DUVIDA URGENTE - alguem pode esclarecer
lara, cibele, fatima, maestro ou alguem que já tenha passado por esta situação se puder me esclarecer agradeço:
no dia 24/08/09 recebi este e-mail:
CRCentrais - Registos Consulares (crcentrais.consulares-b@dgrn.mj.pt)
Enviada: segunda-feira, 24 de agosto de 2009 13:09:58
Para: jotacassino@hotmail.com
Exmo Sr.
Informa -se V. Exa. que o aasento de nascimento de FRANKLIM DE SOUZA FANGUEIRO, foi hoje integrado sob o nº 70xxx /09 SIRIC.
Com os melhores cumprimentos
Diamantina
e hoje para minha surpresa recebi este e-mail do setor de contabilidade das conservatorias:
De: CRCentrais - Contabilidade [mailto:crcentrais.contabilidade@dgrn.mj .pt]
Enviada: quarta-feira, 2 de Setembro de 2009 9:01
Assunto: RE: nº processo de atribuição
Informo V. Exa. de que o assento consular do Sr. Franklin de Souza Fangueiro foi integrado nesta Conservatória com o nº 70xxx/2009. Assim, encontra-se em crédito nesta Conservatória a quantia de 175.00€ que poderá ser depositado numa conta bancária em Portugal em nome do senhor Franklin, ou remetido vale postal internacional, que tem 3,50€ de custas que serão retirados dos 175.00€. Se optar pelo vale solicitamos o endereço do sr. Franklin.
O Escriturário,
Fernando Lopes
oque significa isto? eles estão devolvendo o valor que paguei pela cidadania de meu pai? será que não foi aceito o pedido de cidadania dele? porque estariam devolvendo o valor? será por causa da idade de meu pai que tem 69 anos?
se alguem puder me dizer algo ou se já passou por esta situação agradeço
jorge fangueiro
no dia 24/08/09 recebi este e-mail:
CRCentrais - Registos Consulares (crcentrais.consulares-b@dgrn.mj.pt)
Enviada: segunda-feira, 24 de agosto de 2009 13:09:58
Exmo Sr.
Informa -se V. Exa. que o aasento de nascimento de FRANKLIM DE SOUZA FANGUEIRO, foi hoje integrado sob o nº 70xxx /09 SIRIC.
Com os melhores cumprimentos
Diamantina
e hoje para minha surpresa recebi este e-mail do setor de contabilidade das conservatorias:
De: CRCentrais - Contabilidade [mailto:crcentrais.contabilidade@dgrn.mj
Enviada: quarta-feira, 2 de Setembro de 2009 9:01
Assunto: RE: nº processo de atribuição
Informo V. Exa. de que o assento consular do Sr. Franklin de Souza Fangueiro foi integrado nesta Conservatória com o nº 70xxx/2009. Assim, encontra-se em crédito nesta Conservatória a quantia de 175.00€ que poderá ser depositado numa conta bancária em Portugal em nome do senhor Franklin, ou remetido vale postal internacional, que tem 3,50€ de custas que serão retirados dos 175.00€. Se optar pelo vale solicitamos o endereço do sr. Franklin.
O Escriturário,
Fernando Lopes
oque significa isto? eles estão devolvendo o valor que paguei pela cidadania de meu pai? será que não foi aceito o pedido de cidadania dele? porque estariam devolvendo o valor? será por causa da idade de meu pai que tem 69 anos?
se alguem puder me dizer algo ou se já passou por esta situação agradeço
jorge fangueiro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
dessa forma não houve necessidade de ele adquir a nacionalidade e eles estão te devolvendo o que vc pagou. Fica tranqüilo que seu pai é 200% portuga, vc já pode iniciar seu processo.
vc fez pelo consulado ou fez sozinho direto com a CRC?
sera que seu pai era portugues e voce nao sabia ? rsrsrsrsrrs.
Nunca passei por isso ( ateh gostaria que me devolvessem o que eu paguei, seria uma otima ideia, rsrsrs ) mas talvez a Rosangela tenha alguma resposta pra sua duvida, a unica coisa que eu posso afirmar eh que eles nao recusaram o pedido do seu pai e ele eh portugues com certeza.
acabamos por respoder juntas, e tenho quase certeza que o pai dele era portugues mesmo, se integraram numero de assento, significa que ja existia um.
eu fiz atraves do consulado e que eu saiba meus avos não registraram meu pai no consulado, vou perguntar para minha vó, acho até que naquela epoca em que meu pai nasceu 1940 aqui em rio grande não havia consulado e meu avô morreu em 1956 e pelo que sei desde que veio para o brasil nunca mais voltou a portugal, é um misterio vou tentar decifrar, não seria pela idade de meu pai 69 anos comoos menores são isentos talvez a terceira idade tambem seja.
nao estao devolvendo por causa da idade, maior de idade eh maior de idade, minha vovo tinha quase 80 anos na ocasiao da atribuicao e cobraram tudinho. Seu pai ja devia ser portugues, quanto tempo demorou o processo ?
