Como pesquisar online no Arquivo Distrital Porto

A maioria das certidoes de batismo com mais de 100 anos encontram-se no Arquivo Distrital do Porto. É possivel fazer uma pesquisa em algumas freguesias.
Vou descrever as etapas para consultar no arquivo distrital do porto, onde se encontram vários livros digitalizados, ou melhor, microfilmados a nossa disposicao para pesquisa online, e é gratis. Entretanto há freguesias que ainda não estão disponíveis.

Entrar no site (www.adporto.pt) Na coluna esquerda, va a referência e leitura virtual clique em pesquisa, depois em pesquisa avançada. Somente preencha os seguintes espaços:
Titulo: baptismos

Localidade: digite a freguesia ou concelho

Datas: o ano que deseja pesquisar, no primeiro retângulo e linha , exemplo 1895
Na linha abaixo também so coloca o ano. Exemplo 1895. Vira o arquivo de baptismo deste ano, nesta freguesia. Se quiser dois anos, embaixo coloque 1897.

Abrirá um arquivo com um livro de capa preta e vc vai pesquisando e lendo folha a folha.

Comentários

• continuaçao

Aqui vou colar as proprias respostas do Arquivo para mim, com mais explicaçoes.

O n.º de utilizador e senha enviados poderão ser-lhes úteis caso pretenda efectuar um pedido de reprodução ou gerir as suas consultas e pedidos. No entanto, não tem obrigatoriamente de os utilizar para fazer uma pesquisa.
    Para aceder às imagens que temos disponíveis no nosso site, aconselhamo-la a preencher os campos do formulário de pesquisa. Aí, só poderá colocar dados mais generalistas, logo se está a indicar o nome do baptizado, o motor de buscas não lhe devolverá nenhuns resultados
    Só terá de abrir as imagens dos livros e visualizar página a página. . Repare no visto colocado em “Pesquisar apenas documento com imagens”, na palavra “baptismos” inserida em Título e na localidade (onde coloquei Matosinhos para exemplificar”). Convém ainda que refira os anos que pretende pesquisar em DATAS e, por fim, clique em “Pesquisar.
    Muitos dos livros ainda não se encontram disponíveis online, uma vez que se trata de um projecto em curso. Neste caso, ou opta por aguardar até que eles estejam digitalizados e disponíveis (sem previsão de tempo) ou se dirige ao Arquivo Distrital do Porto para consultar os livros ou microfilmes presencialmente.
  • Pesquisa paga

Solicitei uma pesquisa ao ADP sobre um assento num concelho que tem varias freguesias. O arquivo enviou-me o orçamento ( bem em conta). Fiz todos os passos online, pagando com o cartao de credito.
    Ainda nao recebi resposta, pois decidi pedir a busca em 2/set/09.

Alem disso, tambem fiz pesquisa em varias freguesias que possuiam o livro online, mas a minha busca foi em vao. Como a cidade que desejo nao esta digitalizada, paguei a pesquisa, pois nao teria acesso online.

Espero que essas dicas ajudem a todos.
  • Acharam

Meu objetivo e' informar que os pesquisadores do Arquivo do Porto acharam a certidao em 20 dias eassim constatar que realmente funciona.
  • Marina

Que bom q acharam a certidão.

Muito boas suas dicas para quem ainda está na busca da certidão portuguesa. Acredito q outros arquivos distritais também fazem esse tipo de pesquisa. Eu encontrei a certidão do meu avô através do Arquivo Distrital de Vila Real onde fiz a pesquisa.

Para quem sabe o concelho e freguesia pode ver online as certidões digitalizadas através do site : etombo.com
  • MARINA,

essa comunidade realmente é a melhor de todas
    esse seu site foi de grande ajuda, achei a certidao de meu avo neste site

Eu sempre tive um cópia, mas é bom saber que o livro ainda esta inteiro e que está digitalizado, pois tem mais de 100 anos

Consultem esse site, excelente dica
  • INCENTIVO

Que bom que vc confirmou, assim serve de incentivo para os outros tambem pesquisarem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.