Dúvidas consulado - processos

Olá pessoal!

Preciso de uma ajuda!! Nessa semana acabei de enviar um email para o consulado do Rio tentando agendar o meu pedido de nacionalidade e eles me agendaram para 02/2010!! Fiquei desesperada, nao posso esperar tanto tempo somente para iniciar o processo.
Eu já tenho posse dos seguintes documentos:
certidao de nascimento narrativa do meu pai (portugues);
certidao de nascimento da minha mae;
minha certidao de nascimento;
cópida autenticada da minha identidade;
certidao de casamento deles.

Com a experiencia de vcs, o que vcs me aconselham? Sei que existe a possibilidade de nao fazer pelo consulado, mas como funciona?

Desculpem pelas varias perguntas!! Mas as dúvidas sao muitas..
Obrigada!!

Comentários

• Natália, a melhor opção com certeza é vc fazer seu pedido mandando toda documentação direto pra CRC em Lisboa. Mas antes responda: quem declarou seu nascimento? se foi seu pai vc não precisa transcrever o casamento de seus pais.

sua certidão de nascimento é de inteiro teor?

pegue no guia de ajuda da comunidade o formulário 1C de atribuição que vc precisa preencher (imprima colorido). Vc precisa assinar presencialmente no consulado, mas não precisa agendar.
  • Lara

Sim, o meu pai foi o declarante do meu nascimento. Que boa noticia, entao nao preciso fazer a transcricao de casamento!

Sim, a minha certidao é de inteiro teor.. pelo menos acredito que seja... ela é digitalizada e contem todas as informacoes tipo folha, livro e etc...

Quanto aos documentos. Estes são:
    1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUES - Preciso autenticar no consulado?
    2. COPIA AUTENTICADA DO MEU RG - Pode ser autenticada em cartorio comum?
    3. CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MAE - Legalizada no Itamaraty?
    4. MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO - Legalizada no Itamaraty?

Mais algum documento??

Obrigada a todos pela ajuda!!
  • Sim, a minha certidao é de inteiro teor.. ... VEJA SE ESTA ESCRITA INTEIRO TEOR EMCIMA SE NAO TIVER PECA AO CARTORIO UMA

Quanto aos documentos. Estes são:
    1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUES - Preciso autenticar no consulado? NAO PRECISA, VC SOMENTE PRECISA DOS DAODOS PARA PREENCHER O FORMULARIO E PODE ENVIAR UMA COPIA SIMPLES

2. COPIA AUTENTICADA DO MEU RG - Pode ser autenticada em cartorio comum?SIM AUTENTICADA E DEPOIS PASSE NO CONSULADO PARA ELES AUTENTICAREM LA COM O SELO BRANCO

3. CERTIDAO DE NASCIMENTO DA MAE - Legalizada no Itamaraty? SO PRECISARIA DA CERTIDAO DELA SE PRECISASSE TRANCREVER MAS NAO HAVERA NECESSIDADE.

4. MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO - Legalizada no Itamaraty?SIM E NOVAMENTE DEPOIS NO CONSULADO PARA O SELO BRANCO

VC AINDA PRECISARA DO FORMULARIO 1C PREENCHIDO E ASSINADO NA FRENTE DO FNCIONARIO DO CONSULADO E ELE VAI DAR O SELE BRANCO TB

EM SEGUIDA EH SO COLOCAR NO CORREIO E ENCIAR UM VLAE POSTAL DE 175 EUROS NO SEU NOME.
    BJS
  • Obrigada pela ajuda!! Realmente, minha certidão não era de inteiro teor.. tive que tirar outra :/

Uma dúvida: esse pagto do vale postal ou dinheiro certo (nao sei qual dos dois termos é o correto...) tem que ser feito através de dinheiro em espécie? Li no site dos correios que poderia ser eletrônico, mas fiquei na dúvida.

Bjos e obrigada!
  • oi natalia, fiz o envio do dinheiro certo hoje nos correios. levei o r$ em especie e ao chegar no guichê disse que queria fazer o envio pra crc. dei todos os dados e deu tudo certo. pedi uma cópia deste documento e enviei junto com o 1c e os demais documentos. só não esqueça de anotar o nº do vale no 1c.

entra no tópico e veja as orientações! o meu caso é bem parecido com o seu.
    carol
  • Finalmente, enviei tudo para a conservatoria hoje!! Agora 'e so torcer e aguardar!!

Obrigada a todos!!
  • Jady,

se voce casou, eles vao considerar o tempo que estao juntos a partir do casamento, se nao tivesse casado, poderia fazer o pedido baseado na Uniao de Facto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.