Declarante português casado / "nome" diferente do português / avós divorciados

Olá. Viso dar entrada no processo de atribuição para meu avô materno mas me deparei com alguns problemas e gostaria de ajuda.
Conseguimos localizar o assento de batismo do meu bisavô, que foi o declarante da certidão de nascimento meu avô materno. Entretanto, ele foi casado em Portugal e não temos a menor ideia do nome da cônjuge,  além de ter declarado na certidão um sobrenome que não consta no seu batismo de 1901. Ou seja, aqui minha dúvida é quanto a essa diferença entre o nome na certidão do meu avô que tem um sobrenome e no assento de batismo que só tem o primeiro nome; além desse casamento em Portugal que faz do meu avô filho ilegítimo do português.
Caso seja possível obter a cidadania para meu avô dentro dessas condições que descrevi, tentarei obter para minha mãe também. E aqui surge meu terceiro problema pois acreditávamos que esse avô materno tivesse sido o declarante da minha mãe, de acordo com uma certidão que minha mãe tinha aqui em casa. Entretanto, quando consegui a cópia reprográfica da certidão da minha mãe, tive uma surpresa enorme pois descobri na verdade que quem havia a declarado foi minha avó, casada com meu avô à época. Ou seja, o nome dele consta na certidão da minha mãe mas ele não foi o declarante e nem continua casado com minha avó. Minha mãe perde o direito nesse caso?

Agradeço pela ajuda!!!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.