duvida - BI e passaporte
esta para sair o registro de meu pai, e eu pretendo mandar direto meus documentos para fazer minha ciodadania sem precisar transcrever o casamento de meu pai atraves do consulado, se por acaso ele quiser tirar bi e passaporte ele tera que transcrever o casamento dele, e eu tambem pretendo depois que sair a minha cidadania passar para meu filho, e eu quero tirar BI e passaporte terei que transcrever meu casamento (nunca fui casado oficialmente) mas tenho um filho e desejo pasar para ele por atribuição
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pra vc isso nao fara diferenca. Para seu pai se ele quiser passar pra sua mae( caso ela queira cidadania e tenha casado antes de 1981) dai eh bom ele fazer a transcricao, mas isso nao altera nada para seu processo de cidadania.
No seu caso como seu pai eh o declarante de seu nascimento e vc eh o declarantre do nascimento de seu filho , nao vai precisar da transcricao.
abs
fatima
valeu pelas dicas, obrigado mesmo voces valem ouro
abraços
então quer dizer que para eu tirar o BI e Passaporte vou precisar trancrever meu casamento?
voce pode tirar o BI e passaporte com estado civil trancado.
O que seria isso?
E isso implica em alguma coisa na cidadania da minha filha?
Ou em meu futuro casamento?
Pois vou me casar.
Obrigado
No caso de seu futuro casamento, complica um pouco. Pois somente depois que vc conseguir a homologacao do divorcio la em PT feito por um URUBU ( advogado) nos tribuinais de PT eh q vc podera regularizar a situacao de sua futura esposa. Mas nao sou a pessoa indicada para falar sobre isso , vamos ver se tem alguem aqui q possa responder melhor.
abs
se voce eh o declarante da sua filha, nao implica em nada o divorcio, como ja disse a Fatima. Se vai casar novamente e quer regularizar sua situacao em Portugal, tera que primeiro transcrever seu primeiro casamento, depois que ficar pronto, voce tem que entrar com a homologacao do divorcio, e pra isso eh necessario um advogado, soh a homologacao pode te custar 800 euros em media ( a Fatima pode confirmar o valor ), e soh depois que sair a homologacao, voce podera fazer a transcricao do seu segundo ( e futuro ) casamento e assim tera seu estado civil atualizado em PT. Sua esposa tera direiro de morar com voce em qualquer pais da UE e se vier a morar em PT, apos 3 anos de residencia, ela tera direito a naturalizacao.
Mas o BI e passaporte voce pode tirar assim que sair a sua nacionalidade, o estado civil ficara omisso ate voce regularizar sua situacao, e voce tera a liberdade de usar seus documentos portugueses em viagens e qualquer outra situacao em que eles forem necessarios.
Desculpe insistir Lara , mas é que vc disse acima assim:
"Jorge, se seu pai quiser BI e passaporte, se for pelo consulado eles vão exigir a transcrição do casamento, se fizer em Portugal, não precisa da transcrição pra tirar os docs"
Então...meu caso é igual o do pai do Jorge. Se só posso tirar por Portugal preciso ir lá?
Ou tem outro caminho?
O menor paga o mesmo valor do BI e passaporte, igual aos maiores de 18anos ou é outro valor? Aqui em São Paulo.
obrigada
Não, vc não precisa ir a Portugal, vc pode fazer o BI e o passaporte pelo consulado, o que vai acontecer é que o consulado vai transcrever seu primeiro casamento, mas como vc é divorciado/separado, seus docs vão sair com estado civil omisso/trancado. É o caso do meu pai, ele fez BI e passaporte no consulado de SP, o casamento dos meus pais foi transcrito em Portugal, mas o divórcio não foi homologado, no entanto meu pai tem BI e passaporte normalmente.
Posteriormente vc pode entrar com o processo de homologação do divórcio e então transcrição do novo casamento (se for o caso, não sei se vc casou de novo). Mas se vc já quer seus docs portugas agora, não precisa esperar por todos esses processos.