Voces me indicam contratar um advogado ou da pra fazer sozinha?

2

Comentários

  • @Isabela z

    No Formulário 1 C não pede,especificamente,o RG
    Pede documento de identificação,data de emissão e emitido por
    Nesses campos vc preenche com os dados do passaporte
  • Entendiii.. desculpa a ignorancia
    Muito obrigada!!!
  • @Isabela
    Que isso,menina!
    Nao fale assim!
    Comecei aqui sem saber nada e ainda sei muito pouco
    Vamos ,ainda,aprender muitas coisas juntas
    Bjs
  • @MariaNélida é mto modesta..ela sabe muito!!
  • É pra imprimir o mod 1 c todo? Até com as intruçoes? Ou só a parte rosa?
  • @Isabela z

    Somente a parte rosa
    Frente e verso na mesma folha
  • O bom deste grupo é que o pessoal que ajuda não só sabe muito, como também são gente fina e muito prestativos. Você e todos nós estamos em boas mãos.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    Obrigada pelo carinho
    Vc também está ajudando muito e sendo super participativo
    Parabéns por toda ajuda :)
  • Vocês são os que mais tem me ajudado. Sempre me respondendo . Agradeço muito!!
  • Gente, o que é DHL, é algo sobre segurança no envio dos documentos? existe isso?
  • editado July 2018
    @Isabela z DHL é uma das maiores empresas de entrega do mundo. Ela é uma empresa alemã (mais precisamente uma divisão dos Correios da Alemanha, a Deutsche Post), mas que possui um grande alcance. O pessoal se utiliza dos serviços deles por dois motivos simples: a rapidez na entrega e a segurança. O preço deles é maior que em relação ao serviço de EMS dos Correios. Porém, o prazo é menor e fora que o seguro que eles oferecem é muito bom em relação ao mesmo serviço supracitado da nossa estatal. A média de preço de envio pela DHL seria de 200 a 300 reais. Enviei dois processos por eles e, te digo: vale a pena! Você paga mais, mas o serviço é excelente.

    @Maria Nélida assim você me deixa sem jeito, hehe. Fico contente de poder ajudar vocês e espero que eu possa seguir assim por um bom tempo.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. sem contar que a DHL oferece seguro caso ocorra algo ruim com as documentações, não sei se o EMS tem essa opção. De todo modo, super indico à todos!
  • Isabela zIsabela z Member
    editado July 2018
    entao eu faria o processo normal pelo correio, de autenticação etc, mas na hora do envio seria por eles é isso? eu sou do rio de janeiro, onde eu encontro eles, sabe??
    Não sei se eu entendi bem, o vale postal seria pago pra eles e mais o valor pra enviar os documentos?
  • editado July 2018
    @Yuri Santos é, eu mencionei isso no meu post. E o EMS possui seguro, mas é de apenas 100 reais.

    @Isabela z o envio pode ser feito por eles. Neste link você poderá procurar pelos endereços: https://locator.dhl.com/ServicePointLocator/index.jsp?l=pt&u=km&c=BR

    Não, o VP será feito para pagar o processo em Portugal. Este você só pode fazer nos Correios. A firma por autenticidade da sua assinatura no formulário 1C só é feita nos cartórios. Então, somente fazer o VP (a não ser que queira enviar a documentação por eles também).
  • Ai, nao entendi mt bem nao :(
    Pelo correio, eu tenho que pagar o vp e o envio dos documentos?
    Pelo dhl, eu posso enviar os documentos, mas o vp eu só passo fazer pelo correio?
  • @Isabela z é isso mesmo! O VP você faz e paga nos Correios e o envio é feito pela DHL. ;)
  • E se eu fizer pelo correio. É o vp mais um valor pra enviar os documentos?
    Desculpa a ignorancia. Mas o vp eu pago em reais?. Vejo quanto ta no dia e acrescento 5 euros ne
  • @Isabela z

    Vc pode fazer tudo pelos correios.Envie os documentos por EMS (Sedex)

    O vale postal vc paga em reais.Veja a cotação e envie uns 5 euros a mais por garantia

    O vale postal vc manda uma cópia junto com os documentos e guarda a original com vc
  • gente, to aqui preenchendo o form 1c e na parte: cod postal é o cep ne, mas aqui no forum tem uma instrução de colocar um digito antes ou depois do primeiro quadradinho... nao entendi.
    DDD : é 021 ou só 21, porque se for 021 fica sobrando um numero, nao tem problema mesmo colocar fora do quadradinho?
    Cidade e estado: coloco rio de janeiro/ RJ ou só rio de janeiro?
    Como pedi a cópia da certidão do meu pai pelo civil online, não preencho nada no quadro 2 né?
    Todo o questionário tem que ser feito na frente do funcionário ou só a assinatura?
  • editado July 2018
    @Izabela no cep vc coloca o primeiro número antes do primeiro quadradinho, e o DDD vc coloca somente 21.Cidade e estado: Rio de Janeiro /Rio deJjaneiro.Se tiver a certidão, o quadro 2 não preenche.Tanto faz levar preenchido ou preencher na hora.
  • editado July 2018
    Só um adendo ao que o @Vlad disse acima: no Quadro 2 a única coisa que você irá preencher é "pai português", logo no início e "Sim" no ítem 2 (pretende manter a composição originária do seu nome?).

    O Quadro 3 fica em branco, pois é a parte destinada à procuração.

    No Quadro 4 você faz um X nos ítens 1, 2 e 3.

