Vale Postal devolvido
Thiago_Lemos
Member
Boa tarde a todos!
Recebi uma carta de Portugal devolvendo todos os meus documentos do processo de atribuição e um texto informando que o montante total foi de 170,28 Euros. Lembro que, mesmo não usando o Euro Exportação nos Correios, no dia em que enviei o vale e os documentos, achei estranho o fato de o Euro estar um pouco abaixo da tabela que eu havia consultado no próprio site dos Correios horas antes de me deslocar até a agência. Questionei à funcionária e ela informou que a cotação no site estava congelada há uns 3 dias e que estava correto. Pois bem, confiei na informação e tô com esse problemão. E o pior é que foram dois vales, o meu e do meu irmão, ou seja, dois problemas pra resolver.
Alguém aqui já passou por esse problema e pode me orientar? Tenho que levar a carta novamente aos Correios e completar com o valor faltante? Basta apenas pagar a diferença e emitir um novo envio EMS?
Fico no aguardo. Muito obrigado!
Recebi uma carta de Portugal devolvendo todos os meus documentos do processo de atribuição e um texto informando que o montante total foi de 170,28 Euros. Lembro que, mesmo não usando o Euro Exportação nos Correios, no dia em que enviei o vale e os documentos, achei estranho o fato de o Euro estar um pouco abaixo da tabela que eu havia consultado no próprio site dos Correios horas antes de me deslocar até a agência. Questionei à funcionária e ela informou que a cotação no site estava congelada há uns 3 dias e que estava correto. Pois bem, confiei na informação e tô com esse problemão. E o pior é que foram dois vales, o meu e do meu irmão, ou seja, dois problemas pra resolver.
Alguém aqui já passou por esse problema e pode me orientar? Tenho que levar a carta novamente aos Correios e completar com o valor faltante? Basta apenas pagar a diferença e emitir um novo envio EMS?
Fico no aguardo. Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda
Vou fazer isso. Obrigado!
Ao consultar a cotação na página dos Correios...Preste muita atenção se está atualizada...Por exemplo...Hoje eu fiz um VP de 40 euros para pagar por dois Assentos de Nascimento...Estava atualizado..."Válido para 03 de Julho de 2018"...
Levei um papel com o cálculo feito e bateu até os cêntimos com o valor que a atendente me passou...
Preste atenção a isso porque já aconteceu comigo de consultar a página dos Correios antes de sair de casa e quando cheguei nos Correios deu uma diferença...Insisti com a atendente que o valor estava errado e finalmente descobrimos que...Por uma razão qualquer...A página não tinha sido atualizada e constava a cotação do dia anterior...
Toda a atenção é pouca quando se trata de enviar esses VPs...
Fiquei com uma dúvida: o número do VP será mantido ou será um novo? Pergunto isso, pois no formulário 1C o campo já tá preenchido. Se for gerado um novo número de VP, vou ter que preencher outro formulário e reconhecer assinatura no cartório novamente? Alguém pode explicar, por favor?
Será um outro numero
Por via das dúvidas e por não ser tão oneroso assim,eu faria um novo formulário
Eu seguiria a orientação da @Maria Nélida...
Em um processo que tem um custo considerável...
Não vale a pena arriscar...
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Já verificou com o CTT se o vale foi sacado?Processo enviado pro ACP?
@David Lima valeu pela dica, mas é lá mesmo que eu tenho feito. Fiz do meu pai e da minha namorada, ambos sem problema. Mas é o que você falou, o pessoal lá já tá acostumado com esse trâmite e eles fazem bastante rápido.
Ainda continuo com uma dúvida se alguém souber me explicar ficarei grata.
Liguei hoje na LR da ACP e me disseram que o meu processo ainda não foi numerado.
Foi recebido na ACP dia 28/02/19 por Maria Ceu.
Acontece que o vale postal foi emitido no dia do envio para Portugal em 18/02/2019.
O vale postal pode ser sacado antes da numeração?A validade é de 30 dias?
O que acontece se expirar?
Fico no aguardo,
Desde já agradeço.
Eliana
Olá, boa tarde. Passei pelo mesmo problema! Estou fazendo o processo de minha namorada e, na hora de enviar o vale postal pelos correios, coloquei "Arquivo Central do Porto" e a atendente doa Correios colocou o Código Postal errado. Recebi todos os documentos novamente do ACP e eles me enviqram um Vale Postal.
Porém, ao chegar nos correios, a atendente disse que o número do Vale Postal que recebi não é válido, pois teria que ter 11 dígitos, ao invés do número de 6 dígitos que me enviaram.
Alguém já passou por isso e pode me ajudar, por gentileza?
@lucas_portugues
Há tempos não vejo pessoas mandando por Vale Postal. 99,9% paga com C.Crédito, que não tem esse problema de vencer.
Você tem que apresentar nos correios o recibo original de quando fez a remessa. Lá tem o número correto. Imagino que o tenha guardado com você.
Se seu processo é no ACP como filho, o link de pagamento é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Pode ser o cartão internacional de qualquer pessoa. Pague com o app do banco aberto no celular, ou use Nubank app.
Outras modalidades têm links específicos, porque o valor vem pré-calculado de acordo com a modalidade. Mas ACP seria mais na maioria para Filhos e Sefarditas (mas tem algumas outras modalidades). Resolva o pagamento primeiro, para retomar a aplicação e não perder a validade de documentos. Depois você cuida de receber o valor do VP.
@gandalf muitíssimo obrigado pelas informações. Concordo com sua colocação e vou fazer exatamente como sugeriu. Já efetuei o pgto pelo cartão de crédito. Agora é só imprimir o comprovante de pgto e enviar todos os documentos novamente, ne?
@lucas_portugues
Sim, exatamente. Se não tem nenhum documento vencido (as certidões brasileiras valem por 1 ano), pode usar os mesmos.
Já enviei os documentos novamente e paguei pela Internet. Agora estou esperando novo contato.
Mas um outro problema que estou tendo é com a devolução do vale postal. Foi emitido um Vale Postal bo valor de €175 mas eu não consigo sacar nos correios. Ja fui em duas lojas e eles estão dizendo que não conseguem visualizar o Vale pois deveria ter 11 dígitos ao inves de 6 (como o vale lostal está). Poderiam me ajudar, por gentileza?
@lucas_portugues,
O número do vale que você tem que procurar nos Correios e o número do recibo que você enviou. O número que você colocou no formulário. Você pode procurar também pelo seu número do CPF. Faça uma reclamação na ouvidoria dos correios. Não leve em consideração o número que você recebeu de Postugual.