Cidadania Portuguesa através de Avô sendo que o descendente direto (filha) já faleceu

Prezados,

Minha esposa está procurando obter a cidadania através de seu avô falecido porém sua mãe (descendente direto) tbm faleceu no ano de 2013 (sem obter a cidadania portuguesa).

Fato é que mais da metade da família está em Portugal, inclusive tios, primos e etc...Os parentes aqui no Brasil, quase todos conseguiram a cidadania pois os descendentes diretos ainda estão vivos.

Isto comprovaria vículo com o país e seria importante para avaliação positiva pelo governo português?

Existe uma relação prévia de documentos neste caso? Verifiquei muitos sites mas tirei conclusões diferentes...

Outro ponto, vocês acham que valeria a pena dar entrada no processo 1) pelo Brasil, 2) Pelos correios diretamente ao instituto de registros ou 3) pessoalmente lá em Portugal?

Obrigado,
Amaro

Comentários

  • @amaro

    Infelizmente ter parentes em Portugal não comprova ligações efetivas

    Veja aqui algumas comprovações de laços

    Para comprovar as ligações efetivas, são indicados os seguintes itens:

    "A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.

    O Governo reconhece que existem laços de efetiva ligação à comunidade nacional quando o declarante, no momento do pedido, preencha e comprove, designadamente, um dos seguintes requisitos:

    Resida legalmente no território português nos três anos imediatamente anteriores ao pedido, se encontre inscrito na administração tributária e no Serviço Nacional de Saúde ou nos serviços regionais de saúde, e comprove frequência escolar em estabelecimento de ensino no território nacional ou demonstre o conhecimento da língua portuguesa;
    Resida legalmente no território português nos cinco anos imediatamente anteriores ao pedido, se encontre inscrito na administração tributária e no Serviço Nacional de Saúde ou nos serviços regionais de saúde."
  • Obrigado Maria Nélida!

    Se possível pode analisar os outros pontos que coloquei no tópico? Sobre a relação de docs no caso de falecimento do descendente direto e a entrada dos documentos por lá ou pelo Brasil.

    Obrigado,
    Amaro
  • @Amaro,

    Veja nesse link a relação dos documentos e alguns esclarecimentos para atribuição para netos

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao/p5

    Esse processo só pode ser feito na Conservatória de Lisboa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.