Cópias de Certidão de nascimento Portuguesa e de transcrição de casamento.

Pretendo realizar a nacionalização de minha mãe,filha de portuguesa,mas possuo apenas a cópia da certidão de nascimento portuguesa de minha avó e cópia da transcrição de casamento de minha avó. preciso dos originais destes documentos para nacionalização de minha mãe? Com os originais o processo é mais célere?

Comentários

  • @CarlosArthurRuy que ano sua avó nasceu?.A Transcricão de casamento vc pode enviar a cópia e a certidão de nascimento vai depender do ano de nascimento.
  • Vlad, minha avó nasceu em 1902.
  • @CarlosArthurRuy..vai precisar do assento original certificado.Envie um e-mail para o Arquivo Distrital da região onde sua avó nasceu para pedir informações.
  • Minha avó nasceu no Distrito da Guarda(norte de Portugal), Tenho encontrado dificuldade de contato com este Arquivo Distrital. Tenho uma conhecida que mora perto da Conservatória de Loulé ao sul. É possível solicitar por esta conservatória o assento original certificado da conservatória de Guarda? Acho que será mais demorado,não?
  • @CarlosArthurRuy..precisa ver se o assento de nascimento se encontra na Conservatória ou no Arquivo Distrital.Vc sabe a freguesia e concelho onde sua avó nasceu?
  • Vlad,ela nasceu na freguesia de Barreira e concelho de Meda. Em qual Conservatória poderia estar?
  • @Carlos Arthur Ruy,

    realmente, o livro de Barreira para o ano de 1902 não está online.
    Provavelmente, encontra-se na conservatória de Meda.

    Escreva para: crcpncom.meda@dgrn.mj.pt
  • Consegui a certidão de nascimento original portuguesa(marca d'água) da minha avó,a documentação de minha mãe está ok, estou pensando em dar entrada no ACP pessoalmente junto com minha mãe,pergunto: Posso dar entrada também na minha solicitação de nacionalização com os meus documentos evidentemente? tenho um primo que entrou com a solicitação dele juntamente com a do pai dele(irmão da minha mãe).Dúvida: Transcrição /Casamento de minha mãe?Posso entrar com minha solicitação/Nascionalidade e com a certidão Casamento de minha mãe e fazer ao mesmo tempo a transcrição pagando as respectivas taxas?
  • @Carlos recomendo fazer um processo de cada vez.ACP não faz transcrição de casamento. Depois de concluido o processo da sua mae, faça a Transcrição de casamento por Ponta Delgada.Verifique se não há divergências de nomes entre as certidões de nascimento e casamento. Se sua mae tiver mais de 70 anos terá enviar uma prova de vida tb.
  • @Vlad pretendo entregar a documentação para atribuição de minha mãe pessoalmente no ACP juntamente com ela , então a prova de vida será presencial, possivelmente com algum formulário a preencher lá.Em relação à minha solicitação de atribuição, tenho dúvida se posso dar entrada juntamente com a dela,pois,entendo que somente após a nacionalização dela poderia fazer a transcrição de casamento dela,quando devo fazer a transcrição /casamento dela para minha atribuição? antes,durante ou depois da aceitação da nacionalidade dela?
  • @CarlosArthur a transcrição do casamento da sua mãe se dará após o processo de atribuição dela ser concluído.
  • Ok, Vlad . Tive uma informação equivocada de outra pessoa por isso estava preocupado.Para fazer o processo de atribuição meu será preciso primeiro fazer a transcrição do casamento de minha mãe. Obrigado!!
  • @Vlad devo explicar algumas coisas : Minha avó Maria nasceu em Portugal em 1902, com muito trabalho e custo alguns parentes conseguiram a certidão narrativa dela. Ela (avó) veio para o Brasil com 06 anos. aqui casou e teve filhos que foram registrados pelo meu avô Brasileiro como declarante. Foi feito a transcrição deste casamento em Portugal. Meus primos garantem que como foi o meu avô quem registrou os filhos, quando solicitaram a atribuição deles não precisou transcrever o casamento dos pais deles(meus tios, irmãos de minha mãe),os pais deles são solteiros em Portugal e dizem que minha mãe será solteira em Portugal sem necessidade de transcrição do casamento dela também. Há lógica no que eles(primos) estão falando?
  • @Carlos quando a mulher é a portuguesa é obrigatória a transcrição de casamento.
  • @Vlad esta regra de transcrição de casamento se aplica somente para a portuguesa nata ou se estende para também a portuguesa por atribuição (filha)?
  • editado September 2018
    @Carlos Arthur Ruy,

    novamente, peço que evite postar a mesma dúvida em diferentes tópicos. Com esta postagem, somam 3.
    Escolha um tópico e faça as perguntas todas nele. Fica mais fácil e menos poluído.

    Sim, precisa transcrever o casamento de sua mãe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.