Quem tem cidadania portuguesa pode ter filhos em Portugal ?

Olá pessoal, desculpa pela pergunta, é que antes de ir quero tirar todas as minhas dúvidas, já morei em Portugal e vou voltar a morar la, tenho a cidadania originária, minha filha tbm, Meu casamento já esta transcrito em Portugal, futuramente se eu desejar ter outros filhos posso ter em Portugal ?, eles vão ser portugueses ou vao ser brasileiros com cidadania portuguesa ?

Comentários

  • @Daniellafv,

    com certeza. Pode ter filhos em Portugal.
    Eles serão portugueses. Registre-os em conservatória em Portugal.
    Se você registrá-los também em consulado brasileiro, terão a dupla cidadania originária, como você tem.
  • @Marcia então se eu tiver filhos em Portugal eles vão ser portugueses originários ou eu terei que fazer a nacionalidade deles ?, eu sou obrigada a registrar a cidadania brasileira neles ?,
  • @Daniellafv, conforme a @Marcia disse, reforço:

    Qualquer filho que tenha um dos progenitores portugueses, tem a nacionalidade originária. Se ele/ela nascer em Portugal, esta será a primeira nacionalidade, visto que todos nascidos são registados às Conservatórias do Registo Civil. O filho terá duas opções de naturalidade: a freguesia / Concelho onde nasceu, ou o Concelho de naturalidade da mãe (decisão da mãe).
    Posteriormente, poderá dirigir-se ao Consulado brasileiro e registar a criança. Também ficando com a nacionalidade brasileira. Existe um detalhe. O brasileiro nascido no estrangeiro terá de fazer um pedido para continuar sendo brasileiro após a maioridade para manter a nacionalidade brasileira.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.