Vale Postal devolvido

Boa tarde a todos!

Recebi uma carta de Portugal devolvendo todos os meus documentos do processo de atribuição e um texto informando que o montante total foi de 170,28 Euros. Lembro que, mesmo não usando o Euro Exportação nos Correios, no dia em que enviei o vale e os documentos, achei estranho o fato de o Euro estar um pouco abaixo da tabela que eu havia consultado no próprio site dos Correios horas antes de me deslocar até a agência. Questionei à funcionária e ela informou que a cotação no site estava congelada há uns 3 dias e que estava correto. Pois bem, confiei na informação e tô com esse problemão. E o pior é que foram dois vales, o meu e do meu irmão, ou seja, dois problemas pra resolver.

Alguém aqui já passou por esse problema e pode me orientar? Tenho que levar a carta novamente aos Correios e completar com o valor faltante? Basta apenas pagar a diferença e emitir um novo envio EMS?

Fico no aguardo. Muito obrigado!

Comentários

  • Vlad PenVlad Pen Member
    editado July 2018
    @Thiago_Lemos os correios estão constantemente cometendo erros e parece ser proposital.Vc terá q ir até ag.dos correios pedir o valor do vale de volta e enviar outro juntamente com os documentos.Consulte antes a cotação real no site dos correios. O valor tem q estar igual ao cálculo feito de acordo com o q está no site.

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda
  • @Vlad Pen Entendi...
    Vou fazer isso. Obrigado!
  • @Thiago...Complementando o que escreveu o @Vlad Pen...

    Ao consultar a cotação na página dos Correios...Preste muita atenção se está atualizada...Por exemplo...Hoje eu fiz um VP de 40 euros para pagar por dois Assentos de Nascimento...Estava atualizado..."Válido para 03 de Julho de 2018"...
    Levei um papel com o cálculo feito e bateu até os cêntimos com o valor que a atendente me passou...

    Preste atenção a isso porque já aconteceu comigo de consultar a página dos Correios antes de sair de casa e quando cheguei nos Correios deu uma diferença...Insisti com a atendente que o valor estava errado e finalmente descobrimos que...Por uma razão qualquer...A página não tinha sido atualizada e constava a cotação do dia anterior...

    Toda a atenção é pouca quando se trata de enviar esses VPs...
  • Alguém já comentou que alguns funcionários não desligam o computador de um dia pro outro porque demora pra dar boot, e com isso não atualiza (ou algo nessa linha).
  • @Nilton Hessel pois é, agora fiquei preocupado com isso. Antes do meu e do meu irmão eu já tinha feito um do meu pai é um da minha namorada, ambos sem problema. Enfim, vou ter maior atenção com isso. Devo ir na quarta-feira pra sacar o VP e pagar o valor correto.

    Fiquei com uma dúvida: o número do VP será mantido ou será um novo? Pergunto isso, pois no formulário 1C o campo já tá preenchido. Se for gerado um novo número de VP, vou ter que preencher outro formulário e reconhecer assinatura no cartório novamente? Alguém pode explicar, por favor?
  • @Thiago_Lemos

    Será um outro numero
    Por via das dúvidas e por não ser tão oneroso assim,eu faria um novo formulário
  • @Thiago...
    Eu seguiria a orientação da @Maria Nélida...
    Em um processo que tem um custo considerável...
    Não vale a pena arriscar...
  • Oi pessoal! Permitam-me um lembrete, que aliás já foi informado anteriormente aqui no Fórum. Além de conferir se está correto o valor em reais referente a conversão dos euros (sem as taxas) deve-se acrescentar uns reais a mais, equivalente a uns dois ou três euros (eu fiz assim). Isso porque, pelo que entendi no dia da minha remessa pelos Correios, a remessa é feita em reais, sendo convertida em euros no momento do recebimento pelo destinatário, e a cotação poderá der diferente, então.
  • Vlad PenVlad Pen Member
    editado July 2018
    @jeanette io importante é verificar qual cotação o Correio tá usando.Utilize a consulta pelo site para conferir a cotação real do dia.

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Thiago_Lemos, se você é do RJ vá aos Correios da 1o de Março, eles são experts em Vale Postal e nunca tive erros com isso lá
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pessoal, enviei 3 processos aqui da Espanha (com VP dos Correios espanhóis). Todos os processos chegaram ao seu destino no início de Junho e 2 já estão numerados há algum tempo sem o menor problema (sinal que o Vale Postal chegou direitinho, sem problemas). O terceiro processo até hoje não foi numerado (e tampouco devolvido ou o vale recusado - pelo que eu saiba). Como proceder para saber se há algum problema? Na LR não consta como numerado e já liguei 2 vezes (quando tinha 19 dias de recebido e agora, com 1 mês e 4 dias de recebido). Alguma sugestão?
  • Olá,@David Lima

    Já verificou com o CTT se o vale foi sacado?Processo enviado pro ACP?
  • Pessoal, obrigado pela ajuda. Eu fui lá na quarta-feira passada, 11/07, e o atendente dos Correios me informou que o VP ainda não estava disponível para o saque. Questionei sobre o tempo que leva, ele informou que costuma levar de 30 a 45 dias, então em breve eu poderei sacar, porque meu VP foi emitido no dia 08/06. Quando eu for pagar a diferença, irei acrescentar uns 3 euros a mais a fim de evitar problema, ainda mais depois de saber lá nos Correios que naquela mesma quarta uma pessoa teve o VP devolvido por ter faltado 80 cêntimos.

