Atribuicao para minha mae - Eu moro no Exterior

Boa noite, pessoal.

Meu avo e portugues, e eu gostaria de realizar o processo de atribuicao para minha mae. Somente depois irei tirar iniciar o meu processo.
Ja faz algum tempo que pesquiso sobre o processo de atribuicao de cidadania.
No entanto, estou com algumas duvidas:
a) Lembro que eu li a lista de documentos necessarios anos atras e ela era bem imensa. Dando uma olhada agora, percebi que pedem somente:
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório);
- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);

As regras mudaram recentemente? Pois sinto a lista sensivemente menor.

b) Eu atualmente moro na Polonia e minha mae no Brasil. Existe a possibilidade deu enviar o documentos daqui ou ate mesmo levar pessoalmente em Portugal?

Abracos e obrigado pela ajuda.

Comentários

  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @lucia,

    Se somete o seu avô é o portiguês e foi o declarante do nascimento da sua mãe antes dela completar 1 ano de vida,pode enviar para o ACP sem precisar transcrever o casamento

    Documentos

    certidão de nascimento reprográfica da sua mãe apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do RG da sua mãe.O RG emitido há menos de 10 anos
    - assento do seu avô .Pode ser uma cópia simples se ele nasceu depois de 1911
    - modelo 1C preenchido e assinatura pela sua mãe reconhecida no cartório por autenticidade
    - vale postal de 175 euros.Esse vale postal é feito nos correios

    Apos a atribuição da sua mãe,terá que transcrever o casamento dela pra fazer a sua atribuição

    O ideal seria sua mãe fazer todo processo aqui no Brasil e enviar,diretamente,pra conservatória do Porto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.