Dúvidas consulado - processos
Olá pessoal!
Preciso de uma ajuda!! Nessa semana acabei de enviar um email para o consulado do Rio tentando agendar o meu pedido de nacionalidade e eles me agendaram para 02/2010!! Fiquei desesperada, nao posso esperar tanto tempo somente para iniciar o processo.
Eu já tenho posse dos seguintes documentos:
certidao de nascimento narrativa do meu pai (portugues);
certidao de nascimento da minha mae;
minha certidao de nascimento;
cópida autenticada da minha identidade;
certidao de casamento deles.
Com a experiencia de vcs, o que vcs me aconselham? Sei que existe a possibilidade de nao fazer pelo consulado, mas como funciona?
Desculpem pelas varias perguntas!! Mas as dúvidas sao muitas..
Obrigada!!
Preciso de uma ajuda!! Nessa semana acabei de enviar um email para o consulado do Rio tentando agendar o meu pedido de nacionalidade e eles me agendaram para 02/2010!! Fiquei desesperada, nao posso esperar tanto tempo somente para iniciar o processo.
Eu já tenho posse dos seguintes documentos:
certidao de nascimento narrativa do meu pai (portugues);
certidao de nascimento da minha mae;
minha certidao de nascimento;
cópida autenticada da minha identidade;
certidao de casamento deles.
Com a experiencia de vcs, o que vcs me aconselham? Sei que existe a possibilidade de nao fazer pelo consulado, mas como funciona?
Desculpem pelas varias perguntas!! Mas as dúvidas sao muitas..
Obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
sua certidão de nascimento é de inteiro teor?
pegue no guia de ajuda da comunidade o formulário 1C de atribuição que vc precisa preencher (imprima colorido). Vc precisa assinar presencialmente no consulado, mas não precisa agendar.
Sim, o meu pai foi o declarante do meu nascimento. Que boa noticia, entao nao preciso fazer a transcricao de casamento!
Sim, a minha certidao é de inteiro teor.. pelo menos acredito que seja... ela é digitalizada e contem todas as informacoes tipo folha, livro e etc...
Quanto aos documentos. Estes são:
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUES - Preciso autenticar no consulado?
2. COPIA AUTENTICADA DO MEU RG - Pode ser autenticada em cartorio comum?
3. CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MAE - Legalizada no Itamaraty?
4. MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO - Legalizada no Itamaraty?
Mais algum documento??
Obrigada a todos pela ajuda!!
Quanto aos documentos. Estes são:
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUES - Preciso autenticar no consulado? NAO PRECISA, VC SOMENTE PRECISA DOS DAODOS PARA PREENCHER O FORMULARIO E PODE ENVIAR UMA COPIA SIMPLES
2. COPIA AUTENTICADA DO MEU RG - Pode ser autenticada em cartorio comum?SIM AUTENTICADA E DEPOIS PASSE NO CONSULADO PARA ELES AUTENTICAREM LA COM O SELO BRANCO
3. CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MAE - Legalizada no Itamaraty? SO PRECISARIA DA CERTIDAO DELA SE PRECISASSE TRANCREVER MAS NAO HAVERA NECESSIDADE.
4. MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO - Legalizada no Itamaraty?SIM E NOVAMENTE DEPOIS NO CONSULADO PARA O SELO BRANCO
VC AINDA PRECISARA DO FORMULARIO 1C PREENCHIDO E ASSINADO NA FRENTE DO FNCIONARIO DO CONSULADO E ELE VAI DAR O SELE BRANCO TB
EM SEGUIDA EH SO COLOCAR NO CORREIO E ENCIAR UM VLAE POSTAL DE 175 EUROS NO SEU NOME.
BJS
Uma dúvida: esse pagto do vale postal ou dinheiro certo (nao sei qual dos dois termos é o correto...) tem que ser feito através de dinheiro em espécie? Li no site dos correios que poderia ser eletrônico, mas fiquei na dúvida.
Bjos e obrigada!
entra no tópico e veja as orientações! o meu caso é bem parecido com o seu.
carol
Obrigada a todos!!
se voce casou, eles vao considerar o tempo que estao juntos a partir do casamento, se nao tivesse casado, poderia fazer o pedido baseado na Uniao de Facto.