Registro de batismo ou de casamento da pessoa natural da Guarda

Boa tarde,
Alguém poderia me dar uma luz de como afunilar as buscas da certidão de nascimento do meu bisavô ou de casamento dos pais dele.
Segue dados que eu tenho:
ANTONIO BAPTISTA (Portugues) nascido em 15 de setembro de 1891
filho de João Baptista e Maria Soares Rocha (casados em Portugal)
ANTONIO casou se no Brasil em 05/04/1913
Na cidade de São João da Boa Vista - SP com Vergínia Moreno Gandara (Espanhola).
no pedido de habilitação da certidão de casamento, consta que ele é natural de Portugal distrito da Guarda.

Comentários

  • Sem saber a freguesia, você vai ter que procurar em todas as freguesias de todos os concelhos na Guarda, são muitas freguesias... releia a habilitação de casamento, pode haver alguma informação a mais nela.
  • Obrigada RBT Wagner,
    Já reli 500 vezes e só diz isso infelizmente. Distrito de guarda. Saberia me dizer se existe um lugar onde eu pesquise na guarda em geral pelo ano de nascimento ou nome?
  • Não, infelizmente você terá que procurar em todas as freguesias... Você sabe quando ele entrou no Brasil? Já procurou o registro de entrada dele no Memorial do Imigrante? Talvez neste registro tenha a informação de freguesia...
  • infelizmente não tenho a data, só sei que foi antes de 1913.
    Aos que tem mais experiencia em busca, vejam se faz sentido o meu pensamento:
    Todos os documentos que tenho do meu bisavô constam natural de Portugal - Guarda ou Portugal - distrito da Guarda.
    Estive refletindo.. Sou de São Paulo - SP e quando me perguntam de onde eu sou, sempre respondo somente São Paulo. Meu marido é de Campinas - SP e quando lhe fazem a mesma pergunta, ele sempre responde: Sou de Campinas -SP.
    A MINHA PERGUNTA É:
    será que possivelmente ele poderia ser de Guarda - Guarda e responderia a essa pergunta sempre somente Guarda? faz algum sentido?
    Alguém já se deparou com alguma documentação da época de 1900 onde a pessoa era de Guarda - Guarda?

    estou pensando em seguir as buscar por ai.
  • Faz sentido sim. Meu avô também era da Guarda e estava em uma situação muito semelhante a sua. Teria que procurar por todas as freguesias, e utilizando este pensamento, comecei pela freguesia da Guarda, Sé, e não é que estava lá? Comece sua busca assim, pela Sé, se não der certo, tente São Vicente, e vá expandindo geograficamente. Outra dica, quando foi que ele faleceu? se foi após 1939, existe a possibilidade de existir um cartão de imigrante dele, neste caso, dê uma olhada nos cartões disponíveis no familysearch, talvez encontre alguma outra informação.
  • Mais uma dica, procure no mínimo o período de 5 anos antes e 5 depois da data de nascimento que vc tem, por uma série de fatores, esta data que está nos documentos pode estar errada. no caso do meu avô, foram 12 anos de diferença...
  • muito obrigada mesmo. me deixou com mais esperança!
    Irei começar as buscas agora mesmo! Já reparei que muitos livros do ano de nascimento do meu bisavô não estão disponíveis no tombo.pt. nesse caso para consultar é somente indo ao local?
  • Caso não esteja on line, consulta só presencial.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.