Português com registro brasileiro

Peço ajuda para o seguinte caso.
Estou tentando ajudar uma prima e meu marido a localizarem os documentos dos portugueses (pai) que conforme minhas consultas nasceram no Porto/Foz do Douro.
Não consigo localizar nada e para piorar existe registro de nascimento de ambos no Brasil, registros estes realizados na juventude.
Tenho certeza que eles são Portugueses, porque existe um documento com pedido do pai deles, solicitando autorização para o Consulado para trazer a família de Portugal e neste documento é mencionado o primeiro nome e idade de cada filho incluindo a esposa.
Então não entendo registro brasileiro de pessoa nascida em Portugal.
O pai deles pediu para se naturalizar brasileiro em 1913 e pelo que entendi só conseguiu se naturalizar em 1921 e foi depois disto que pediu para trazer a família. Existem vários documentos no arquivo Nacional do RJ referente a estes pedidos, porém não consta nada sobre os filhos e esposa.
Então creio que apenas ele se naturalizou.
Se alguém já viu um caso semelhante por favor me dê uma luz.
Obrigada



Comentários

  • @Vlad el

    É o pai do meu marido e irmão dele.
    Não tenho ainda a certidão deles, mas na certidão de casamento e óbito consta como brasileiros.
    Meu sogro consta como natural do Rio de Janeiro e o irmão natural de Manaus.

    Eu não encontro a certidão deles nem aqui no Brasil e nem em Portugal.

    Foi encontrado no Arquivo Nacional do RJ um documento em que é solicitado retificação de nome do avô paterno dele por que estava com nome completamente diferente que só foi percebido qdo ele foi se casar.
    Vou tentar pedir a habilitação do casamento e com ela tentar descobrir o cartório e pedir em inteiro teor.



  • Normal nessa época isso de ter um registro de nascimento no Brasil e outro em Portugal. E não por serem atribuídos. E sim pelos pais registrarem o filho com nascido em 2 países diferentes. Nessa época nasciam em casa não tinha DNV. Era comum registrar tardiamente.
    Procure o registro deles nas igrejas da região, as vezes só tem registro de batismo.
  • Vanessa RSP e @vlad el

    Suspeito justamente disto o pai deles era da Marinha Mercante e existe um documento em que ele solicita autorização para trazer a familia, mulher e 4 filhos. entre eles o meu sogro com 13 anos (nascido em 1908) e seu irmão com 3 anos nascido em 1917 naturais do Porto Concelho do Porto provavelmente da Freguesia de Lousada ou Freguesia da Foz do Douro.

    Não encontro nada no family search, no arquivo distrital do Porto e nem registros no Brasil.

    Na verdade eu encontrei no familysearch o primeiro casamento do pai deles em 1900, meu sogro e irmãos são filhos do segundo casamento encontrei o casamento dos avós maternos deles e o que realmente preciso não encontro.

    Eu já estou requerendo minha atribuição pelo meu pai portugues e gostaria muito de ajudar especialmente minha prima.
    Obrigada aos dois pelas dicas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.