Conversão de união estável em casamento
Olá, bom dia. Alguém poderia tirar uma dúvida, por favor? Eu tenho uma união estável com cidadão português e quero converter essa união em casamento.
Gostaria de saber se na certidão de casamento deverá constar o número dos documentos portugueses do meu marido ou se pode constar a nacionalidade portuguesa, mas com os documentos brasileiros? Alguém saberia me informar?
Desde já agradeço
Gostaria de saber se na certidão de casamento deverá constar o número dos documentos portugueses do meu marido ou se pode constar a nacionalidade portuguesa, mas com os documentos brasileiros? Alguém saberia me informar?
Desde já agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não faça conversão de união estável em casamento Portugal nao reconhece !!!! Faça primeiro o reconhecimento nos Tribunais no brasil para depois fazer a homologação de sentença em Portugal.
Espero ter ajudado!
@bihenriques, vi seu post e surgiu uma dúvida. você conseguiu obter a nacionalidade portuguesa como casada com português ou em união estável com português? aceitaram a conversão da sua união estável em casamento para considerá-la casada com cidadão português? quando foi isso? obrigado
@Manuel123 a união de facto ou o casamento são pacíficos nas normas portuguesas, nos tribunais portugueses e no IRN. Sobre a união de facto, primeiro tem que ter um título judicial estrangeiro para ser homologado em Portugal. Esse documento servirá como um dos documentos para pedir pelo art. 3º, do LRP.
@Manuel123 ,
seria bom se a gente pudesse ter o relato da @bihenriques que não posta no fórum desde 2021. Mas o que se sabe é que Portugal aceita, obviamente o casamento convertido da união estável, porém não importa quantos anos de união estável possa ter tido, o que vale é a data do registro do casamento. Ou seja, tanto faz casar ou converter a união estável em casamento, seria necessário aguardar 3 anos, no mínimo para solicitar a cidadania por casamento.