Dúvida sobre sobrenome - ausência na certidão de nascimento

Gente, boa noite!

Tenho uma pequena dúvida a respeito de sobrenome de portugueses... Vai lá:

Meus bisavós são portugueses e vieram para o Brasil por volta do ano de 1900, ele chamado José, nascido em 1865, em Guimarães, e ela Luiza, por volta de 1889.

Acontece que aqui no Brasil consta que o nome completo dele é José Marques Guimarães, mas seus pais, meus tataravós, não possuem Guimarães no sobrenome. Assim sendo, todos os descendentes do meu bisavô, incluindo eu, pegaram o Marques Guimarães em seu nome.

Pegando a certidão de nascimento dele, em Guimarães, consta lá somente o nome José, mas nada de Marques e/ou Guimarães. Assim sendo, minha suspeita é de que o sobrenome dele é somente Marques, adquirindo o Guimarães quando viera para o Brasil, por inserção por algum cartorário, já que nenhum antepassado dele teve o Guimarães no sobrenome.

Minha dúvida é: como é feita a atribuição de sobrenome dos filhos de portugueses? Pergunto porque se seu sobrenome for somente Marques, talvez será preciso retificar documentos para eventual cidadania para meu pai.

Obrigado a todos pela atenção.

Comentários

• Por conta dos documentos anteriores à 1911 possuirem apenas o primeiro nome as Conservatórias exigem um documento adicional que prove o nome da pessoa em questão. Neste caso, seria a certidão de casamento ou a de óbtito.

Então, caso venha a fazer um eventual processo de atribuição você teria de pedir uma cópia certificada ao Arquivo Distrital que a gerou e, junto com o resto da documentação principal, enviar o documento complementar para provar o nome dele.
  • Olá, Pedro, boa noite.

Obrigado pela resposta.

Então, na certidão de nascimento de meu avô consta que é filho de portugueses. Há, inclusive, menção ao nome dos avós dos meu avô, também portugueses, cuja dispensa matrimonial eu encontrei nos arquivos online da respectiva conservatória. Basta isto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.