Certidao do meu avo: Alvaro Rodrigues Figueiredo

Boa noite, assim como no caso da Thais, em que a Mariza Guerra conseguiu ajudar, tambem ja procurei , sem sucesso alguns livros (incluindo este onde esta o do bisavo da Thais) e nao consegui encontrar certidao de batismo do meu avo.

Nome : Alvaro Rodrigues Figueiredo
Pai: Manoel Rodrigues Figueiredo
Mae: Maria Costa Ribeiro
Nasc: 26 / DEZ / 1894
Local: SUL, Sao Pedro do Sul, Viseu

Neste outro post, a Mariza informou que tambem seria interessante procurar 1 ano antes e 1 depois da data de referencia, mas nao entendi o porque de procurar em data anterior .
Como poderia haver registro em data anterior ao da que a pessoa nasceu ?

Estou na cidade do Porto e pensei em ir diretamente ao Arquivo Distrital de Viseu, pois ja enviei emails, ja solicitei pesquisa, todos sem sucesso. Sera' que indo la' pessoalmente eu conseguiria que me ajudassem ?

Agradeco antecipadamente pela atencao e por qualquer ajuda que eventualmente possam prestar.

Norton Figueiredo

Comentários

• @Norton

A diferença entre as datas informadas e a real pode chegar a muito anos, para mais ou para menos. Ex: certidão de casamento brasileira: nascido em 1900 - assento português: 1891 - caso real descoberto hoje.
  • @Norton

Se vc não encontrou o Álvaro na data que possui, pesquise a partir de 1887: https://tombo.pt/f/sps16

Passaporte de Antonio: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1294443

O António, irmão do Álvaro, nasceu em 1886, assento 32: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1167862 - 042 tif

443595 António Rodrigues Figueiredo
    Sul S. Pedro do Sul
    Manuel Rodrigues Figueiredo
    Maria Ribeiro da Costa Sem Indicação 35 Rio de Janeiro Sem Indicação
  • @Mariza Guerra

O meu caso acabou sendo exatamente este que voce havia suspeitado. Apesar dos documentos do meu avo estarem todos com ano = 1894, no assento Portugues de batismo, o nascimento dele foi em 1891. Acabei encontrando a certidao dele gracas a ajuda de voces e tenho muita satisfacao em informar que meu processo, apos 2 anos e 9 meses, finalmente foi aprovado agora no inicio de Abril e estou apenas aguardando a criacao do meu assento Portugues para que possa dar entrada no processo para meus 4 filhos e depois agendar no consulado aqui do RJ para pedir meu CC e passaporte.

Aproveitando, 2 de meus filhos sao maiores (1o casamento) e os outros 2, do meu 2o casamento, sao menores, tem 15 e 16 anos.

Pelo que ja' li recentemente por aqui, entendi que os processos filhos de menores sempre andam bem mais rapido que o dos maiores, certo ?

Tambem li varias discussoes sobre para onde encaminhar os processos de filhos e tem 2 topicos, um falando sobre Vila Nova de Gaia e outro sobre Vila do Conde. Algum destes 2 esta' sendo mais rapido que o ACP do Porto ou este ultimo continua sendo o mais indicado ultimamente ?

Novamente, muitissimo obrigado pela ajuda na procura da certidao !

• @nortonf Boa noite , até então a Mariza não participa do fórum desde outubro 2018 .

• @nortonf , parabéns pela cidadania!! Comemore muito!

A Mariza Guerra não tem mais frequentado o Fórum.

Se você foi o declarante do nascimento dos seus 4 filhos (tanto do primeiro quanto do segundo casamento), pode mandar o processo de atribuição pelo Art. 1C deles para o Arquivo Central do Porto, Os processos de menores estão levando uns 90 dias e os de maiores uns 180.

Você pode mandar os 4 processos juntos, mas nenhum documento poderá ser compartilhado. Coloque cada processo em um envelope e os 4 envelopes dentro do envelope de envio da DHL (mais rápida e mais segura nesses tempos de pandemia)

Os processos dos menores são grátis e os dos maiores custam 175 euros.

No entanto, se não foi o declarante do nascimento deles, terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal e transcrever o segundo casamento.

Boa sorte e, se precisar, volte e o ajudaremos!

• @Leticialele ,

Eu fui o declarante de todos os meus filhos e Ja' estou providenciando as certidoes de todos eles (2 sao no RJ e 2 em SP) mas fiquei ate' na duvida se isso pode ou nao ser uma boa ideia, agora diante dessa incerteza do prazo para a criacao do assento Portugues, pois as certidoes deles tem de ter , no maximo, 1 ano na hora em que chegam na Conservatoria, certo ?

Mesmo sabendo que tem sido extremamente imprevisivel, baseado nos casos mais recentes de 1 ou 2 meses aqui do forum, em quanto tempo este prazo tem variado, em media, ultimamente ?

Estou ajudando o pai de uma amiga, neto de Portugueses, e abri uma discussao no topico sobre a necessidade ou nao de transcrever casamentos mas, depois de ler tantos posts com tantas situacoes variadas, confesso que cheguei a ficar na duvida se poderia ou nao ser necessario no meu, embora eu tambem continuasse achando que nao. Te agradeco por confirmar meu entendimento.

Se ajudar em alguma coisa, eu posso informar quando o meu assento ficar pronto, bem como o acompanhamento dos processos dos meus filhos e depois o dos meus irmaos, que com a mudanca na lei e a aprovacao do meu pedido, tambem se animaram a pedir o deles.

Muito Grato por toda a ajuda !

• @nortonf , aguarde seu assento. De fato, os prazos estão imprevisíveis! Aguarde um pouco para providenciar a documentação dos filhos.

Sim, são sempre de extrema valia para o Fórum as informações sobre os processos! Ajuda muito a avaliar o tempo que as Conservatórias estão levando para finalizarem os processos.

Dê uma olhada na planilha de netos, para ter uma ideia de quando seu assento poderá sair! https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

Os próprios foristas alimentam com os dados e, a não ser por umas esporádicas "bagunçadas" maldosas, feitas de propósito por algum mal intencionado, são bem confiáveis!

• @Leticialele

Ja' inseri meus dados e vou aguardar ansiosamente o proximo passo para atualizar.

Obrg !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.