País não casaram, como pedir atribuição

Estou tirando uma dúvida pra minha prima!

"Minha mãe (portuguesa por atribuição) só casou com meu pai no religioso, legalmente é solteira.
O declarante do meu nascimento é meu pai!
Como isso implica no meu pedido de atribuição?"

Obrigada, desde já!
«1

Comentários

  • @marimari a mãe da sua prima terá q comprovar a maternidade enviando alguns documentos adicionais como: carteira escolar onde consta assinatura dela,carteira de vacinação e se possível declaração da maternidade onde a filha nasceu.
  • @Vlad Pen, aproveitando a duvida da mari, tenho uma parecida:
    assim que a atribuição da minha avó sair, darei entrada no processo da minha Mae e posteriormente no meu.
    meus pais nunca se casaram, apenas tem união estável. quem declarou meu nascimento (em 1985) foi meu pai brasileiro. é melhor que meus pais façam o casamento no civil agora ou posso dar continuidade normalmente ao meu processo mesmo sem o casamento?
  • @GeraldineSilva o seu caso é parecido com o da @marimari..Vc foi registrada até 1 ano de idade?
  • @Vlad Pen, sim! Fui registrada bem próxima do meu nascimento. Eles tem união estável ha mais de 30 anos, mas so registraram em cartório há uns 2 anos. Eles estão dispostos a casar no civil agora.
  • @Vlad minha prima informou que minha tia (atribuída) foi casada com o pai dela somente no religioso, isso já ajuda? Serve como comprovação de alguma forma?
    Essa carteira escolar seria o que, matrícula?
    E porque tem que comprovar que ela é mãe, se o mesmo já diz na certidão? Não entendi muito essa questão!
  • marimarimarimari Member
    editado July 2018
    Ah, eles foram registrados no dia seguinte ao nascimento!
    Os irmãos são de 1991 e 1992 (minha prima e meu primo)
  • @marimari quando os pais não foram casados, as conservatórias exigem comprovação da maternidade mesmo que conste na certidão de nascimento do filho.Existe uma certidão desse casamento no religioso?
  • marimarimarimari Member
    editado July 2018
    Sim @Vlad, existe sim!!
  • prispbprispb Member
    Pessoal, mesmo lendo o forum, estou com dúvidas... eu não casei com o pai da minha filha, e não estou com ele, o que exatamente preciso comprovar, quais documentos para atribuição dela. No caso eu que terei a atribuição portuguesa, e na certidão dela o pai foi o declarante. Ela tem 5 anos. Outra dúvida é que vi 2 informações no forum:
    - uma dizia que a certidão de inteiro teor dela é digitalizada apenas e apostilada
    - a outra informação é que a certidão dela com 5 anos tem que ser reprográfica
    qual a informação correta? Grata!!
  • editado July 2018
    @prispb, para portuguesas não casadas, ja foi informado nos posts acima o procedimento.Terá anexar documentos que provem a maternidade, além claro ,da certidão de nascimento.Certidão de nascimento dos menores tem que ser de inteiro teor apostiladas.
  • prispbprispb Member
    @vladpen obrigada, eu até vi que precisa comprovar a maternidade com boletim escolar, carteira de vacinação, pode ser cópias simples? Vou também adicionar uma declaração da escola . Porém me equivoquei quando achei que o pai da minha filha era o declarante na certidão, pq foi ele que foi no cartório, porém na certidão dela não tem nada que relaciona isso, ou seja, nenhum item de declarante, acredito que isso era nas certidões mais antigas, enfim... e o que me intriga é que no requerimento 1C vai ter nossa assinatura reconhecida, pq tem que comprovar minha maternidade, já que está na certidão e no 1C. Agradeço mais uma vez
  • @Vlad essa certidão de casamento no religioso serve pra algo? Anula o processo de boletim escolar, declaração do hospital, etc ..
  • @marimari essa certidão de casamento no religioso ajuda na comprovação, mas não posso te garantir se é suficiente.Para transcrição de casamento é aceita.
  • @vlad
    Vamos deixar essa certidão fora do processo pra não precisar transcrever esse casamento.
    1- Conseguimos um documento da escola, o papel da matrícula feita em 2001, que tem a assinatura da mãe e da diretora, forneceram uma xerox, serve? Precisa autenticar, apostilar?? Por ser de 2001, tem problema, acha que deve procurar de mais escolas?
    2- Vamos no hospital pedir uma declaração também!
    3- o cartão da vacina precisa da xerox onde tem o nome da mãe e das vacinas também?
  • @marimari todos esses documentos vc tira cópias autenticadas.
  • Show, obrigada @vlad
  • Pessoal, meu pai acaba de ganhar a cidadania portuguesa e agora chegou a minha vez de obter. Acontece que ao pegar a minha certidão de nascimento, aparece meu pai com o estado civil "desquitado" e a minha mãe como "solteira". Será que vou ter problemas com a minha documentação?
  • editado July 2018
    @Felipeabarboza nenhum. No meu caso deu-se o mesmo: o meu pai era divorciado e minha mãe, solteira. No fim, deu tudo certo.
  • @Pedro Então vc só enviou a documentação do seu pai e a sua?
  • editado July 2018
    @Felipeabarboza isso. Enviei a certidão de nascimento portuguesa dele e a minha documentação apenas. Foi o meu pai quem foi o declarante na minha certidão e isso se deu quando tinha 3 dias de vida.
  • Boa noite,
    Minha amiga esta com uma situação bem parecida.
    Na certidão de nascimento de quem vai pedir a cidadania esta escrito pai (português) desquitado, mãe(brasileira) solteira. Só que alguns anos depois os pais casaram e consta uma averbação do casamento, alterando o nome da mãe de solteira para casada, ela terá que transcrever o casamento dos pais? Porque na certidão de nascimento dela vem primeiro o nome da mãe de solteira, depois o nome da mãe de casada. e a identidade dela esta com o nome da mãe de casada. Se ela mandar para o ACP eles vão exigir que ela faça a transcrição do casamento?
    Obrigada desde já
  • @Adrianaian se foi o pai português que declarou o registro da filha, não precisa transcrever o casamento
  • @Vlad Pen, obrigada pelo esclarecimento.
  • @vlad, e o meu caso...
    quero passar a nacionalidade para meu filho menor.
    Tenho apenas a união estável, onde consta que vivemos em união desde o ano de 2000 e temos um filho em comum nascido em 2005, esse documento não serve para provar o vinculo?
  • @RMF toda união estável tem q ser homologada em Portugal através de sentença judicial por meio de advogado.Vou confirmar e te respondo em breve.
  • @vlad posso enviar apenas o email com o numero do assento da transcrição de casamento?
    Estou com o prazo muito curto, pois minha certidão completa 01 ano dia 23 de outubro.
    será que consigo utilizar essa certidão mesmo e apenas indicar o assento da transcrição?
  • @RMF peça uma certidão pelo civilonline.
  • @vlad o civil on line demora mais que 1 semana, se eu enviar apenas a indicação onde foi feita a transcrição junto com o e-mail que recebi, não é possível?
    Estou com medo de passar do dia 23 de outubro e perder a validade da certidão de nascimento
  • @RMF a certidão pelo civilonline não demora uma semana não.
  • @vlad conseguiu ver sobre o documento de união estável, se serve para comprovar sem precisar homologar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.