Nacionalidade avós para neto

Boa noite, sou neto português por lado do meu pai, mas ele não tem nacioladade. Eu moro no exterior. Eu quero saber si posso tirar a minha nacionalidade diretamente por meu avós. Muito obrigado pela sua pronta resposta.

Comentários

• @danieldiaz o correto seria seu pai primeiro pedir a nacionalidade e posteriormente vc.Se vc pedir diretamente como neto terá q comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa e isso torna o processo mto mais dificil de ser deferido.
  • Poder você pode, mas não é muito rápido e precisará provar ligações efetivas com Portugal.
    No seu caso o melhor, mais facil e mais rápido é seu pai pedir a cidadania dele, já que é filho de Português e assim que sair a dele você pede a sua também como filho de Português....nestes casos precisa apenas dos documentos, sem necessidade das complicadas ligações efetivas, sem nenhuma dúvida esse é o caminho mais rápido e tranquilo.
    Agora, se você mora em Portugal, aí pode pedir direto como neto, já que pode provar as ligações.
  • Boa tarde,

Tenho duas dúvidas:

.sou neto de português e meu pai morreu sem ter tirado a cidadania portuguesa. Eu também preciso comprovar ligação à comunidade portuguesa?

.vou a Portugal em dezembro, há algo que eu possa fazer lá para adiantar o processo? Moro no Rio e estou há meses tentando agendar no site do consulado, mas sem êxito. Acredito que já tenha posse de todos os documentos, menos a comprovação de ligação à comunidade portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.