Sei la mais o que pensar.
eu enviei atraves do consulado no inicio de maio dias 6 ou 7 e a resposta veio em 24 de agosto.
acho que não pois fui eu mesmo que fui ao correio para fazer o deposito e pelo menos me cobraram uma só vez.
Voce escreveu que: desde que veio para o Brasil, acho que nunca mais voltou a Portugal.
De quem vc esta falando?
Seu pai veio de Portugal?
Se foi isso, ele ja devia ter registro lá.
a melhor resposta pra sua duvida esta na CRC, liga ou manda e-mail perguntando, nao se preocupe em achar, que eles nao vao devolver o dinheiro depois de perguntar, se voce tem direito a devolucao, eles te darao.
to falando do meu avô
Não entendi você fez e enviou os documentos através do consulado e pagou pelo correio. porque quando eu fiz pelo consulado eu paguei no consulado mesmo.....
pois é cibele vou fazer isso sim, só queria saber se tinha acontecido com alguem pois éw muito estranho né.
é, fiz pelo consulado mas fui no correio paguei a taxa e o recibo do pagto foi junto com a papelada, no consulado só paguei a taxa deles os 175 euros foi direto pra conservatoria via correios
estamos curiosos, liga e pergunta pra ser mais rapido, heheheh. Eu jogo minhas apostas de que ele era portugues.
pode ser tb que se vc mandou dinheiro direto pra CRC, a CRC pode ter achado que o pagamento já tinha sido feito no consulado (o que eu acho que é o mais comum). esse deve ser um problema de comunicação.
o jeito mais fácil de esclarecer é falar direto com o consulado e tb com a CRC, só eles podem esclarecer exatamente o aconteceu com essa taxa.
o fato é que seu pai já tem número de assento de nascimento registrado em Portugal.
pois é pode ter sido isto, vou entrar em contato com eles lá, ai depois coloco aqui oque eles responderem.
OK, nao é estranho. É apenas um caso diferente. Esperemos para ver o que aconteceu.
De: CRCentrais - Contabilidade (crcentrais.contabilidade@dgrn.mj.pt)
Enviada: quinta-feira, 3 de setembro de 2009 9:03:34
Para: 'jota cassino' (jotacassino@hotmail.com)
Exmo Sr. Jorge, será enviado vale postal internacional, conforme indicação sua. O motivo da devolução, é por ser desnecessário, uma vez que a integração de assento consular atributivo da nacionalidade portuguesa, não carece de emolumentos pagos a esta Conservatória.
O Escriturario,
Fernando Lopes
oque seria "integração de assento consular" , bem continuo sem saber se meu pai já tinha registro ou não, mandei um e-mail pro vice-consulado de porto alegre contando o fato e pediram para entrar em contato por telefone e amanha vou ligar para ver se descubro algo. ai volto aqui para dizer oque descobri
abraços a todos
Seu pai é português! Em Portugal foi integrado (inscrito) o registro consular. Só lhe restaria saber quando o seu pai foi registrado no consulado.
pois é, muito estranho, agora mandei um email pra lá perguntando se isto significa que ele já tinha registro ou não, vamos ver oque repondem.
seu pai era portugues mesmo, ja existia um numero de assento antigo e eles estao criando um novo numero e integrando o antigo ao novo, eh o que eles fazem com a maioria das certidoes antigas.
So nao sei dizer onde seu pai foi registrado, se no Consulado ou em PT.
recebi no dia 08/10/09 aviso dos correios para retirar o valor devolvido pela conservatoria, o caso não ficou totalmente esclarecido, mas pelo que entendi se o pedido de atribuição é feito atraves do consulado onde é pago uma taxa (eu paguei aqui no rio grande do sul R$ 222,74), eu fiz pelo consulado honorario da cidade de pelotas que enviou para o consulado geral da cidade de porto alegre onde lá meu pai obteve o assento consular e de lá que foi para protugal, mas o estranho é que o consul de pelotas cobrou esta taxa e disse que eu devia enviar os 175 euros para a conservatoria via correios e anexar o recibo junto com o processo, eu acho que eles não se comunicam bem, nesta devolução perdi 100 reais por causa da desvalorização do euro mas ao menos deu para abater um pouco nas despesas, quando falei pelo tel. com o consulado em porto alegre a pessoa que me atendeu tambem não soube me explicar, então acho que deve ser isso fazendo pelo consulado não paga os 175 euros a conservatoria.
abraço a todos