    No Quadro 5 você só vai assinar na frente do oficial do cartório. Você assinará apenas UMA linha, que é a linha de cima. Em "Local" você coloca o nome da cidade aonde você mora e a data em seu respectivo campo. Esses só devem ser preenchidos quando o oficial autorizar. Você pode pedir para a pessoa colocar o selo de autencidade naquela parte branca situada na parte direita do quadro. Eu fiz isso nos dois processos de atribuição que fiz e não houve problemas. Outra dica: logo quando pedir para fazer o reconhecimento da assinatura por autencidade deixe bem claro para que NÃO risquem as partes em branco do formulário. Se perguntarem o motivo diga que é por conta das regras das Conservatórias portuguesas. Digo isso por experiência própria. Não me questionaram, em nada, ao falar desse jeito.

    Por fim, no Quadro 6 você vai marcar o ítem 2, que corresponde ao Vale Postal. O número de 10 digitos pode ser visto na parte de cima do comprovante dos Correios. Não faz mal adicionar essa informação após a autenticação da assinatura.
  • Poxa. MUITO obrigada aos dois.
    Seguirei esses passos!!!
  • Oiii gente, amanhã farei o envio dos documentos pra ganhar minha cidadania portuguesa... fiz esse resumão e queria que dessem uma olhada pra ver se ta tudo correto. E se tiverem mais algumas dicas ou observações eu agradeço :))))

    Documentos necessários:
    - Cópia simples impressa da certidao do meu pai (civilonline)
    Apostila??

    - certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e apostilada(apostila de haia)

    - Cópia autenticada do RG e apostilada (validade inferior a 10 anos)

    - Formulario 1C impresso em cores, na frente e verso da folha, preenchido e reconhecido por autencidade SEM rasuras

    - Vale postal no valor de 175 euros ( adicionar pelo menos uns 5 euros a mais no montante total), tirar xerox do vp pra ir junto com os documentos e ficar com o vp original e não esquecer de adicionar o numero do vp no formulario 1c.
    Esse numero pode ser colocado depois que eu assinar o form 1c ? Porque primeiro eu vou ao cartório,então eu não vou ter feito o vp ainda.

    Envio por correio:
    (EMS Sedex)
    Ir no site do Correios pra ver o valor do euro no dia!

    1°Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)
    • IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    2°Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

  • @Isabela z

    A certidão do civilonline não precisa apostilar,basta cópia simples
    Pode adicionar o numero do vale postal depois que reconhecer a sua firma
    O restante tudo certinho.
    Boa sorte
  • @Isabelaz complementando a @ MariaNélida ,se for enviar para ACP do Porto ou Tondela pode pagar com cartão de crédito internacional tb.
  • Gente. Vcs sabem como funciona a CNH ? É válido pra portugal? Tenho que apostilar?
  • Bateu mais uma dúvida aqui. :DD
    Depois que eu enviar os documentos eu li que tem um prazo de 6 a 8 meses,ou até um ano pra ficar pronto. E aí eles me enviam um email ? um assento , algum tipo de numero ?? eu li algo sobre isso mas eu nao lembro
  • editado July 2018
    @Izabela z sim, você pode usar a CNH. E o procedimento é o mesmo que o do RG: cópia autenticada e apostilada.

    Não, esse não é o prazo de conclusão deles. Esse aí é o prazo de Tondela, outra Conservatória. O prazo médio do ACP varia de 30 a 60 dias.

    Eles não entram em contato. Você é que tem que entrar em contato com eles através da linha de registro. A linha de registro é um telefone que oferece informações a respeito de diversos serviços de lá. Um deles é sobre processos de nacionalidade. Uma vez que os seus documentos forem recebidos lá você espera de 7 a 10 dias até ligar. O número que deverá discar é (351) 211 950 500. Ao ser atendida tecle 1 e, em seguida, a tecla 1. A demora na linha é normal. Por isso, pode preparar um cafézinho e esperar tranquilamente, hehe. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem um número significa que não só o seu processo entrou em análise, como também o vale postal foi sacado e utilizado. Passe a usar este número para se informar a respeito do seu processo. Após entrar em análise espere umas 3 semanas até voltar a ligar para eles. Se eles te disserem que o processo foi despachado favorávelmente significa que você já é português. Caso contrário, se cair em exigência, eles vão te dizer o motivo e como proceder. Depois dessa fase você volta a ligar depois de umas duas semanas, tempo médio que leva para que eles façam o teu registro por lá e por fim concluir todo o processo. Para realizar essas ligações eu lhe recomendo adquirir o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e ele pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer o pacote).

    Só reforçando que você não deve entrar em contato diretamente com o ACP ou com as demais Conservatórias. Eles mesmos pedem isso a nós. E o motivo é simples: eles são poucos para darem conta de muita demanda. Então, deixo frisado isso desde já.

    Por fim, o que eles te mandam é o assento de nascimento. Leva de 2 a 3 meses para chegar na tua casa. O CC (cartão do cidadão, o RG português) e o PEP (passaporte) podem ser adquiridos somente no Consulado ou pessoalmente em Portugal.
  • Minha cabeça ta dando nó kkkkkk. Mas eu fico mais tranquila sabendo que qualquer dúvida voces me ajudam! :))))

    Estou autenticando o RG nesse momento e ele veio em preto e branco e um pouco falhado. Tem problema?
    Brigada,desculpa tanto incômodo
  • @Isabela z a ideia é poder ajudar o pessoal com as dúvidas vindouras. Então, fique tranquila. ;)

    Desde que ele esteja legível para se ler então não haverá problema.
Esta discussão está fechada.