que sair a sua nacionalidade, o estado civil ficara omisso ate voce regularizar sua situacao, e voce tera a liberdade de usar seus documentos portugueses em viagens e qualquer outra situacao em que eles forem necessarios.
  • e sendo que não haverá necessidade de se tirar novo passaporte depois que sair a transcrição do casamento/homologação do divórcio/novo casamento.
  • Lara

Desculpe insistir Lara , mas é que vc disse acima assim:

"Jorge, se seu pai quiser BI e passaporte, se for pelo consulado eles vão exigir a transcrição do casamento, se fizer em Portugal, não precisa da transcrição pra tirar os docs"

Então...meu caso é igual o do pai do Jorge. Se só posso tirar por Portugal preciso ir lá?

Ou tem outro caminho?
  • Uma duvida tb.
    O menor paga o mesmo valor do BI e passaporte, igual aos maiores de 18anos ou é outro valor? Aqui em São Paulo.
    obrigada
  • Celso,

Não, vc não precisa ir a Portugal, vc pode fazer o BI e o passaporte pelo consulado, o que vai acontecer é que o consulado vai transcrever seu primeiro casamento, mas como vc é divorciado/separado, seus docs vão sair com estado civil omisso/trancado. É o caso do meu pai, ele fez BI e passaporte no consulado de SP, o casamento dos meus pais foi transcrito em Portugal, mas o divórcio não foi homologado, no entanto meu pai tem BI e passaporte normalmente.

Posteriormente vc pode entrar com o processo de homologação do divórcio e então transcrição do novo casamento (se for o caso, não sei se vc casou de novo). Mas se vc já quer seus docs portugas agora, não precisa esperar por todos esses processos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.