Nacionalidade avós para neto
Boa noite, sou neto português por lado do meu pai, mas ele não tem nacioladade. Eu moro no exterior. Eu quero saber si posso tirar a minha nacionalidade diretamente por meu avós. Muito obrigado pela sua pronta resposta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
No seu caso o melhor, mais facil e mais rápido é seu pai pedir a cidadania dele, já que é filho de Português e assim que sair a dele você pede a sua também como filho de Português....nestes casos precisa apenas dos documentos, sem necessidade das complicadas ligações efetivas, sem nenhuma dúvida esse é o caminho mais rápido e tranquilo.
Agora, se você mora em Portugal, aí pode pedir direto como neto, já que pode provar as ligações.
Tenho duas dúvidas:
.sou neto de português e meu pai morreu sem ter tirado a cidadania portuguesa. Eu também preciso comprovar ligação à comunidade portuguesa?
.vou a Portugal em dezembro, há algo que eu possa fazer lá para adiantar o processo? Moro no Rio e estou há meses tentando agendar no site do consulado, mas sem êxito. Acredito que já tenha posse de todos os documentos, menos a comprovação de ligação à comunidade portuguesa.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-nova-processos-e-acompanhamento/p1