    @David Lima valeu pela dica, mas é lá mesmo que eu tenho feito. Fiz do meu pai e da minha namorada, ambos sem problema. Mas é o que você falou, o pessoal lá já tá acostumado com esse trâmite e eles fazem bastante rápido.
  • Boa tarde, fui agora pouco a uma agencia dos correios fazer o vale postal e fui informado que nao estao fazendo o vale postal de pessoa fisica para juridica. E a unica forma de envio nesse momento, seria de pessoa fisica para pessoa fisica. Alguem teria alguma solucao para esse problema?
  • Vlad PenVlad Pen Member
    editado July 2018
    @Rafael se for do Rio de Janeiro...Ag da Rua 1º de março ,se for em São Paulo . Ag da Rua Boa Vista.
  • obrigado!!!
  • Pessoal, acabou de acontecer a mesma coisa com uma amiga, o processo todo voltou por insuficiência do VP, tem problema eu reenviar a mesma documentação, incluindo o formulário 1C? Ou devo fazer outro formulário. Pergunto pq no formulário estará com o nº do primeiro VP.
  • Olá pessoal boa tarde,

    Ainda continuo com uma dúvida se alguém souber me explicar ficarei grata.
    Liguei hoje na LR da ACP e me disseram que o meu processo ainda não foi numerado.
    Foi recebido na ACP dia 28/02/19 por Maria Ceu.
    Acontece que o vale postal foi emitido no dia do envio para Portugal em 18/02/2019.

    O vale postal pode ser sacado antes da numeração?A validade é de 30 dias?
    O que acontece se expirar?

    Fico no aguardo,

    Desde já agradeço.

    Eliana
  • @Eliana o VP é normalmente sacado antes da numeração do processo. A validade é 30 dias e se não for sacado ,o valor é devolvido para a AG. dos Correios emitente.
  • Olá, boa tarde. Passei pelo mesmo problema! Estou fazendo o processo de minha namorada e, na hora de enviar o vale postal pelos correios, coloquei "Arquivo Central do Porto" e a atendente doa Correios colocou o Código Postal errado. Recebi todos os documentos novamente do ACP e eles me enviqram um Vale Postal.

    Porém, ao chegar nos correios, a atendente disse que o número do Vale Postal que recebi não é válido, pois teria que ter 11 dígitos, ao invés do número de 6 dígitos que me enviaram.

    Alguém já passou por isso e pode me ajudar, por gentileza?

  • @lucas_portugues

    Há tempos não vejo pessoas mandando por Vale Postal. 99,9% paga com C.Crédito, que não tem esse problema de vencer.

    Você tem que apresentar nos correios o recibo original de quando fez a remessa. Lá tem o número correto. Imagino que o tenha guardado com você.

    Se seu processo é no ACP como filho, o link de pagamento é: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Pode ser o cartão internacional de qualquer pessoa. Pague com o app do banco aberto no celular, ou use Nubank app.

    Outras modalidades têm links específicos, porque o valor vem pré-calculado de acordo com a modalidade. Mas ACP seria mais na maioria para Filhos e Sefarditas (mas tem algumas outras modalidades). Resolva o pagamento primeiro, para retomar a aplicação e não perder a validade de documentos. Depois você cuida de receber o valor do VP.

  • @gandalf muitíssimo obrigado pelas informações. Concordo com sua colocação e vou fazer exatamente como sugeriu. Já efetuei o pgto pelo cartão de crédito. Agora é só imprimir o comprovante de pgto e enviar todos os documentos novamente, ne?

  • @lucas_portugues

    Sim, exatamente. Se não tem nenhum documento vencido (as certidões brasileiras valem por 1 ano), pode usar os mesmos.

  • Já enviei os documentos novamente e paguei pela Internet. Agora estou esperando novo contato.


    Mas um outro problema que estou tendo é com a devolução do vale postal. Foi emitido um Vale Postal bo valor de €175 mas eu não consigo sacar nos correios. Ja fui em duas lojas e eles estão dizendo que não conseguem visualizar o Vale pois deveria ter 11 dígitos ao inves de 6 (como o vale lostal está). Poderiam me ajudar, por gentileza?

  • MtrinMtrin Member

    @lucas_portugues,

    O número do vale que você tem que procurar nos Correios e o número do recibo que você enviou. O número que você colocou no formulário. Você pode procurar também pelo seu número do CPF. Faça uma reclamação na ouvidoria dos correios. Não leve em consideração o número que você recebeu de Postugual.

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